Como colocar e fazer lacinho para shih tzu de pelo curto? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como colocar e fazer lacinho para shih tzu de pelo curto?

 É comum os tutores de shih tzu gostarem de enfeitar seus amiguinhos após um banho para que eles fiquem elegantes e mais fofinhos do que já são, porém algumas pessoas não sabe como colocar os enfeites de forma correta e acabam trazendo danos para o shih tzu.

Para colocar o laço no shih tzu de pelo curto é importante seguir algumas dicas essenciais e estar atento a materiais específicos e próprios para pets. Veja a seguir mais informações.

■Deixe o shih tzu limpo e escovado

O laço é um acessório que geralmente é usado para enfeitar seu shih tzu após a finalização do banho ou escovação. Por isso, para manter o glamour do seu pet é importante que antes de colocar o laço, o cachorro esteja limpo e bem escovado, facilitando a colocação do mesmo.

■Use cola específica ou fita adesiva

Para colocar o laço em shih tzude pelo curto existem gel, colas e fitas adesivas especificas para animais que pode garantir que o objeto fique no lugar e não caia a todo momento. Você pode optar por comprar laços próprios para pets que já vem com a cola específica.

■Pressione o acessório sobre o pelo do shih tzu

Para colocar o laço em seu shih tzu, você deve pressioná-lo em cima das orelhas do animal, ou no topo da cabeça. Fique pressionando por alguns segundos para que o laço fixe bem no pelo do shih tzu. Se for utilizar cola pressione pelo menos até um minuto até a cola secar.

■Você pode colocar o lacinho na coleira do shih tzu

Caso seu shih tzu não permita que você coloque enfeites no seu pelo, você pode enfeitar a coleira. Nesses casos, basta colocar o laço ou marrar na coleira do seu shih tzu de forma que fique firme, além disso, a durabilidade vai ser maior

■Tipos de lacinho para fazer

Existem muitas variedades de laços que você pode fazer para colocar no seu shih tzu, desde laço de tecidos até laços de EVA. Na hora de comprar o laço basta você escolher aquele que mais te agradou na loja e combina com seu shih tzu.

■Materiais necessários

Para fazer seu laço você vai precisar de alguns materiais básicos, sendo que alguns você provavelmente já tem em casa. Listaremos a seguir alguns:

Fita de cetim (material mais utilizado); Isqueiro ou fósforos; Tesoura; Agulha e linha; Pistola de cola quente, bastão ou cola instantânea; Pedras coloridas, enfeites diversos; Tecidos coloridos caso opte; EVA que pode ser utilizado para enfeitar o tecido.

■Passo a passo para fazer o lacinho

Primeiro, você deve cortar um pedaço da fita de cetim para formar o laço. Aqui fica a seu critério o tamanho. Em seguida, pegue o isqueiro e passe levemente nas extremidades da fita para evitar que o tecido desfie.

Para dar forma ao laço, você deve sobrar as duas pontinhas para dentro e, em seguida costurar o meio do tecido com a agulha e a linha. Aqui você pode optar por fazer diferentes tipos de laços caso tenha habilidade.

Depois de costurar, de um nó atrás para evitar que a costura se solte. Por último, basta decorar o laço da maneira que sua imaginação permitir. Você pode costurar as pedras se elas tiverem furos ou colar enfeites com cola quente. Você pode recortar o EVA em formatos diferentes e não muito grande e usar como enfeite nos laços ou colar no seu pet com a cola específica.

Cuidados com lacinho de shih tzu de pelo curto

Os lacinhos devem ter alguns cuidados especiais para que possam ser reutilizados e tenham uma boa condição de uso, veja mais sobre

■Cuidado com o material do laço

Devido ao fato do seu shih tzu ser frágil, você deve estar atento ao material utilizado nos laços para não prejudicar seu pet. Laços com elástico devem ter coberturas de tecido para evitar atrito com o pelo do animal e evitar puxões.

Se o seu shih tzu tem pelo curto, provavelmente o laço vai ser a base de cola ou fita para segurar no pelo. Fique atento aos tipos de cola e fitas utilizados no laço, assim como, o tipo do tecido. Evite materiais tóxicos e tecidos que soltem esfiapem com facilidade ou sejam duros, além disso, evite objetos pontiagudos.

■Cuidado na hora de retirar a cola

Para retirar a cola presente no laço, passe suavemente água morna no local e vá esfregando devagar com os dedos. Depois utilize uma toalha macia para enxugar.

Geralmente as colas utilizadas em laços próprios para cachorro são específicas, então não se preocupe em remover do pelo do animal, com o tempo o laço tende a cair e não deixar restos de cola no pelo do shih tzu

■Cuidado ao reutilizar o laço

Após seu shih tzu utilizar um tempo o laço por um tempo, ele pode estar sujo ou em alguns casos com alguns enfeites não fixam mais. Por isso, para reutilizar o laço você deve tomar alguns cuidados específicos.

Primeiramente, você deve lavar os laços com água morna e deixá-los de molho para remover toda a sujeira que possa ter ficado no objeto, e depois deixar secar na sombra. Se algum enfeite tiver caindo, costure-o novamente.

Se caso utilizar algum produto para lavar, lembre-se de enxaguar bem para evitar alergias no seu pet, prefira sabão neutro ou pegar um pouco do shampoo que você costuma banhar seu shih tzu.

Redação Guia Animal

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato