Pular para o conteúdo principal

Veja diferentes tipos de Tosa que combinam com o pelo do Shih Tzu

O bom de ter um shih-tzu em casa é que o você pode sempre variar nos penteados e também nos estilos de tosa. 

E quando o assunto são os shih-tzu, existem diversas formas de tosá-los, pois o seu pelo abundante permite que o tutor e o pet shop sejam bem criativos na hora de cuidar dele.

E se você está querendo conhecer os tipos de tosas para shih-tzu, você veio ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos diversos estilos diferentes para você deixar o seu shih tzu ainda mais fofo, estiloso e também confortável, pois existem cortes indicados também para aliviar o calor ou proteger do frio. 

Tipos de tosas para shih tzu

1. Tosa padrão

Como o nome já indica, essa é a tosa mais utilizada por tutores, pois deixa o animal bastante confortável e charmoso. 

Muitos donos de shih tzu usam esse tipo de tosa para levar o shih tzu para competições de beleza canina.

 A tosa padrão é feita com uma tesoura e visa apenas acertar o comprimento do pelo do cachorro. Alguns pet shops ainda escovam o pelo do shih-tzu para deixar mais bonito e brilhoso.

2. Tosa longa

A tosa longa é para os tutores que desejam deixar o pelo do shih-tzu com uma aspecto comprido, logo, o pelo do shih tzu é apenas aparado com a tesoura para mantê-lo alinhado. 

Entretanto, o tutor precisa estar ciente de que precisará escovar e cuidar da pelagem do shih tzu quase que diariamente, pois esse estilo favorece a formação de nós. 

Esse corte é ideal para o inverno, pois evita que o animal passe frio e mantém a pele dele protegida.

3. Tosa estilo leão

A tosa estilo leão é para aqueles tutores que querem deixar o shih-tzu fofo e com um ar engraçado. Nesse penteado todo o pelo que cobre o corpo, as patas e a cauda é tosado, ficando bem curtinho. 

Apenas se deixa o pelo comprido em torno da cabeça e também no rabo. As áreas com pelo devem ser escovadas de forma a ficar mais volumoso, semelhante a uma juba de leão.

4. Tosa para filhotes

Quando o shih tzu ainda é filhote, o tutor não pode variar muito nas tosas, mas existe um tipo de corte específico para os pequenos peludos, até porque durante essa fase o pelo do shih-tzu forma diversos nós.

 Nesse tipo de tosa o pelo do corpo e das patas é cortado bem curto. Já o pelo da cauda, da cabeça, das orelhas e do bigode é levemente aparado, garantindo que estas partes não fiquem completamente sem pelo.

5. Tosa com penteado

Esse tipo de tosa permite que o tutor faça no pelo do shih-tzu um coque, um rabo de cavalo ou até mesmo uma trança. 

Para fazer essa tosa, é importante apenas aparar os pelos, pois é necessário comprimento para conseguir fazer os penteados no pelo do animal. 

O mais popular deles é o coque, pois fica fofo e não afeta a mobilidade do cachorro, deixando ele bem confortável. O coque não deve ficar muito tempo na cabeça do bichinho para evitar a formação de nós.

Redação Adoro Pets