AGORA SEU SHIH TZU VAI FAZER XIXI NO LUGAR CERTO! DICAS INFALÍVEIS - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

AGORA SEU SHIH TZU VAI FAZER XIXI NO LUGAR CERTO! DICAS INFALÍVEIS

Um dos maiores desafios de qualquer tutor de shih tzu, recém chegado a esse universos, é aprender como ensinar o shih-tzu filhote a fazer necessidades no lugar certo. 

A boa notícia é que os filhotes aprendem mais rápido do que cachorros mais velhos, e por isso, basta algum esforço para alcançar o resultado ideal. 

Antes de apresentar a lista de dicas que preparamos para você eu gostaria de dar dois recados. O primeiro é sobre não desanimar! 

É comum que nos primeiros dias e mesmo nas primeiras semanas você tenha a impressão de que nada vai funcionar e que você será incapaz de educar seu shih tzu filhote para fazer xixi e coco no lugar certo, mas com as técnicas certas e paciência, uma hora você chega lá, e não precisará pensar mais nisso (acredite, eu sei do que estou falando!).

Como ensinar o shih tzu filhote a fazer necessidades no lugar certo



A seguir, listamos 4 dicas de como ensinar o shih tzu filhote a fazer necessidades no lugar certo: 

  • Eleja um cantinho e restrinja o espaço do cachorro
  • Invista na associação positiva
  • Retire todo o cheiro do local em que ele fez as necessidades de maneira errada
  • Deixe a comida e caminha longe do local certo para o xixi
  • Entenda como colocar em prática, a seguir!
  • Eleja um cantinho e restrinja o espaço do shih tzu

É muito comum recebermos a pergunta: com quantos meses o shih tzu aprende a fazer as necessidades no lugar certo? 

Não existe uma data certa, entretanto, filhotes não controlam a bexiga até os 4 meses. Isso não quer dizer que ele não vai aprender antes disso, apenas quer dizer que será necessário alguns cuidados especiais e maior atenção da sua parte para levar o shih tzu ao local certo, sempre que ele estiver perto de fazer um xixi ou coco. 

O primeiro passo é escolher um ambiente da casa em que você deseja que ele faça as necessidades dele. 

Geralmente, a área de serviço, um terraço , banheiro ou área externa é eleita. Veja o que é melhor para a sua situação.  

Definido o local, forre todo o espaço com jornal ou tapete higiênico. Isso vai fazer com que seja mais fácil o shih tzu acertar o jornal.

É importante que ele acerte o jornal para que você possa fazer os elogios , importantes para as fases seguintes. 

  • Sempre que você identificar que o cachorro está com vontade de fazer xixi ou coco, leve ele para perto do local certo. 
  • Geralmente, filhotes fazem xixi e coco entre 10 e 20 minutos depois de comerem e beberem água. 
  • Também é comum que eles fiquem farejando antes de fazer as necessidades. 
  • Ficar atento ao comportamento do seu cão é fundamental para identificar sinais. 
  • Gradativamente, conforme o cachorro for acertando o lugar, você deve tirar folha por folha do jornal até que reste apenas uma. 

Invista na associação positiva

Todas as vezes que o cachorro fizer xixi e coco no lugar certo elogie, faça carinho, brinque, ofereça um petisco, enfim, mostre para ele o quanto você está feliz com a atitude dele.

Os shih tzu amam receber atenção, petiscos e carinho, além disso, são seres que amam agradar. 

Entretanto, é importante que você pegue seu cachorro fazendo as necessidades no lugar certo o maior número de vezes possível. 

Quanto mais vezes você ver ele fazendo as necessidades no lugar certo, mais chances terá de recompensá-lo e mais rápido terá o resultado que deseja. 

Retire todo o cheiro do local em que ele fez as necessidades de maneira errada

Quando o shih tzu fizer xixi e coco no lugar errado você deve limpar esse espaço para que não reste cheiro nenhum. Isso ajuda a diminuir as chances do shih-tzu voltar a fazer xixi naquele local. 

Use água, sabão e se possível um removedor enzimático que desfaz qualquer sinal de cheiro que nós não sentimos, mas que o cachorro sente. 

Deixe a comida e caminha longe do local certo para o xixi

Um erro muito comum de pessoas que querem aprender como ensinar o shih tzu filhote a fazer necessidades no lugar certo é deixar a caminha, comida e água do animal perto do local do coco e xixi. Não faça isso!

O shih tzu não gosta de fazer coco e xixi no mesmo lugar em que come. Na verdade, ele busca locais bem distantes para fazer suas necessidades longe da comida. 

Por isso, se você não quer que ele faça as necessidades em um determinado local, pode até usar esse ambiente para colocar água para ele, por exemplo.

O que não fazer ao adestrar shih tzu filhote para fazer xixi e coco no lugar certo

No processo de ensinar o shih tzu  filhote a fazer necessidades no jornal ou tapete higiênico, tão importante quanto saber o que fazer é aprender o que não fazer. 

Muitos comportamentos comuns de tutores de filhotes atrapalham o aprendizado do animal sobre como usar o tapete higiênico para cachorro e criam traumas ou mesmo atrapalham a relação do cão com o dono. 

Brigar com o shih tzu é o pior dos comportamentos, logo nunca faça isso! Nem mesmo se ele fizer coco e xixi no lugar errado na sua frente. Ignorar o animal é o pior castigo que você pode dar a um cachorro.

Levante-se, limpe o coco e xixi e ignore o filhote por algum tempo.

Também pode ser interessante tirar o shih tzu  do local em que você está, antes de fazer a limpeza. Isso faz com que o filhote associe em sua mente que, se fizer coco ou xixi ali, ele será privado da sua companhia. 

Ao brigar você mostra para o cão que ele conseguiu chamar a sua atenção e isso pode contribuir para que ele faça mais vezes xixi fora do lugar. 

Além disso, chamar atenção pode fazer o cão entender que é errado fazer xixi, consequentemente, ele passa a segurar muito a urina, causando problemas como infecção urinária. 

Nunca bata no cachorro nem esfregue o nariz dele no chão. Esse tipo de comportamento é inaceitável para um tutor que deseja educar um animal e cuidar dele com carinho. 

Tenha paciência! Você é o ser pensante!

Redação crush pets

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato