Pular para o conteúdo principal

É por isso que o Shih Tzu gosta de dormir nos Pés do dono

 Se o seu shih tzu dorme pertinho de você, alguns questionamentos sobre esse tipo de comportamento canino provavelmente já devem ter passado pela sua cabeça. 

É muito comum que, antes de um shih tzu tirar um soninho, ele se aconchegue bem próximo ao seu tutor. Seja deitando em cima ou perto dos seus pés: o shih tzu quase sempre encontra uma forma de dormir encostado no seu dono.

 Mas afinal, o que isso significa e por que o shih tzu procura algum tipo de contato com os humanos antes de dormir? 

Esse hábito é seguro ou o shih-tzu pode começar a ficar mais possessivo por causa disso? Desvendamos todas essas dúvidas a seguir, confira!

“Meu shih tzu deita em cima de mim”: o que isso quer dizer?


Embora muitos acreditem que o shih tzu dormindo em cima do tutor seja um ato de dominância, isso não é bem verdade. 

O que acontece é que quando o shih tzu deita em cima do humano é porque ele está demonstrando afeto e carinho. 

Além disso, os cachorros também são muito sensitivos, então quando eles percebem que algo não está bem com o seu tutor, a maneira que eles encontram de demonstrar algum tipo de apoio é deitando em cima dele e ficando o tempo todo por perto para “consolá-lo”.

Em alguns casos, também é possível que, se o shih tzu dorme em cima de você, é porque ele considera ali um lugar quentinho e confortável para tirar um cochilo. 

Essa é uma situação bastante comum quando os shih tzu  ainda são filhotes, porque é uma fase da vida em que eles precisam se sentir bastante seguros e o colo da mãe ou do pai humano representa esse tipo de proteção e segurança que eles precisam.

Por fim, outro motivo porque o shih tzu gosta de dormir encostado no dono pode ser o fato do cãozinho querer chamar a sua atenção. 

O ato de deitar em cima do humano é uma forma de compensar a falta de companhia, principalmente quando o tutor passa muito tempo fora de casa.

O shih tzu dormindo perto do seu tutor tende a ter um comportamento muito mais harmônico. O shih tzu dormindo perto do seu tutor tende a ter um comportamento muito mais harmônico

O que significa quando o cachorro deita no seu pé?

Você já se perguntou o que significa quando o shih tzu deita no seu pé? Essa é uma situação bastante comum. Embora isso pareça um tipo de aconchego (e não deixa de ser), também existem outros motivos por trás desse comportamento canino. 

Um deles, por exemplo, é que ao deitar nos pés do humano, o cachorro deixa um cheirinho característico naquele local - ou seja, é uma forma de marcar o território no tutor. 

O cheiro deixado serve para alertar outros animais de que aquele humano tem dono. 

Além disso, outra possível explicação para isso é que o shih tzu simplesmente quer passar um tempo de qualidade perto de quem ele se sente bem ou chamar sua atenção para alguma situação.

O shih tzu dormindo junto do dono pode ficar mais possessivo?

O vínculo que se cria com um shih tzu dormindo perto é realmente incrível! Mas muitos tutores se preocupam com o comportamento do shih tzu que adota esse hábito, já que eles acreditam que dormir junto pode acabar deixando o shih tzu protetor demais e até possessivo. 

No entanto, é importante desmistificar essa ideia. Se o cãozinho não possui problemas de comportamento no geral, dificilmente vai se tornar mais mais possessivo se começar a dormir com os humanos. 

Na verdade, dormir com o shih tzu pode aumentar o vínculo entre o tutor e o animal e até aliviar comportamentos destrutivos. 

Se você já tem um shih tzu ciumento, é preciso ficar atento

Se o shih tzu já apresentava problemas de ciúmes e possessividade antes de começar a dormir junto, é importante ficar atento. 

O shih tzu com ciúmes do outro cachorro e até mesmo de bebês pode ter esse comportamento intensificado ao dormir na cama do dono. A melhor forma de amenizar isso é com treinamentos e técnicas corretas. 

Além disso, é importante que o tutor sempre demonstre sua autoridade e estabeleça limites ao animal, indicando o que é certo e o que é errado.

 Mas atenção: é importante fazer isso de uma forma assertiva, mas que não seja agressiva com o seu shih tzu.

Redação Patas da Casa