Aprenda a limpar Ouvido do seu Shih Tzu seguindo estes 6 passos - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Aprenda a limpar Ouvido do seu Shih Tzu seguindo estes 6 passos

A higiene com o shih tzu é fundamental para mantê-lo sempre bonito e saudável. Entre os cuidados de limpeza estão: banho e tosa regularmente, escovar os dentes e os pelos com frequência e limpar ouvido do shih tzu com muita atenção, pelo menos a cada duas semanas.

Neste post, vamos ensinar a limpar o ouvido de seu shih tzu sem riscos. Você saberá também quais materiais deve utilizar e o que precisa fazer se notar algo anormal com seu shih tzu. Continue conosco e confira!

Como limpar ouvido do seu shih tzu?

Você precisará de algodão e de uma solução para limpar orelhas de cães. Existem dois tipos dessa solução no mercado, uma delas é para limpeza semanal de rotina e a outra para tratamento de otite. Na dúvida, peça orientações ao veterinário.

Confira a seguir o nosso passo a passo!

1. Verifique qualquer hipótese de infecção que o shih tzu possa apresentar

Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se seu cão apresentar um dos indicativos citados, leve o animal ao veterinário, pois ele deve estar com dor.

2. Posicione o seu shih tzu

Para começar a limpeza, coloque o cão deitado de maneira confortável em seu colo para poder visualizar o canal auditivo. No caso de ser um cão grande, apoie apenas a sua cabeça.

3. Pingue o medicamento no conduto auditivo

Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos polegar e indicador, massageando por fora.

4. Limpe com algodão

Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. 

Vá trocando de algodão até que ele saia limpo. Conforme sua necessidade, pingue no algodão o produto e comece pelas extremidades da orelha para remover as impurezas externas mais difíceis. Só pare após ter a certeza de que tirou toda as impurezas.

5. Proceda da mesma forma com a outra orelha

Faça o mesmo procedimento com a outra orelha, retirando toda a sujeira que encontrar.

6. Agrade seu shih tzu pelo bom comportamento

Afinal, nunca é demais recompensar seu melhor amigo, não é mesmo? Sempre que ele se comportar bem, principalmente nesses momentos mais difíceis, ofereça um petisco!

Limpar ouvido do shih tzu periodicamente faz parte dos cuidados de higiene com seu shih tzu. Por isso, siga nossas dicas e mantenha seu peludo limpinho. Qualquer dúvida, não hesite em contatar seu veterinário. Só ele será capaz de resolver qualquer problema de saúde que houver com seu shih tzu!

Redação caesegatos24h


E aí, gostou deste post? Então, deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente!

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato