O que significa quando o Shih Tzu fica te olhando - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que significa quando o Shih Tzu fica te olhando

 Já percebeu seu shih tzu te encarando e se perguntou o motivo? Alguns shih tzu fazem isso com muita frequência, outros, com menos. Mas é algo muito comum entre os peludinhos. Geralmente, eles ficam olhando para seus donos como se esperassem alguma coisa.

E faz sentido pensar que, além de esperarem algo de nós, os cachorrinhos nos encarem com devoção, como se expressassem gratidão e afeto.

Mamãe do shih Tzu :Lilian Miguel

O fato é que, embora esses peludinhos nos amem muito, quando eles olham pra gente com tamanha expectativa, eles normalmente não estão sendo devotos, e sim, querendo algo que, geralmente, é um delicioso petisco.

Mas nem só de comida vivem nossas fofurinhas, né? Por isso, seu cãozinho pode te encarar por outros motivos além do desejo por petiscos. Na verdade, o shih tzu vai atrás do dono e encara-o para ganhar qualquer tipo de recompensa, desde uma palavra cheia de amor, uma brincadeira, um carinho, até um passeio.

Há também a possibilidade de que ele esteja buscando alguma atenção ou que esteja aguardando instruções, caso seja treinado constantemente.

Além disso, alguns shih tzu podem encarar a gente para tentar saber o que queremos, por meio da nossa expressão facial.

De toda forma, normalmente, encarar o dono significa algo bom. E a maioria dos treinadores encorajam o shih tzu a direcionar o olhar para o dono antes de algum comando. 

Vale destacar que corresponder ao olhar de seu bichinho e encará-lo de volta, com carinho, pode estreitar ainda mais os laços, sendo um momento prazeroso pra ambos.

Mas atenção!! Antes de fazer isso, certifique-se sobre a relação que possui com seu shih tzu. Isso, porque olhar diretamente nos olhos do cachorro também pode ser uma chamada pra briga. 

Portanto, só estabeleça a troca mútua de olhares se tiver um relacionamento saudável com seu shih tzu. Assim, se o cão possui qualquer traço de agressividade, essa prática pode não ser recomendada.

É provável que quase nenhum dono se incomode tanto com os olhares e perseguições dos cãezinhos. Porém, se você deseja, de alguma forma, que ele faça isso com menos frequência, siga algumas dicas:

- Quando seu shih tzu te encarar como se pedisse comida ou petisco, não dê de imediato. Evite, também, direcionar muitas palavras a ele, para que ele não crie expectativas ou pense que você compreende o motivo dos olhares.

– Quando ele seguir você pela casa, ignore-o para que ele entenda que não terá o que quer naquele momento.

Mas, cá entre nós, é uma honra que nossos shih tzu nos sigam demonstrando carinho e querendo atenção, não?

Lembre-se de que, no fundo, além petiscos, o que ele quer é sua companhia e o melhor a se fazer é retribuir tanto carinho e cada olhar afetuoso.

Redação petshop junior

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato