Como ensinar o shih tzu a fazer xixi no lugar certo? Veja o passo a passo! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o shih tzu a fazer xixi no lugar certo? Veja o passo a passo!

Abrir as portas de casa para um shih tzu é maravilhoso, mas uma das maiores dúvidas que perdura nessas horas é como ensinar filhote de shih tzu a fazer necessidades no lugar certo. 

Esse tipo de treinamento não é tão difícil quanto se imagina, mas requer paciência e persistência do tutor, já que o processo de aprendizado dos shih tzu não é imediato e pode ser ainda mais trabalhoso quando se trata de um cachorro adulto ou idoso. 

Quer saber como adestrar o shih tzu filhote para fazer necessidades no lugar certo? 

A escolha do banheiro do shih tzu deve ser longe de onde ele realiza as refeições ou dorme.A escolha do banheiro do cachorro deve ser longe de onde ele realiza as refeições ou dorme

Para saber como fazer o shih tzu fazer as necessidades no lugar certo, o primeiro passo é definir exatamente qual é esse “lugar certo”. 

]É bom ter um cuidado com essa escolha, de forma que o cantinho usado para as necessidades do animal seja longe de onde o cachorro come e dorme, por exemplo. Além de ser uma questão de higiene, é algo que contribui para o maior conforto do pet. 

Outra dica é optar por um espaço que não seja muito barulhento e ofereça a privacidade que o seu doguinho precisa nesse momento. Uma boa ideia é tentar fazer isso em algum cantinho da área de serviço. 

Passo 2: Escolha um material apropriado, como um tapete higiênico para cães

O tapete higiênico para cachorro é a melhor opção para cuidar das necessidades do seu shih tzu.O tapete higiênico para cachorro é a melhor opção para cuidar das necessidades do seu pet

Tem quem prefira fazer o banheirinho do shih tzu com jornal velho para cachorro, mas essa está longe de ser a melhor alternativa (e é algo que pode, inclusive, provocar dermatites e alergias na pele do cão).

 Por isso, o ideal é investir em materiais que sejam mais apropriados para lidar com as necessidades do seu pet, como bandejas sanitárias ou um tapete higiênico para cachorro. 

Os famosos tapetinhos costumam ser a opção preferida dos tutores, e podem ser encontrados em duas versões: o tapete higiênico para cachorro lavável ou descartável.

Passo 3: Observe os sinais do shih tzucom vontade de fazer xixi

Antes de fazer o xixi de cachorro, o doguinho emite alguns sinais de que está apertado para ir ao banheiroAntes de fazer o xixi de cachorro, o shih tzu emite alguns sinais de que está apertado para ir ao banheiro

Muitas vezes o shih tzu dá alguns sinais de que vai fazer xixi ou cocô: ele começa farejando todo o ambiente em busca do melhor cantinho para se aliviar, e pode ficar bastante inquieto. 

Em alguns casos, o animal até lambe as regiões genitais e fica girando em torno do mesmo lugar. Se isso acontecer, ligue o alerta e interrompa o xixi de cachorro no lugar errado se for necessário

Passo 4: Crie um comando para a ação e direcione o shih tzu para o banheiro

Ao perceber que o shih tzuvai urinar, o ideal é levá-lo direto para a bandeja sanitária ou tapete higiênico pet. 

Também é importante criar um comando de obediência para a ação de fazer xixi no lugar certo. Uma boa ideia é utilizar uma palavra forte e fácil de ser memorizada pelo animal, como “xixi” ou “tapete”. Assim facilita a percepção do pet de que ele precisa ir para aquele lugar quando tiver vontade de urinar.

Passo 5: Ofereça recompensas sempre que o shih tzu fizer xixi e cocô no lugar certo

O adestramento positivo é uma das melhores maneiras de aprender como ensinar cachorro filhote a fazer as necessidades no lugar certo (e isso também vale para cães mais velhos). 

Funciona da seguinte forma: sempre que o shih tzu recorrer ao próprio banheiro para se aliviar, você deve recompensá-lo pelo bom comportamento. Além de petiscos, elogios, carinho e palavras de incentivo como “bom garoto!” funcionam muito bem.

Passo 6: Se o shih tzu não acertar, alerte o erro sem punições

O xixi de cachorro pode surgir em locais inesperados, mas não brigue com seu cãozinho nessas horasO xixi de cachorro pode surgir em locais inesperados, mas não brigue com seu cãozinho nessas horas

Os cães às vezes demoram um pouco para distinguir o que é certo ou errado, então dificilmente eles aprendem a fazer as necessidades no banheiro de primeira. 

É aqui que entra a paciência e persistência: o cachorro vai errar algumas vezes antes de acertar, mas não deve ser punido por isso. 

Você pode chamar a atenção dele e tentar corrigir o comportamento, buscando sempre direcioná-lo para o local apropriado, mas nada de agredir ou punir fisicamente o animal. Isso pode gerar traumas no pet.

Passo 7: Mantenha o banheiro do shih tzu sempre limpo

A limpeza do ambiente evita que o shih tzu volte a fazer as necessidades no lugar errado.A limpeza do ambiente evita que o cachorro volte a fazer as necessidades no lugar errado

Agora que você já sabe como ensinar o shih tzua usar tapete higiênico, é bom reforçar que a limpeza do ambiente deve ser feita regularmente (não apenas para tirar o cheiro de xixi de cachorro do local, como também para cuidar da higiene do shih tzu).

 Utilize produtos específicos para isso, e faça uma faxina regularmente. 

Redação: Patas da Casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato