Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo

Luto de cachorro: saiba como esse momento pode afetar a saúde e o comportamento do seu amigo.

“Meu cachorro morreu” é uma situação que absolutamente nenhum pai ou mãe de pet deseja passar. Mesmo que você tenha mais de um cão em casa, lidar com a perda de um cachorro está longe de ser uma tarefa fácil - e não apenas para você, mas também para o animal que fica. 

Sim, o cachorro entende quanto o outro morre e isso pode impactar diretamente no comportamento e na saúde dele. 

Os cães são animais extremamente sensíveis e capazes de criar vínculos afetivos tanto com seus humanos quanto com outros animais.

Por esse motivo, é importante que o tutor saiba identificar os sinais de luto de cachorro e como ajudá-lo a lidar com a saudade seguindo em frente. Para entender como esse processo acontece na prática, as tutoras Beatriz Reis e Gabriela Lopes compartilharam suas histórias com o Patas da Casa!

Pesquisa afirma que cachorro sente saudade de outro cachorro e pode sofrer com a perda do amigo

Você pode até não acreditar, mas a pesquisa publicada pela professora Barbara J. King na Scientific American revelou que o cachorro entende quando outro morre e isso pode ser percebido com mudanças comportamentais. 

Embora não existam provas do que o animal realmente compreende o conceito de morte, é possível perceber que o cachorro sente saudade do amigo quando hábitos comuns deixam de fazer sentido para o animal. 

A falta interação social, por exemplo, é o primeiro sinal de que o seu cãozinho pode estar passando pelo processo de luto. 

A perda de apetite, aumento nas horas de sono, estresse e ansiedade também podem caracterizar um quadro de cachorro com saudade. Além disso, é possível que o seu pet passe por episódios de busca pelo outro cão de companhia dentro de casa ou em outros locais frequentados pelo animal.

Por outro lado, alguns cães podem se mostrar mais apegados e afetuosos com seus tutores após a perda do amigo. 

Por isso, é importante ficar atento às mudanças no comportamento canino, acompanhar o seu cãozinho mais de perto e buscar ajuda de um veterinário ou comportamentalista quando necessário.

Como saber se o animal está passando pelo processo de luto por um cachorro?

Não é fácil assimilar o que acontece quando um cachorro morre, tanto para os humanos quanto para outros animais de estimação. 

Cães que convivem juntos há muito tempo e não conhecem uma vida sem o outro pet normalmente ficam muito abalados com a perda do amigo, e logo entram em um período conhecido como o luto de cachorro. Existem várias formas de o luto canino se manifestar, principalmente por meio de mudanças comportamentais como:

  • Falta de interação social
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Perda de apetite
  • Fazer as necessidades no lugar errado
  • Apego excessivo aos donos
  • Vocalização (cachorro uivando morte)

Redação Patas da casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato