5 cuidados para manter seu shih-tzu saudável e feliz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 cuidados para manter seu shih-tzu saudável e feliz

Não basta ter um shih tzu, é de extrema importância que os cuidados sejam redobrados, afinal, se trata de uma vida. 

A raça shih tzu, por exemplo, tão querida pelos brasileiros, é uma raça que requer muitos cuidados, por isso, vamos trazer algumas dicas para que você possa proporcionar qualidade e equilíbrio à vida do seu shih tzu.

Treinamento

É fundamental que esse momento de ensino seja prazeroso e gentil, já que a raça pode ser teimosa e uma boa dose de paciência pode gerar resultados positivos no aprendizado do shih tzu. 

Durante o treinamento, é importante ainda, que o dono não tente forçá-lo e busque recompensá-lo com elogios, guloseimas e amor, claro.

Higiene

Os cães da raça shihtzu são peludos, então é importante que os cuidados com os pelos, a frequência da tosa e a higiene sejam mantidas com regularidade. 

Geralmente, os pelos costumam cobrir os olhos, portanto, é uma área que deve ser tosada ou presa para permitir que o cãozinho enxergue bem. Além disso, os pelos devem ser limpos e escovados regularmente.

Socialização

Naturalmente, os shih tzu são ótimos em fazer amizades e socializar, mas é importante que isso também seja reforçado, e que o dono dê a ele oportunidade de interagir e brincar com outros cães e pessoas. 

Caso isso não aconteça, há grandes possibilidades dele se tornar um animal nervoso, retraído e tímido. O adestrador brasileiro Alexandre Rossi recomenda que a socialização seja realizada antes dos 3 meses de vida do shih tzu.

Cuidados no verão

Por se tratar de uma espécie peluda, eles sofrem mais com o calor, principalmente com as elevadas temperaturas de verão. 

É relevante que o dono os mantenha em temperaturas refrescantes e evitem que eles se exercitem muito ao ar livre em dias quentes, pois isso pode levar à exaustão pelo calor e até mesmo a morte.

Mantenha-o feliz e saudável

Não há regras que determinem os cuidados com uma vida, mas é importante que o dono tenha cuidados para mantê-los ativos, felizes e com uma rotina saudável. 

Até porque, quem ama, cuida. Visite um médico veterinário de sua confiança toda vez que seu shih tzu apresentar os primeiros sintomas de alguma doença.

Redação Amo meu Pet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato