Pular para o conteúdo principal

Doenças do Shih Tzu: que afetam a raça

Cada raça de cão tem predisposição a certas doenças. Vamos descobrir as doenças do Shih Tzu e patologias que afetam a raça.

O nome Shih Tzu significa leãozinho, mas não há nada de feroz nesta raça de cachorro. A raça foi criada exclusivamente para serem companheiros.

Shih Tzu são cães domésticos afetuosos e extrovertidos que amam nada mais do que seguir seu mestre de lugar em lugar.

Alergias no Shih Tzu: tipos, sintomas, sinais, tratamento

Uma alergia é uma reação do sistema imunológico causada por um alérgeno. Alérgenos incluem: alimentos, bem como proteínas de plantas, animais e insetos.

Os sintomas de alergias no Shih Tzu são diferentes, por exemplo:

O rosto, lábios, nariz, pálpebras, orelhas ou moldes auriculares do animal podem inchar.

É possível coceira nas orelhas, olhos e nariz.

Às vezes, o espirro e a tosse são um sinal de reação alérgica.

Pode haver urticária ou pele vermelha e inflamada.

No Shih Tzu, a coceira na pele é mais comum, em uma área (localizada) ou em todo o corpo (generalizada). Às vezes, o sintoma é acompanhado por sibilos, espirros ou uma violação completa do sistema respiratório.

As alergias podem afetar o sistema digestivo, nesses casos, podem ocorrer diarreia e vômitos. Também pode haver uma secreção (líquido) do nariz e dos olhos.

As seguintes doenças não são comuns na raça, mas podem ocorrer:

1 – Alergia

As alergias são comuns em cães. Existem três tipos principais de alergia:

Alergia alimentar

Elas geralmente aparecem após o cão ter ingerido um alimento que é mal tolerado por seu corpo por um período prolongado de tempo. Elas podem surgir a qualquer momento da vida do animal, assim como nos humanos.

Alergia de contato

Pode ser considerada uma das alergias mais frequentes. O shih tzu coça com frequência e a pele pode ficar vermelha, descamar, podem aparecer bolhas ou até mesmo pode ocorrer queda de pelo. 

A tudo isto deve-se acrescentar que o desconforto experimentado pelo cão pode fazer com que ele piore o quadro clínico, pois tentará se coçar ou se morder na área afetada. 

Alergias respiratórias

Este tipo de alergia manifesta-se das formas mais comuns com tosse, espirros e dificuldades respiratórias em geral. Entre as causas que podem levar a essas manifestações estão fragrâncias fortes, ácaros, mas também pólen e fungos.

2 – Displasia da articulação do quadril

Doenças do Shih Tzu

Este é um distúrbio hereditário no qual o osso do quadril não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Causa dor e claudicação em uma ou ambas as patas traseiras em alguns cães, enquanto em outros pode não causar desconforto.

3 – Luxação da patela

As causas da luxação da patela estão associadas principalmente a alterações anatômicas congênitas.

De fato, observou-se que a luxação costuma ser bilateral (portanto, ocorre em ambos os membros), mais frequente no sexo feminino e que, quando ocorre, não há sinais óbvios de trauma.

4 – Cálculos e infecções na bexiga

O sistema do trato urinário em cães, assim como em humanos, é responsável pela eliminação de água e substâncias tóxicas presentes no corpo.

 Problemas oculares

Problemas oculares não são incomuns entre os Shih Tzu por causa dos seus olhos grandes.

6 – Infecções de ouvido

As aurículas de Shih Tzu criam um ambiente ideal para infecções. Verifique e limpe seus ouvidos semanalmente para evitar problemas.

7 – Doenças do Shih Tzu nos dentes e gengivas

Problemas com os dentes e gengivas não são incomuns porque os dentes do filhote de Shih Tzu podem permanecer intactos quando os dentes permanentes aparecem.

Redação Portal do Dog