Encontrou sangue nas fezes do seu Shih Tzu? Veja os problemas que o sintoma pode indicar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Encontrou sangue nas fezes do seu Shih Tzu? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

Encontrar sangue nas fezes do shih tzu é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. 

Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

Shih Tzu fazendo fezes mole com sangue é um sinal de que ele não está bem

Quando o SHIH TZU está passando por algum problema de saúde, o corpo tenta avisar isso com vários sintomas. 

O shih tzu fazendo cocozinho mole com sangue é um desses sinais que pode estar relacionado a diversas doenças. 

Como é um sintoma amplo, há uma dúvida comum ao ver sangue nas fezes do shih tzu: o que pode ser? A verdade é que pode significar desde um sinal de infecção viral até a ingestão de um corpo estranho. Mas para te preparar caso veja que seu shih tzu fez fezes com sangue, confira as doenças mais comuns: 

  • Parvovirose
  • Intoxicação 
  • Verminose
  • Ingestão de corpos estranhos (como brinquedos e outros objetos)
  • Giardíase
  • Tumores intestinais

Primeiro passo: identificar o tipo de sangue nas fezes do shih tzu

Observar a aparência das fezes do shih tzu com sangue pode não ser uma tarefa muito agradável, mas é essencial para conseguir descrevê-la corretamente para que o veterinário possa determinar a origem do problema.

Fezes do shih tzu com sangue podem caracterizar um quadro de hematoquezia em cães

A Hematoquezia em cães é caracterizada pela presença de sangue vermelho — brilhante e fresco — nas fezes. Shih Tzu com sangue no cocô com essas características geralmente são indicação de um sangramento no sistema digestivo inferior do animal, incluindo o cólon ou o reto. 

Esse tipo de fezes do cachorro com sangue pode ser consequência de um problema menor e passageiro. No entanto, se o evento for persistente, pode sinalizar algo mais sério e não deve ser ignorado. Veja algumas das possíveis causas da hematoquezia em cães

  1. Lesões retais quando o cão engole materiais não digeríveis e/ou pontiagudos, como fragmentos ósseos, pedaços de plástico, farpas de madeira e meias;
  2. Agentes infecciosos, como bactérias, protozoários e parasitas intestinais (como a giárdia);
  3. Parvovírus, uma doença viral séria, frequentemente encontrada em filhotes não vacinados. Além da hematoquezia, os sintomas da parvovirose incluem vômito, letargia e perda de apetite;
  4. Pólipos no cólon, reto ou ânus;
  5. Gastroenterite hemorrágica (caracterizada por grandes quantidades de fezes soltas e sanguinolentas); 
  6. Hemorroidas;
  7. Alergias alimentares, intolerâncias, ingestão de comida estragada, alterações na dieta e superalimentação;
  8. Doenças inflamatórias intestinais, como a colite;
  9. Saculite anal (inflamação dos sacos anais);
  10. Ingestão de sangue (ao lamber uma ferida, por exemplo);
  11. Estresse por mudanças de rotina.

Tratamento de fezes do shih tzu com sangue depende da causa

O tratamento do shih tzu com fezes com sangue pode variar de caso a caso, dependendo da doença ou complicação de saúde que provocou o sintoma. 

Há casos menos perigosos que podem incluir a prescrição de probióticos, administração de antibióticos, anti-inflamatórios e alterações na dieta do shih tzu(como a adição de fibras). 

Já condições médicas de fezes com sangue no cachorro mais graves podem exigir hospitalização e até intervenção cirúrgica. Portanto, assim que notar no cachorro cocô com sangue, é fundamental agir rápido, pois há risco de morte para o cão.

Como prevenir o shih tzu fazendo fezes mole com sangue?

Com sangue nas fezes, shih tzualgum está completamente bem. Para evitar que o seu pet desenvolva esse tipo de problema, há certas medidas de prevenção que você pode introduzir no dia a dia. 

Manter objetos perigosos e toxinas fora do alcance do animal, seguir uma alimentação adequada para cães, perceber comportamentos anormais de estresse, aplicar vermífugos e dar as vacinas necessárias são algumas delas. 

Se a origem do shih tzu fazendo cocozinho mole com sangue for algo que fuja do seu controle, ligue para o veterinário assim que reparar a presença de sangue nas fezes do shih tzu. Se o seu shih tzu estiver agindo normalmente, com apetite e um bom nível de energia, geralmente é seguro esperar até o dia seguinte para procurar o atendimento.

Redação Patas da Casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato