Coprofagia: por que meu shih tzu come fezes e como fazê-lo parar?Entenda o que é a coprofagia, suas causas, tratamento e saiba como evitar este comportamento - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Coprofagia: por que meu shih tzu come fezes e como fazê-lo parar?Entenda o que é a coprofagia, suas causas, tratamento e saiba como evitar este comportamento

Está desconfiando ou percebendo que seu shih tzucome cocô? A coprofagia em si não é prejudicial para o animal, principalmente se o shih tzu for saudável e ingerir as próprias fezes, mas pode não ser inofensivo ao comer as de outros animais.

As fezes, além de serem um local propício à proliferação de fungos e bactérias, podem transmitir vírus e parasitas, caso o shih tzu esteja infectado.

Contudo, apesar de não ser necessariamente prejudicial ao animal, o ato demonstra que tem algo de errado com o shih tzu, portanto é preciso investigar qual o real motivo da coprofagia e como revertê-la.

Por que meu cão shih tzucome as fezes?

Caso seu shih tzu seja filhote, pode ser que esse hábito seja da idade, já que eles têm a mania de comer tudo que encontram pela frente, e que passe depois de um tempo. Mesmo assim, é importante analisar o caso junto com o veterinário.

Alguns fatores que podem ser responsáveis pela coprofagia:

Ansiedade e estresse: assim como nós, os cachorros também podem ter ansiedade e estresse. Os motivos são diversos: ficar muito tempo sozinho, ser mantido em um local pequeno demais, falta de qualidade de vida, brigas excessivas, etc.

Necessidade de atenção: muitos cães encontram na coprofagia uma forma de chamar atenção dos donos.

Predisposição:os shih tzu, possuem uma maior predisposição para esse comportamento.

Sinal de doenças ou parasitas: a coprofagia pode sugerir alguma condição de má absorção de nutrientes ou mesmo vermes no sistema digestivo. Isso faz com que o animal fique desnutrido e, assim, procure nas fezes a fonte dos nutrientes.

Má alimentação: uma alimentação pobre também pode ocasionar a coprofagia. Algumas rações, possuem grande quantidade de farinha de ossos e vísceras, altos níveis de carboidratos e fibras, com pouca proteína e gordura animal.

Esse tipo de alimentação pode ser insuficiente, já que esses componentes dão volume à ração, mas não nutrem o animal. Fome e falta de alimento também pode fazer com que o animal coma as fezes.

Tratamento e prevenção

Mas, o que fazer para meu shih tzu parar de comer cocô?

É sempre importante consultar um veterinário para entender o que, de fato, precisa ser feito, mas tente rever as condições do seu bichinho. Será que ele está se sentindo sozinho? Está estressado e ansioso?

Claro, invista sempre em uma boa alimentação e suplementação de vitaminas e nutrientes essenciais.

As rações Super Premium. são excelentes por serem compostas de ingredientes naturais, proteínas e vitaminas que mantêm a saúde do seu shih tzu. Os suplementos vitamínicos também podem ser usados como forma de promover uma boa nutrição.

Redação gazeta do povo

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato