O mistério oculto por trás da COCEIRA DO SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O mistério oculto por trás da COCEIRA DO SHIH TZU

A coceira é um hábito normal e muito comum em SHIH TZU. No geral, a situação não é preocupante, a não ser que você perceba que o seu shih tzu está se coçando com mais frequência e apresente outras alterações físicas ou comportamentais. Nesses casos, a coceira pode ser um sintoma de que algo está errado.

Existem várias causas para a coceira em shih tzu e vamos listar as principais para que você possa identificar com mais facilidade se o seu amiguinho tem esse problema.

COCEIRAS POR ECTOPARASITAS

PULGAS- Quando falamos em shih tzu com coceira, logo pensamos em pulgas e carrapatos. Esses ectoparasitas picam o cão e se alimentam do seu sangue. Um shih tzu com pulgas coça, lambe e morde a própria pele, reações provocadas pela saliva da pulga, o que também acarreta alergia em alguns cães.

Como tratamento são indicados banhos frequentes com xampu e medicamentos antipulgas, pentes especiais que retiram o ectoparasita e vermífugos.

CARRAPATOS- De forma semelhante às pulgas, os carrapatos picam o shih tzu. Esses ectoparasitas são visíveis e se procriam fora do shih tzu, ou seja, os carrapatos procuram um hospedeiro somente depois que nascem.

O tratamento é feito com a retirada dos carrapatos com pinças especiais, uso de carrapaticidas e higiene do cão e do local onde ele fica.

SARNA- A sarna é uma patologia causada por um ácaro que ataca a pele do shih tzu. Por ser muito invasiva, é importante procurar um médico veterinário para tratar a doença com urgência, já que ela causa feridas graves na pele e perda de pelo.

Outros sintomas são:

  • vermelhidão;
  • inflamação da pele;
  • falta de apetite;
  • perda de peso;
  • pele descamando;
  • pele com mal cheiro;
  • feridas e bolhas cutâneas;
  • pele seca e grossa.

Geralmente, o tratamento é feito com medicamentos acaricidas, anti-inflamatórios, analgésicos, calmantes para a pele, dentre outros.

COCEIRAS POR REAÇÕES ALÉRGICAS

Outro motivo que leva o shih tzu a se coçar são as alergias alimentares, de contato e atópicas, que podem ter diversas origens, como o contato com alimentos, insetos, parasitas, plantas e outras substâncias. Até mesmo a mudança na ração pode ocasionar alergia.

O tratamento pode ser feito com anti-histamínicos orais, xampus, loções, cremes e medicamentos.

COCEIRAS POR ANSIEDADE E ESTRESSE

Os shih tzu também sofrem com distúrbios mentais e a coceira é um comportamento obsessivo que indica esses problemas, junto a outros sintomas, como: latido excessivo, respiração ofegante e agitação.

Para evitar que o seu shih tzu fique ansioso ou estressado, busque levá-lo para passear, brinque com ele, não o deixe sozinho por muito tempo e sempre ofereça água, alimentação e abrigo seguro.

COCEIRAS POR DOENÇAS DE PELE

PIODERMITE CANINA - A piodermite canina é uma infecção causada por bactérias que atingem a pele do shi tzu. Alguns sinais dessa patologia são: regiões sem pelo, pelo eriçado, descamação, crostas, vermelhidão, pápulas e pústulas.

É preciso tratar a doença que causa a piodermite e, posteriormente, o veterinário pode receitar remédios como antibiótico, xampus antisseborréicos ou antissépticos, cremes e géis.

Além dos fatores citados, algumas doenças hormonais também podem causar coçeiras por deixarem a pele mais ressecada e fina.

COMO IDENTIFICAR E RESOLVER O PROBLEMA

O diagnóstico do shih tzu com coceira pode ser feito por exames laboratoriais ou clínicos. O tratamento depende de cada caso, como você viu.

Nos casos de coceiras por ectoparasitas, a atenção deve ser ainda maior, já que pulgas, carrapatos e mosquitos também podem transmitir doenças. Nesses casos, os banhos são de extrema importância para o controle de parasitas.

Atenção redobrada também se o cão está com coceira e feridas pelo corpo. Tenha cuidado para que as feridas não inflamem, pois isso piora o quadro do shih tzu. Ao perceber que o shih-tzu se coça muito, verifique a sua pele para identificar uma possível causa.

Já se o shih tzu tiver alguns dos sintomas seguintes, procure um médico veterinário o mais rápido possível, pois esse profissional vai fazer uma avaliação para verificar se o seu amiguinho tem alguma patologia e diminuir os riscos de complicações:

  • lesões cutâneas, com ou sem pus;
  • vermelhidão;
  • queda de pelo na região;
  • pele muito seca ou muito oleosa;
  • perda de peso.

É de suma importância procurar resolver o problema o quanto antes para que o shih tzu se recupere, mas a coceira também pode ser prevenida e diminuída com algumas atitudes:

  • Mantenha a higiene do cão e do ambiente que ele vive em dia;
  • Leve-o ao veterinário com frequência;
  • Ofereça uma alimentação adequada e água em abundância;
  • Brinque com ele e leve-o para passear.

Existem no mercado produtos para aliviar a coceira, como coleiras especiais e xampus, que também podem ser utilizados para minimizar o desconforto do SHIH TZU. Consulte o veterinário sobre qual é a melhor opção para o seu  SHIH TZU.

CONCLUINDO…

A coceira em shih tzu pode acontecer por variados fatores e, no geral, gera algum desconforto para o animal. Assim, é fundamental que você identifique rapidamente o shih tzu com coceira exagerada e busque um veterinário para evitar questões mais graves. Esse profissional vai fazer um diagnóstico mais certeiro e iniciar um tratamento adequado.

Redação Pet Pillow

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato