COMO DIMINUIR A QUEDA DE PELO DO SHIH TZU? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

COMO DIMINUIR A QUEDA DE PELO DO SHIH TZU?

Seu shih tzu está soltando muito pelo? Saiba que, na maioria das vezes, esse é um processo natural, podendo ser completamente normal. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse problema. 

A queda de pelo do shih tzu costuma ser um processo natural, devido à troca de pelos, que ocorre com maior intensidade em estações como o verão e o inverno.

COMO DIMINUIR A QUEDA DE PELO DO SHIH TZU?


Se você identificou que a queda de pelo no seu shih tzu é natural, e quer saber o que é bom para queda de pelo de cachorro, separamos algumas dicas para te ajudar a tratar e diminuí-la. 

Vale lembrar que essa queda de pelo no shih tzu é irreversível, natural, mas você pode tomar alguns cuidados para amenizar a situação, pois pelos espalhados no chão ou em móveis da casa podem causar incômodo, portanto, caso a queda esteja ocorrendo de forma exagerada, siga estas dicas:

1- Tosa

Realizar tosas periódicas ajudam a eliminar um pouco do pelo indesejado em excesso. 

Só não exagere, como dissemos acima, no inverno os pelos são muito importantes para manter a temperatura do seu shih tzu!

2- Escovação

Escovar seu shih tzu todos os dias também ajuda bastante. O pelo cai próximo de você quando estiver escovando, e já fica fácil identificá-lo e descartá-lo. Além de ser um momento muito prazeroso para muitos cães. 

3- Higiene

Cuidar da higiene do cachorro é essencial, por isso, recomendamos que dê um banho nele a cada 15 dias, no mínimo, para evitar a umidade corporal em excesso.

Você também pode consultar o veterinário e pedir a indicação de um shampoo para queda de pelo do shih tzu, se for o caso.

4- Sol

Cachorros que vivem em apartamentos e/ou não passeiam com frequência são mais propensos a sofrer com queda de pelos. 

Então, lembre-se de deixar um cantinho na sua casa ou apartamento para que ele possa pegar um pouco de sol e também levá-lo para passear em horários agradáveis com iluminação solar. 

A atividade física é muito importante para a saúde geral do seu shih tzu.

5- Alimentação

Uma das causas da troca de pelo demasiada é a má alimentação do animal. Por isso, a ração deve conter todos os nutrientes necessários para a dieta do seu shih tzu.

Um veterinário de confiança poderá recomendar uma ração para queda de pelo do shih tzu, além de vitamina para queda de pelo do shih tzu, se for necessário suplementar. 

Como sempre recomendamos, se o seu pet passa regularmente por consultas de rotina, o veterinário terá um histórico do seu shih tzu e também fará orientações de rotina em relação à alimentação nas mais diversas fases da vida do seu shih tzu.

6- Entenda os sinais

Se o seu shih tzu está se coçando além do normal, com a pele descamada ou com feridas, analise-o para ver se não está com pulgas ou carrapatos. Caso encontre a presença de ectoparasitas será necessário combater a infestação. 

Esta pode ser uma causa para a queda de pelos que pode se transformar em um problema maior futuramente. Portanto, consulte um veterinário o mais rápido possível, já que ele saberá tratar o problema e saberá indicar um remédio para queda de pelo de cachorro, se for o caso.

7- Faça check ups periódicos

Não se esqueça das consultas periódicas ao veterinário! 

E olha, não vale consultá-lo somente diante de um problema, viu? Os check-ups servem para prevenir muitos problemas e trazer qualidade de vida para o seu amiguinho!

Redação inova veterinaria

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato