Jovem pula no mar para salvar SHIH TZU que estava se afogando - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Jovem pula no mar para salvar SHIH TZU que estava se afogando

A cachorra de raça mista com shih tzu estava se afogando e o jovem não pensou duas vezes: saltou no mar para salvá-la.

Um jovem que estava próximo a um atracadouro em Brighton (região metropolitana de Melbourne, capital de Victoria, no sudeste da Austrália) se tornou o herói do dia: ele pulou na água, sem pensar muito no que estava fazendo, e salvou uma pequena cachorra que estava se afogando.

Bibi é uma cachorra mestiça de shih-tzu e maltês que estava passeando à beira-mar com a sua tutora, quando fortes rajadas de ventos a levantaram. 

A peludinha foi arrastada e caiu no mar, antes que Sue Drummond pudesse esboçar qualquer reação.

Um resgate improvável

Raden Soemawinata estava no lugar certo, na hora certa. Trata-se de um jovem de 20 anos, que vive na Noruega. 

Ele estava na Austrália para cumprir o último desejo da avó: ter as cinzas espalhadas nas águas da baía de Port Phillip, que banha Melbourne.

Enquanto o jovem estava cumprindo o desejo da avó, ele percebeu certa agitação no píer. Sue Drummond mostrava-se desesperada, tentando encontrar uma maneira de resgatar Bibi das águas do mar.

O jovem rapidamente identificou a cachorrinha, boiando na água. Ela estava aterrorizada: as ondas não teriam muito trabalho para arrastá-la, afastando-a da costa australiana. Rapidamente, Raden tirou as roupas e mergulhou na baía.

Tudo aconteceu em poucos instantes. Raden nadou em direção da cachorrinha e conseguiu trazer Bibi de volta ao atracadouro, onde Sue a esperava. 

Extremamente leve, não foi difícil levantar a peludinha para que a tutora a puxasse para a segurança.

Sue estava realmente emocionada. A tutora imaginou que nunca mais veria a companheira fiel que a acompanha há quatro anos.


 A ação de Raden foi considerada, pelos transeuntes que acompanharam o salvamento, como um gesto verdadeiramente heroico.

Todos queriam cumprimentar o salvador de Bibi. O jovem, no entanto, procurou minimizar o fato. Ao Herald Sun, um jornal de Melbourne, ele apenas declarou: 

“Estava frio e ventando, mas entrar na água não foi uma decisão tão difícil, não foi um feito tão grande”.

Raden, que estuda Gastronomia em Oslo e faz fotos como modelo, lembrou que já teve de tirar a roupa e entrar na água gelada em situações piores. 

As coleções de verão da moda praia são sempre fotografadas no inverno, para que as imagens possam ser usadas nas campanhas publicitárias.

Apesar da modéstia de Raden, Sue fez questão de demonstrar a alegria e o reconhecimento pelo gesto, que, para todos que o presenciaram, foi realmente heroico. 

A tutora abraçou o jovem ainda com o corpo molhado, logo que ele também subiu ao píer, depois de ter colocado Bibi a salvo.

Aos repórteres, Sue disse que não se arriscou a tentar salvar a cachorrinha porque não tem experiência em nadar no mar aberto. 

Apesar de a baía de Port Phillip ser relativamente rasa, ela é navegável em toda a sua extensão – de quase dois mil quilômetros quadrados.

Aliviada, a tutora relatou à imprensa, que correu célere para o local do acidente: “Eu não tinha certeza se conseguiria pegar a Bibi e voltar à praia com a cachorra se debatendo. 

Achei que ela ia afundar na água e talvez não conseguisse encontrá-la”.

Sue também contou que ficou ainda mais apavorada porque, poucos dias antes, ela leu a notícia sobre o afogamento de um cachorro em Dorset, uma pequena vila no norte da Tasmânia –, que caiu no mar de uma altura de três metros. 

O filhote de dogue alemão, de um ano, chegou a nadar cerca de 1,5 quilômetro até embarcar em um iate, mas acabou morrendo de exaustão.

Bibi, no entanto, parece não ter conseguido avaliar a dimensão do problema em que se envolveu. Apesar do mergulho forçado nas águas frias da baía, ela voltou a exibir o comportamento amigável e agitado de sempre, poucos minutos depois do salvamento.

Os shih tzu e a água

Os shih tzu, em geral, são bons nadadores. Não é o caso de Bibi, uma mistura de shih tzu e maltês, duas raças de focinho achatado e pouca resistência respiratória. 

De qualquer forma, a maioria gosta de brincar na água e consegue se aventurar em rios e lagoas.

Quem tem um poodle, por exemplo, não deve deixar de exercitá-lo em uma piscina, sempre que houver oportunidade. A raça foi desenvolvida para mergulhar em lagoas na Alsácia-Lorena (França, fronteira com Alemanha), para resgatar aves abatidas pelos tutores. Eles adoram um mergulho.

Redaçaõ Cães online

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato