7 COISAS QUE O SEU SHIH TZU ODEIA QUE FAÇA - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 COISAS QUE O SEU SHIH TZU ODEIA QUE FAÇA

Os SHIH TZU são bolinhas de pêlo amorosas. É normal querermos dar festinhas e abraços a toda a hora. Contudo, tutores de cães, especialmente se inexperientes, devem esforçar-se por entender o que gosta e não gosta o seu cachorrinho, antes de avançar. Lembra-te sempre desta regra: espera compreender antes de seres compreendido!

1. Comandos verbais vs linguagem corporal

Os novos tutores de shih tzu geralmente não sabem o fato de que os shih tzu entendem o linguagem corporal melhor do que os comandos verbais. 

Há pesquisa que demonstra que os cães são muito bons a reconhecer emoções humanas pelas mudanças nas nossas expressões e comportamentos. Muitos tutores confessam que os seus cães parecem “adivinhar” como eles se sentem por vezes.

2. Abraços

Quando colocas os braços ao redor do teu melhor amigo, é possível que ele se retraia. É uma questão de diferença na perceção. 

Nós podemos desfrutar de abraços calorosos, mas os cães pensam de forma diferente. Os shih tzu não têm braços como nós e nunca demonstraram amor através de abraços. 

Em vez disso, em linguagem corporal canina, se outro cachorro colocasse as patas nas costas de um companheiro, isso significaria dominância. 

Alguns shih tzu toleram abraços, mas há outros que se sentem inseguros, ameaçados; e podem simplesmente odiar abraços.

3. Exploração insuficiente

Os teus amigos que têm um shih tzu pode ter-te contado tudo sobre treino de obediência, mas podem-se ter esquecido do mais importante: deixar o pequeno canino explorar o ambiente. 

Como bons tutores, a nossa responsabilidade é só mantê-los longe de plantas prejudiciais, objetos afiados e coisas mortais. Os cães exploram o mundo com os narizes.

4. Festinhas na cabeça

Quando o nosso shih tzu faz alguma coisa certa, adoramos premiá-lo pelo excelente trabalho. Quantas vezes, no auge da emoção, deu festinhas na cabeça logo na primeira aproximação? Sabia que os shih tzu podem sentir-se ameaçados quando lhes tocamos logo no rosto ou no topo da cabeça?

5. Sem rotina

Os shih tzu são desorganizados, claro, especialmente quando brincam com brinquedos todos de uma vez. Mas eles gostam de seguir rotinas na vida. 

Se até uma mudança na ementa lhes perturba o estômago e o humor… Já podes imaginar o mal estar que não seguir a rotina lhes causa. 

Alguns shih tzu mais depressivos ou ansiosos são facilmente perturbados por mudanças na rotina ou no ambiente. Idealmente, cinge-te a um horário fixo para jogar, correr, comer, etc. 

Eles olham para nós para os guiar na rotina, e estabelecer as regras da casa. Permanecer organizado e previsível é uma ótima fonte de tranquilidade para os nossos cães.

6. Inatividade e tédio

Todos conhecemos a sensação de estar com pessoas aborrecidas. A sua falta de interesse pela vida é irritante. É tão comum estamos imersos na correria do dia-a-dia que nos podemos esquecer de trazer o nosso pequeno cachorro entediado connosco.

Os shih tzu esperam por nós o dia todo e quando chega a hora deles, nós só queremos descansar mas eles estão cheios de energia para gastar. 

Isso é irritante para eles, por isso não é de admirar que comecem a criar problemas para chamar a atenção. A resposta a este comportamento é “jogos de treino”. 

Ensine-lhe novos truques, faça jogos de “encontrar o brinquedo”, dê um passeio a um sítio novo, etc. Faça uma hora destes jogos e deixe-o brincar com brinquedos com recompensa nas duas horas seguintes, para garantir que seu cão esteja recebe o estímulo de que precisa.

7. Forçar a sociabilização

Os shih tzu também têm seus amigos favoritos e até alguns inimigos. Sendo um tutor responsável, você preocupa-se que eles sociabilizem numa idade precoce. F

orçá-los a sociabilizar com todas as pessoas ou outros cães é simplesmente errado. Por exemplo, seu cachorro odiará se tiver que sociabilizar no parque se já quiser sair dali. 

Tal como as pessoas, eles terão aqueles com quem simplesmente não se entendem. Faça de mediador quando for preciso e não force a sociabilização.

Redação Petable

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato