7 Curiosidades sobre os Dentes do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Curiosidades sobre os Dentes do shih tzu

Você sabia que o shih tzutroca de dente? Assim como acontece com os humanos, os peludos perdem os dentinhos de leite ainda quando filhotes para dar espaço para a dentição definitiva. Conheça algumas curiosidades sobre esse processo!

Quando o shih tzu troca de dente?

Ig:Malshipuppyt

Os shih tzu nascem sem dentes e, depois disso, o cachorro tem dente de leite enquanto é bem novinho. Esses dentinhos são afiados e pontiagudos, por isso que uma mordidinha, na hora de brincadeira, muitas vezes, deixa a mão do tutor toda arranhada.

Número de dentes dos cães

Afinal, quantos dentes têm um cachorro? Os famosos dentes de leite, que são tecnicamente chamados de dentes decíduos, são apenas 28. Há 12 incisivos, 4 caninos e 12 pré-molares. Não há os primeiros pré-molares nem molares decíduos.

A erupção começa na terceira semana de vida e segue até a sexta. Já o shih tzu adulto tem 42 dentes permanentes. São 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares _4 em cima e 6 embaixo.

Cuidados com os dentes do shih tzu

Dentes duplos podem resultar em problemas

Quando o shih tzu troca de dente de forma incompleta e fica com dentes duplos, ele tem mais chance de desenvolver doenças dentárias. 

Isso acontece porque essa alteração favorece o acúmulo de alimento e, consequentemente, a formação de tártaro é maior, com chances do desenvolvimento de gengivites.

Para evitar problemas, o ideal é que a extração do dente de leite seja feita enquanto o animal ainda é filhote. O médico-veterinário poderá fazer isso e, dessa forma, abrir espaço para a dentição permanente.

Necessidade de mordedor

Assim como acontece com bebês, quando o shih tzu troca de dente, é comum que ele sinta coceira na gengiva. 

Por isso, tende a mastigar mais objetos. Caso não encontre um brinquedo adequado, há chance de ele pegar o sapato do dono para isso.

Sangramento na gengiva

Há casos nos quais o pequeno tem sangramento na gengiva e fica mais manhoso para comer por uns dias. Isso acontece pelo local do dente que caiu estar mais sensível. 

Caso isso ocorra, pode ser interessante oferecer um alimento mais macio por algum tempo como, por exemplo, a ração úmida.

Processo natural

Muitas vezes, quando o cachorro troca de dente, é um processo tranquilo, e o dente costuma ser engolido pelo filhote. Contudo, é possível que sejam encontrados dentinhos na caminha ou nos brinquedos.

Escovação dentária

A escovação dentária deve ser feita ainda quando o shih tzu tem dente de leite. Isso ajudará o filhotinho a se acostumar com a higienização bucal. Além disso, garante a saúde da gengiva para a chegada de novos dentes.

Para escovar os dentes do shih tzu é preciso adquirir pasta de dentes específicas para animais. Nunca use a pasta de dentes para humanos. 

Lembre-se de que os peludos não conseguem cuspir e a engolem. Por isso, precisam de um produto que possa ser ingerido.

Redação Seres.Vet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato