6 SONS QUE OS SHIH TZU AMAM OUVIR - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 SONS QUE OS SHIH TZU AMAM OUVIR

A questão do barulho que shih tzugosta está muito ligada às experiências de cada pet. Por exemplo, shih tzu que vivem em apartamentos costumam ficar agitados com o som do elevador chegando em seu andar: é sinal de que alguém pode estar chegando em casa!

De maneira geral, porém, alguns barulhos tendem a estressar nossos amigos. É o caso de barulho de trovão, ambulância, fogos de artifício, entre outros ruídos altos. Já alguns sons têm mostrado eficácia em deixar os shih tzu mais felizes e tranquilos. Vamos conhecer alguns deles?

A voz do tutor (de preferência em tom agudo!)

6 SONS QUE OS SHIH TZU AMAM OUVIR
Fonte da Imagem: Claudio Parada

Salvo por seu nome, apelidos e alguns comandos básicos, os shih tzu não entendem o que seus tutores falam. 

Mesmo assim, a nossa voz é um som que os cães gostam de ouvir, e eles adoram que conversemos com eles, especialmente quando usamos um tom de voz agudo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de York acompanhou a reação de cachorros ao ouvir a voz de seus tutores em tom normal e com “voz de bebê”. Na maior parte das vezes, os cães reagiram melhor aos comandos dados em tom agudo. 

Seja como for, a voz de seus tutores é um som que os shih tzu gostam de ouvir. Portanto, não deixe de “conversar” com eles no dia a dia. 

Sons da natureza

Se o barulho de buzinas, motores de veículos, sirenes e outros sons típicos das áreas urbanas são estressantes para nós, imagine para os shih tzu, que têm uma audição bem mais aguçada?

Ao contrário, sons da natureza, como o canto dos pássaros ou o som das cachoeiras, despertam a atenção do shih tzu de maneira positiva. 

Com algumas exceções, a tendência é que os shih tzu fiquem mais tranquilos ao escutá-los. Alguns chegam até mesmo a dormir!

Reggae

A música clássica é a primeira a ser lembrada quando o assunto é musicoterapia ou música para acalmar o shih tzu. 

No entanto, um estudo realizado na Universidade de Glasgow mostrou que, embora a música clássica seja relaxante no início, ela tende a deixar o cão entediado e, consequentemente, mais ansioso e agitado. 

Já o reggae obteve mais sucesso em deixar os cães tranquilos por tempo prolongado. Para os cientistas que conduziram a pesquisa, o segredo pode estar nas batidas do gênero musical de origem jamaicana, que segue as batidas do coração. 

Quando filhotes, os shih tzu se sentem relaxados ao ouvir as batidas cardíacas da mãe. Por suas características, o reggae seria capaz de reproduzir esse momento com efeito igualmente relaxante.

Squeaker de brinquedos

Já reparou como em geral os shih tzu gostam muito mais de pelúcias e bolinhas que fazem barulho do que daquelas que são silenciosas?

Isso ocorre porque, ao brincar com uma pelúcia, o pet está reproduzindo seu instinto natural de apreensão da presa após a caça e, na natureza, essas presas costumam emitir ruídos. 

Qualquer som que sinalize brincadeira e interação!

Lembra o que dissemos lá no início deste texto sobre o barulho que o shih tzu gosta estar associado a experiências prévias? 

Em geral os sons para cachorro favoritos são aqueles que anunciam que o tutor está prestes a interagir com eles!

Um laptop se fechando, a televisão sendo desligada, o som de uma maçaneta sendo girada, o barulho da ração sendo colocada no comedouro… Esses barulhos, para o shih tzu são indicativos que vem atividade e interação por aí!

Fique atento às reações do shih tzu a esses barulhos. Se o seu amigo fica muito ansioso, pode ser que esteja sentindo falta de mais atenção e entretenimento.

Redação: Petz

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato