Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu shih tzu são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. 


De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no shih tzu, vale a pena ficar atento. 


Nas orelhas e ouvidos, a coceira em shih tzu pode ser causada por uma série de coisas, que vão das mais simples às mais complicadas de se tratar e resolver. Nós juntamos cinco delas aqui embaixo para te ajudar a aliviar o incômodo do seu doguinho. Dá uma olhada! 


1) Acúmulo de sujeira


Assim como acontece com a dentição canina, que precisa ser escovada com frequência, limpar a orelha do seu shih tzu também é algo que deve acontecer regularmente. 


Por si só, manter a higiene auricular dele em dia já é um ótimo hábito, mas a longo prazo, isso também ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias e o desenvolvimento de infecções mais sérias. 

Esse cuidado deve ser ainda maior se o seu shih tzu tiver as orelhas caídas (ou pendulares), já que, por isso, têm o ouvido mais abafado e úmido. Além disso, com o hábito de limpar a orelha do shih tzu, você consegue acompanhar a saúde dessa região mais de perto. 


2) Otite canina 

A otite canina é uma das inflamações de ouvido do shih tzu mais comuns que existem e pode ser causada pela falta de limpeza frequente da orelha do shih tzu. Ela costuma começar por causa da presença de corpos estranhos dentro do canal auditivo do animal. 


Pode ser um pedacinho de folha de árvore, um inseto, acúmulo de poeira… qualquer coisa que tenha contato direto com o seu amigo no dia a dia. A otite canina também pode ser causada por parasitas e por alergias crônicas que o animal já tem. 


Além da coceira, é comum que o shih tzu sinta dor e chore quando você tentar mexer na orelha e também pode ter excesso de cera, perda de audição, cheiro forte na orelha e perda de apetite por causa da dor. 


Para tratar a otite, você vai precisar da orientação de um veterinário para receitar um remédio para dor de ouvido de cachorro — é importante não tentar resolver o problema ou medicar o seu shih tzu por conta própria, ok? 


3) Carrapatos ou pulgas

Outro fator que pode causar coceiras intensas no ouvido do seu shih tzu é a proliferação de parasitas como os carrapatos, pulgas e, até mesmo, os ácaros, responsáveis por diferentes tipos de sarnas.


Dependendo do nível de infestação no animal e no ambiente em que ele vive, o incômodo pode ser grande e se desenvolver para infecções mais sérias por causa da sensibilidade da região auricular do cachorro. 


Para resolver o problema, você pode usar desde shampoos e sabonetes até medicamentos orais e tópicos no animal e produtos específicos para cuidar do ambiente. Também é importante contar com a orientação de um veterinário nesse caso. 


4) Alergias

Shih Tzu que têm alergias e dermatites tópicas também podem desenvolver uma coceira frequente nos ouvidos. Isso acontece porque a parte de dentro das orelhas do SHIH TZU também é composta por pele, ou seja: também pode ser afetada, dependendo do tipo de alergia que o seu animal tem. 


Se essa situação for rotineira e você já tiver orientações de como agir e qual produto usar para aliviar a situação do seu amigo, vá em frente, mas se for a primeira vez que a alergia afeta a região auricular, vale a pena buscar ajuda profissional, como nos outros casos. Alergias alimentares também podem se manifestar na orelha do animal, fique atento!


5) Fungos

A parte interna das orelhas de um cachorro oferece o ambiente ideal com calor e umidade para a proliferação de fungos e bactérias que podem ser as grandes vilãs da coceira na região. 


Se esse for o caso, é comum que o shih tzu tenha outros sintomas, como o inchaço e ardor. Em casos mais graves, a infecção também pode afetar o tímpano do animal e, por isso, deve ser imediatamente diagnosticada e tratada.


Redação Patas da Casa