Shih Tzu Latindo - Fatos sobre Shih Tzu - Som do Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu Latindo - Fatos sobre Shih Tzu - Som do Shih Tzu

Shih Tzu latindo muito pode ser sinal de problemas com os vizinhos e estresse para o dono. Mas também é um sinal de que seu amigão está querendo lhe dizer algo! 

O latido é a principal forma dos SHIH TZU se comunicarem. Assim, se ele anda latindo em excesso, pode ter certeza, seu shih tzu está querendo lhe mostrar que algo não anda bem.

Para quem anda com problemas em razão de um shih tzu latindo muito, vale a pena conferir nossas dicas sobre o que fazer!

POR QUE OS SHIH TZU LATEM?

O latido é a principal forma de comunicação dos shih tzu. Por meio dele, o seu shih tzu expressa alegria, tristeza, perigo, medo, dor, solidão e inúmeros sentimentos e sensações. Sempre que um cão late ele quer te dizer algo.

A vocalização em excesso, ou seja, quando o shih tzu late mais do que deveria, em geral, significa que ele quer expressar algum incômodo – que pode estar relacionado à frustração, estresse, dor, medo ou desejo de chamar a atenção. Sobre cada um desses comportamentos, vamos tratar adiante.

FRUSTRAÇÃO

Quando um cão não entende algo, ele pode se sentir frustrado e latir em excesso para expressar isso. Uma situação muito comum é quando um bebê surge na casa. 

Como seu amigão não entende a presença de um novo morador de um dia para o outro, é muito comum que ele lata em excesso tentando te dizer isso.

ESTRESSE

Se o seu shih tzu passa muito tempo sozinho e confinado, pode ser que ele esteja estressado. Procure enriquecer o ambiente em que o seu amigão vive para que ele não se sinta entediado. 

Crie ambientes estimuladores, que “desafiem” mental e fisicamente seu cachorro. Usar brinquedos para cães interativos, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de entreter seu cão durante a sua ausência. Incluir caminhadas e exercícios na rotina também pode ajudar a minimizar o estresse.

DOR

Latidos em excesso podem ser sinal de dor. Portanto, se o seu shih tzu começou a latir de uma hora para outra, e com muita intensidade, vale a pena levar ao veterinário para que um profissional investigue o motivo.

MEDO

Muitas vezes os cães têm medo de coisas que aparentemente não fazem sentido para os donos. E, nestes casos, é preciso investigar. 

Geralmente um objeto ou uma situação podem desencadear os latidos excessivos. Procure entender qual é e veja se é possível afastar seu animal delas.

DESEJO DE CHAMAR A ATENÇÃO

O latido também pode ser uma forma de chamar a atenção do dono. Falta de carinho, solidão e tristeza podem desencadear os latidos sem fim. 

Procure refletir se você tem dado a devida atenção ao seu shih tzu. Passeios e mais tempo junto podem resolver o problema do cão latindo muito. Existem diversos acessórios para você conseguir passear tranquilamente com seu shih tzu, como peitorais, coleiras e guias.

SHIH TZU LATINDO MUITO? JAMAIS REPREENDA

Shih Tzu latindo muito jamais deve ser castigado ou repreendido. Por isso, se o seu cão anda exagerando nos latidos é fundamental investigar a razão e tentar solucionar o motivo. 

O latido é a principal forma de se expressar e repreendê-lo pode causar ainda mais estresse ao seu pet

Caso você não consiga identificar o motivo dos latidos, procure a ajuda de um profissional. Veterinários e adestradores podem te ajudar a encontrar o motivo, orientando as melhores formas de lidar com a situação.

Redação: azpetshop


Carregando comentários aguarde...

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato