A higiene com o shih tzu é fundamental para mantê-lo sempre bonito e saudável. Entre os cuidados de limpeza estão: banho e tosa regularmente, escovar os dentes e os pelos com frequência e limpar ouvido do shih tzu com muita atenção, pelo menos a cada duas semanas.


Os ouvidos do shih tzu são regiões extremamente sensíveis à água, bastando apenas uma gotinha para começar uma proliferação de fungos ou bactérias e o surgimento de uma doença, como a otite. Sendo assim, todo o cuidado é pouco nos banhos, para evitar que os ouvidos se molhem.


Neste post, vamos ensinar a limpar o ouvido de seu shih tzu sem riscos. Você saberá também quais materiais deve utilizar e o que precisa fazer se notar algo anormal com seu shih tzu. 


O que precisa ser observado antes de começar a limpeza?



A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do shih tzu. Nunca force nenhum objeto para o interior do conduto auditivo para limpar, mesmo sendo de algodão, pois o risco de perfurar o tímpano é grande. Se quiser uma limpeza mais profunda, busque a ajuda de um veterinário.


Você deve observar bem seu shih tzu antes de começar a “faxina” em seu ouvido. Se ele estiver balançando a cabeça, coçando as orelhas sem parar e muitas vezes soltando um choro é sinal de que algo está errado. 

Outro sinal importante é o mau cheiro que exala quando há alguma infecção. Nesse caso, não limpe a orelha, leve seu shih tzu ao veterinário.


Mesmo para os shih tzu com diagnóstico de otite, a primeira medida é fazer a assepsia dos ouvidos para posteriormente ser aplicada a medicação que combaterá a infecção. Para shih tzu suscetíveis a problemas no ouvido, a indicação é a limpeza semanal.


Qualquer problema que houver no ouvido que saia da normalidade não pode ser negligenciado, visto que suas consequências podem ser a perda da audição e até problemas neurológicos.


Como limpar ouvido do shih tzu?

Você precisará de algodão e de uma solução para limpar orelhas de cães. Existem dois tipos dessa solução no mercado, uma delas é para limpeza semanal de rotina e a outra para tratamento de otite. Na dúvida, peça orientações ao veterinário.


Confira a seguir o passo a passo!


1. Verifique qualquer hipótese de infecção que o shih tzu possa apresentar

Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se seu cão apresentar um dos indicativos citados, leve o shih tzu ao veterinário, pois ele deve estar com dor.


2. Posicione o shih tzu

Para começar a limpeza, coloque o shih tzu deitado de maneira confortável em seu colo para poder visualizar o canal auditivo. 


3. Pingue o medicamento no conduto auditivo

Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos polegar e indicador, massageando por fora.


4. Limpe com algodão

Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. Vá trocando de algodão até que ele saia limpo. 


Conforme sua necessidade, pingue no algodão o produto e comece pelas extremidades da orelha para remover as impurezas externas mais difíceis. Só pare após ter a certeza de que tirou toda as impurezas.


5. Proceda da mesma forma com a outra orelha

Faça o mesmo procedimento com a outra orelha, retirando toda a sujeira que encontrar.


6. Agrade seu shih tzu pelo bom comportamento

Afinal, nunca é demais recompensar seu melhor amigo, não é mesmo? Sempre que ele se comportar bem, principalmente nesses momentos mais difíceis, ofereça um petisco!


Limpar ouvido do shih tzu periodicamente faz parte dos cuidados de higiene com seu shih tzu. Por isso, siga nossas dicas e mantenha seu peludo limpinho. 


Qualquer dúvida, não hesite em contatar seu veterinário. Só ele será capaz de resolver qualquer problema de saúde que houver com seu shih tzu!


Redação cães e gato 24h