Pular para o conteúdo principal

Tem problema atrasar a vacina do shih tzu? Veterinária explica os riscos

Vacina para shih tzu: descubra os perigos de atrasar a imunização do shih tzu- A vacina para cachorro é uma das principais formas de proteger o seu amigo de uma série de doenças que, além de serem realmente incômodas para o shih tzu, podem ser fatais em alguns casos. 

Por isso, manter a carteira de vacinação do seu shih tzu em dia é uma ótima maneira de cuidar para que ele se mantenha saudável. 

A vacina do shih tzu atrasada coloca a imunidade do seu animal em risco

Assim como acontece com os humanos, as vacinas para o shih tzu são essenciais para a manutenção da saúde e longevidade do seu shih tzu. 

Por isso, principalmente na fase de filhotes, é importante que o cronograma seja seguido. “O atraso da vacina não costuma gerar tantos problemas se for curto, mas se ela atrasa muito, o organismo do shih tzu fica com a quantidade de anticorpos diminuída, já que a produção é estimulada com a regularidade das vacinas”, explicou Renata. 

Isso acontece porque além das vacinas que o shih tzu toma quando é filhote, existem as que devem ser repetidas anualmente durante toda a vida dele. 

O que fazer quando a vacina do shih tzu atrasa? 

Mesmo que não seja o ideal, existem uma série de fatores que podem fazer um pai de pet perder a data da vacinação ou o prazo de um dos reforços na primeira fase. 

Quando isso acontecer, Renata reforça que a proteção deve sempre ser continuada: “o shih tzu deve estar sempre imunizado, não importa se passaram dois meses ou um ano da data correta”. 

Nesses casos, você precisa explicar a situação para o seu veterinário e seguir as indicações que ele vai dar. 

“Quando o shih tzu é adulto, já passou pela primovacinação (a primeira vez que o shih tzu tem contato com as vacinas) e só precisa das doses anuais de reforço, não há problema em vacinar fora do prazo. Mas se for uma vacina para cachorro filhote, ele tomar a primeira, por exemplo, no dia 1 de janeiro e quiser fazer a segunda dose no dia 5 de março, depois do prazo, a primeira dose vai ser repetida e o processo, recomeçado”, contou a profissional.

Como funciona o cronograma de vacina para o shih tzu que é resgatado quando adulto

A melhor forma de prevenir doenças como a raiva, a cinomose e a parvovirose é com a vacinação feita ainda nos primeiros meses de vida do shih tzu— o ideal é que o processo termine quando ele tiver entre três e quatro meses de idade

“A vacina para shih tzu filhote precisa tomar é a V8 ou V10. As duas são polivalentes, combatem doenças de fácil transmissão e estimulam o organismo a produzir anticorpos para doenças que podem levar a óbito”, explicou Renata. Entre as doenças que a V8 e a V10 evitam estão diferentes apresentações da leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, adenovirose, parainfluenza e coronavirose. 

A profissional continua: “para evitar que o animal pegue uma dessas doenças, a imunização deve acontecer antes dele sair na rua. A primeira dose da V8 ou da V10 é aplicada quando o animal tem 45 dias de idade e as outras duas, em intervalos que ficam entre 21 e 30 dias”. 

Além da antirrábica e da vacina polivalente, Renata ainda recomendou outras vacinas que, mesmo não sendo obrigatórias, são importantes para a saúde do animal. 

“Quando o animal ainda é filhote, junto da polivalente, a gente geralmente indica as vacinas da giárdia e a da gripe (que protege contra a tosse dos canis e a parainfluenza). 

A da giárdia costuma ir junto da segunda dose da V8/V10 e a da gripe, junto da terceira, para aliviar o desconforto do animal. Assim como a antirrábica, as duas têm reforços anuais”.

Redação: Patas da Casa


Carregando comentários aguarde...