5 ATITUDE para ver o seu shih tzu feliz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 ATITUDE para ver o seu shih tzu feliz

Não se sabe muito sobre a origem do Shih-tzu, que provavelmente é oriundo do continente asiático. Ademais, ele foi o cão de companhia preferido da monarquia chinesa durante vários séculos. Seu nome, “Shih tzu” significa “pequeno leão” em mandarim, fazendo alusão à sua leve “juba” de pêlos em volta de seu rosto.

O Shih-tzu é uma das raças mais amadas mundialmente. Não à toa, pois sua fofura e beleza são únicas! 

Saiba como cuidar de um Shih-tzu: preste atenção em suas características

1. São bastante sociáveis

Em geral, o Shih-tzu recebe muito bem pessoas de fora e outros pets, pois são muito curiosos e adoram brincar. Porém, alguns podem reagir com ciúmes em relação ao seu tutor. Por isso, o ideal é socializá-lo desde pequeno.

2. São difíceis de treinar

O Shih-tzu não é um cachorro tão inteligente quando se trata de responder a comandos. Nesse sentido, você deve ter paciência: esse cãozinho pode demorar de 40 a 50 repetições de voz para obedecer. Porém, o adestramento é muito necessário, já que ele costuma ser muito arteiro e teimoso.

3. Têm tendência à ansiedade

O Shih-tzu não lida muito bem com a ausência do tutor. Assim, caso seja necessário deixá-lo sozinho, ofereça brinquedos para que ele possa se distrair. Do mesmo modo, sua agitação reflete em mais uma de suas características: esse pet late bastante! Por isso, mais uma vez, o adestramento se faz necessário.

4. São fisicamente sensíveis

Por possuírem o globo ocular muito exposto, eles são mais suscetíveis a inflamações e doenças oculares. Portanto, você deve fazer a limpeza da secreção de seus olhos com produtos específicos para isso. Além disso, você não deve expô-lo a atividades muito intensas, pois o Shih-tzu é branquicefálico, tendo dificuldades de respiração e coordenação.

5. Precisam de higiene semanal

Por ser longa e fina, a pelagem do Shih-tzu pode ficar facilmente emaranhada. Assim, é importante escová-lo frequentemente, além de tosá-lo de forma esporádica, quando os pêlos estiverem grandes demais. Além disso, esse cãozinho precisa de banhos quinzenais, pois sua pele produz muita oleosidade.

Redação Folha go

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato