Como saber se meu shih tzu está acima do peso? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber se meu shih tzu está acima do peso?

 Sobrepeso e obesidade no shih tzu  são temas delicados. Alguns estudos indicam que este não é um assunto no qual os veterinários se sentem muito à vontade em abordar. Isso ocorre porque ele muitas vezes reflete estilos de vida e o modo como o dono cria seu shih tzu.


Essa dificuldade de comunicação foi observada em outro estudo (em inglês), no qual os autores sugerem que 36% dos donos de animais com sobrepeso ou obesos que levavam o seus cães com frequência ao veterinário nunca foram abordados sobre o tema.


Como determinamos que um shih tzu  está acima do peso?


O peso em si não diz muita coisa. Por isso, utilizamos os escores de condição corporal (ECC). Os mais utilizados possuem uma escala que vai de 1 - 9, sendo 1 muito abaixo do peso normal e 9 obesidade. A atribuição de um escore se dá por meio da observação e palpação de diversas partes do corpo, como as costelas, curva abdominal e visibilidade dos ossos da bacia, entre outros.

Por mais que padronizem a avaliação através de características objetivas, os ECC não são tão simples quanto aparentam. Um estudo observou que a maioria dos donos dos shih tzu continuou atribuindo valores incorretos aos animais mesmo após a utilização de um guia para avaliação. 


Isso demonstra a dificuldade que pode existir ao avaliar o sobrepeso e obesidade do shioh tzu, geralmente o peso do shih tzu é de 4 – 7,2 kg, mais só veterinário vai realmente saber se o seu shih tzu esta no peso correto.


Problemas causados pela obesidade

O acúmulo de tecido adiposo e gordura nos diferentes órgãos causa uma série de alterações metabólicas e hormonais. Além disso, os adipócitos, que são as células responsáveis por armazenar gordura, liberam substâncias que possuem caráter inflamatório. 


Por conta disso, a obesidade é hoje caracterizada como um estado inflamatório crônico. A longo prazo, essa inflamação constante passa a repercutir negativamente nos diversos sistemas do organismo.


Mas foi só um pedacinho…

"meu cão come só ração, nada mais"… "em dia de pizza eu deixo ele comer as bordinhas", "no café da manhã eu dou uma banana pra ele"...


No caso da pizza, obviamente está completamente errado, mas mesmo as frutas, por mais saudáveis que sejam, podem ser grandes vilãs. Eu explico:


Um shih tzu de 5 kg, por exemplo, necessita de algo em torno de 300 kCal/dia. Os valores são aproximados, mas vamos supor que ao longo da semana seu dono dê a ele alguns petiscos: uma maçã (60 kCal), uma banana (100 kCal) e as duas bordinhas de pizza no fim de semana (100 kCal). Ao longo dessa semana, ele terá ingerido 260 kCal a mais do que o necessário, ou terá comido o equivalente a quase um dia a mais do que deveria.


Resolvendo o problema

O primeiro passo para resolver o problema é reconhecê-lo. Como notamos, essa tarefa pode ser mais difícil do que aparenta. Uma vez reconhecido, infelizmente, não existe fórmula mágica, e não é uma tarefa fácil.


Na grande maioria dos casos, a obesidade é causada por atividade física de menos, comida de mais, ou pela soma dos dois fatores. A maneira de resolver o problema é mudando os hábitos de vida, aumentando a atividade física e diminuindo a quantidade de comida.


Novamente, o seu shih tzu não irá assaltar a geladeira sozinho, então depende de você ser forte, resistir à carinha de dó, aos miados insistentes e fornecer apenas a quantidade de comida adequada.


Redação Nossa uol

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato