CUIDADO o seu Shih Tzu pode ficar Cego; Veja como evitar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

CUIDADO o seu Shih Tzu pode ficar Cego; Veja como evitar

Alguns cuidados ajudam a reduzir os riscos de um problema que é comum nos shih tzu. Exames preventivos também são importantes para evitar doenças que levam à cegueira

Muitas pessoas não sabem, mas as doenças oftalmológicas nos shih tzu podem ser mais comuns do que se pensa. 

Esbarrar em móveis, dificuldades para localizar brinquedos e alimentos, farejar até chegar ao tutor quando é chamado, podem ser sinais de que o shih tzu não está enxergando bem. 

Segundo o médico especialista em oftalmologia veterinária Anderson Gouveia, a cegueira, principalmente, em cães é algo comum e pode ocorrer ao longo da vida do animal.

Como identificar

Dificilmente a cegueira nos animais acontece de forma repentina. “O mais comum é que venha acometer com o shih tzu gradualmente, quando ele passa a apresentar sinais clínicos. 

Perceber problemas oculares em animais de companhia não é uma das tarefas mais fáceis, por isso é necessário ficar atento”, alerta o especialista.

Além disso, andar encostado nas paredes, piscar muito os olhos, ter coceira, manchas ao redor dos olhos, vermelhidão e sensibilidade à luz são alguns dos indícios que seu shih tzu possa estar com algum problema de visão. 

“O comportamento do shih tzu também pode ser alterado devido as doenças oculares. O shih tzu pode ficar mais agressivo e pouco ativo”, explica Anderson.

O Médico Veterinário destaca ainda que dentre os principais males das doenças estão a catarata, os glaucomas, as inflamações palpebrais, a síndrome do olho seco e doenças de acometimento sistêmico como, diabetes, hipertensão arterial e até mesmo doenças transmitidas por parasitas. 

Algumas têm prevenção ou cura, outras podem levar seu animal à cegueira e precisam de tratamento. 

O importante é levar o seu shih tzu para avaliação com um especialista pois alguns exames com equipamentos específicos podem prevenir casos de perda parcial ou cegueira.

Todas as raças de cães e gatos podem apresentar problemas nos olhos, até mesmo os saudáveis “vira-latas”, mas algumas raças são mais predispostas como os sharpeis, bulldogs, chowchows, pastor alemão, shihtzu, lhasaapso, pequinês e o gato persa.

Cuidados

Os cuidados com essa área sensível são essenciais para prevenir doenças. É aconselhável, em alguns casos, limpar todos os dias a região ao redor dos olhos com uma gaze e, sob prescrição médica, o uso de alguns colírios. 

“Prender os pelos mais longos no topo da cabeça do seu shih tzu com um elástico para que eles não atrapalhem a higienização completa, é fundamental. 

Cuidados na hora do banho também são importantes, o shampoo usado para a cabeça não pode causar irritações e vermelhidão e em alguns casos o uso de colírios específicos para proteção”, destaca Anderson.

Conheça os sinais das doenças que podem acometer nossos shih tzu:

Ceratoconjuntivite seca – Acomete cães de diversas raças e o animal apresenta um quadro de secreção ocular, opacidade e dificuldade para enxergar. Se não tratado pode levar à cegueira. 

Catarata – A catarata merece atenção especial, pois é o principal motivo de cegueira reversível nos animais. 

As origens são variadas e podem ser genéticas, secundária ao diabetes, hereditária ou congênita. Essa doença forma uma opacidade no centro do olho do shih tzu, bloqueando a visão. 

Se o seu shih tzu for diagnosticado com essa doença, ele vai precisar passar por uma cirurgia para colocar uma lente que substitui o tecido natural dos olhos. 

Glaucomas – A doença é grave e pode deixar seu bichinho cego, caso ele não receba os devidos cuidados. 

O glaucoma acontece quando há um aumento da pressão dentro os olhos, afetando o nervo óptico e a retina do animal, principalmente nos mais velhos. 

Geralmente, os tutores só percebem o problema quando o shih tzu vai ficando com os olhos turvos e esbranquiçados, além da dificuldade para enxergar. 

Quando descoberto no início pode ser revertido com uma drenagem

É importante lembrar que visitas regulares ao veterinário especializado para fazer um check-up têm papel fundamental na identificação de possíveis doenças ainda em estágio inicial.

Grande parte dos animais que chegam cegos aos oftalmologistas apresentam alterações que poderiam ter sido evitadas se diagnosticadas precocemente.

Redação blogs.correiobraziliense

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato