4 mentiras sobre os SHIH-TZU que você ainda acredita - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

4 mentiras sobre os SHIH-TZU que você ainda acredita

Quando o assunto é SHIH TZU , muitos são os que se acham peritos no assunto. Tem sempre aquele para te dar diversos conselhos e resolver todos os seus problemas. Mas ainda há diferentes assuntos sobre os quais pessoas, de diferentes grupos sociais, insistem em perpetuar conceitos obsoletos e irreais.

Depois de passar por essa situação, recebi duas (não uma, mas duas!!!) mensagens no Facebook, pedindo ajuda para encontrar uma “namorada” para o SHIH TZU. Em um dos casos, o adestrador que indicou a cópula, para melhorar o comportamento agressivo do macho.

Ah não! Chega! Quem em pleno século XXI ainda acredita que cruzar os shih tzu machos e shih tzu fêmeas pode trazer benefícios ao comportamento/saúde deles?! Como um desabafo, aqui estão as sete mentiras que muitos ainda acreditam

1) Shih Tzu castrados são mais calmos, tranquilos e até bobos

A castração é a retirada do órgão controlador da secreção do hormônio sexual. Em SHIH TZU machos, os testículos e em SHIH-TZU fêmeas, os ovários. Normalmente no caso das fêmeas, o útero também é retirado. 

Se o comportamento apresentado pelo cão for vinculado à sexualidade, poderá haver mudanças. Porém, normalmente não há alteração alguma da empolgação, animação e ansiedade do animal. Ele continuará brincalhão, ativo e guardando a casa, se necessitar.

2) Cruzar as shih tzu fêmeas ajuda a prevenir doenças

O que ajuda a prevenir doenças é a castração! E só!

3) Câncer é gerado por transgênicos ou rações

Câncer nada mais é que uma multiplicação maior do que o normal de células “erradas”. Todos os dias, várias dessas células nascem e crescem no nosso corpo. 

Porém, o nosso sistema imunológico está lá para entender qual célula deve ser mantida e qual deve ser eliminada. 

Se o organismo não consegue combater as células com crescimento anormal, muitas vezes, é porque a imunidade está baixa. 

Isso acontece com todas as espécies animais, inclusive o humano. Entretanto, algumas substâncias podem facilitar o crescimento dessas “células anormais”. 

Alimentos transgênicos NÃO SÃO uma delas. Não há comprovação científica para isso. Em relação às rações, há muitos e muitos tipos e marcas, com qualidades extremamente diferentes. Por isso é muito importante buscar a orientação do médico veterinário.

4) Os shihtzu com espaço não precisa passear

Se um shih tzu, ao morar em um quintal de 30m2, não precisa passear, então uma pessoa morando em uma casa de 400m2 também não precisa sair, encontrar amigos, ir a shopping, etc. 

Mesmo que o shih t-tzu tenha o quintal do tamanho do Maracanã, ele precisa sair para passear diariamente. 

Não só pelo exercício, mas para encontrar outros cães, pessoas, sentir cheiros diferentes, e ter novidades em sua vida. Nada de preguiça e bora passear com seu cachorro!

Não pense que param nessas mentiras. Há infinitas outras. Por isso é tão importante se atualizar, se informar e buscar conhecimentos em fontes seguras. 

Se está inseguro ou ressabiado com algo, procure uma segunda opinião. Faça de tudo para dar o melhor para o seu SHIH-TZU.

Redação emais.estadao

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato