Alimentos que o shih tzu não pode comer: 8 comidas para deixar bem longe - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Alimentos que o shih tzu não pode comer: 8 comidas para deixar bem longe

Via de regra, muitos dos alimentos industrializados que consumimos diariamente são ricos em sódio e em gordura, o que não é bom para a saúde dos shih tzu(nem para a nossa!). 

No entanto, existem alimentos que não só fazem mal a longo prazo, como colocam realmente em risco a vida do shih tzu. Para não colocar a vida do seu filho de quatro patos em perigo, conheça oito alimentos que o shih tzu não pode comer.

1. Chocolate é um dos alimentos que o shih tzu não pode comer

Mãmae do shih tzu: Luciene Hott

Não há dúvidas de que chocolate é uma delícia. Contudo, se para nós ele é uma preocupação principalmente por causa do excesso de calorias e de açúcar, para os shih tzu, o grande problema é uma substância chamada teobromina.

2. A cafeína não é um alimento para seu shih tzu

A cafeína é outra substância que pode ser letal para os shih tzu, inclusive quando consumida em pequenas quantidades. Ao atuar no sistema nervoso central, ela pode causar agitação, respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca, tremores musculares e convulsões.

3. Uva e uva-passa não é indicado para pets

Algumas frutas podem ser oferecidas aos shih tzu sem problemas, mas existem outras frutas que shih tzu não pode comer, como a uva e a uva-passa!

Embora ainda não existam estudos conclusivos a respeito de qual é a substância nociva para a saúde dos cães, o consumo de uva pode levá-los a um quadro de insuficiência renal aguda. Isso, mesmo quando ingerida em pouca quantidade.

4. Jamais ofereça alho e cebola para o shih tzu

Buscando soluções mais naturais, cada vez mais tutores têm apostado na alimentação caseira. Afinal, o shih tzu pode comer comida humana, contudo, nem pense em colocar alho e cebola na comida do shih tzu!

5. Alimentos proibidos para o shih tzu: abacate

Outra fruta que entra na categoria de alimentos que o shih tzu não pode comer é o abacate. Ele é considerado um dos alimentos mais nocivos para os cães, pois possui no caroço, na casca e na própria fruta uma substância chamada persina.

Essa substância é altamente tóxica para os shih tzu e também para as aves, podendo causar diarreias graves e até problemas cardiovasculares.

6. Não sirva macadâmia para os shih tzu

A ciência ainda não sabe qual é a substância exata que faz com que a macadâmia seja um dos alimentos proibidos para os shih tzu.

O que se sabe é que, mesmo quando consumida em pouca quantidade, ela afeta o sistema nervoso central e pode causar tremores musculares, fraqueza, paralisia dos membros posteriores, vômitos, febre e aceleração da frequência cardíaca.

7. Os shih tzu não podem comer ossos naturais (especialmente os de galinha)

Nos desenhos animados, a figura do cachorro é frequentemente acompanhada de um osso, mas é bom manter o seu amigo longe dos ossos naturais.

8. Xilitol também é proibido para cães

Popularizado recentemente como uma alternativa mais saudável ao aspartame, o xilitol foi considerado pela FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, como extremamente tóxico para os cães.

De acordo com estudos, sua ingestão pode causar a rápida liberação de insulina pelo pâncreas, que, por sua vez, pode levar a um quadro grave de hipoglicemia, marcado por sintomas como vômitos, fraqueza, convulsões e até morte súbita.

Redação Seres.Vet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato