Saiba o que misturar na ração para o shih tzu comer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Saiba o que misturar na ração para o shih tzu comer

 É possível enriquecer a ração do shih tzu, mas é preciso tomar alguns cuidados nas misturas.  Ração de cachorro é a forma mais rápida, prática e completa de alimentar os shih tzu. 


O prato pode parecer pouco apetitoso para os humanos, mas os produtos de qualidade são tudo o que os shih tzuprecisam em termos de nutrição.


Antes de saber o que misturar na ração para o shih tzu comer, no entanto, é preciso saber qual ração escolher para o shih tzu. Existem produtos secos e úmidos, ambos com vantagens: 

• a ração úmida é mais fácil de ser ingerida, especialmente por filhotes, idosos ou convalescentes de traumas ou doenças. O produto também pode ser usado em “ocasiões especiais”; 


a ração seca, além de nutrir, é um bom auxiliar na higiene da boca. Ao roer os grãos, os shih tzu desalojam bactérias dos dentes e da gengiva que, em excesso, podem levar ao desenvolvimento do tártaro. 


Na hora da escolha dos produtos, é importante escolher rações balanceadas, que atendam a todas as necessidades nutricionais dos cachorros, respeitando a faixa etária, sexo, porte físico, condições de saúde, o fato de o shih tzu ser castrado ou não, etc. 


Saiba o que misturar na ração para o shih tzu comer

Os shih tzu são atraídos muito mais pelo cheiro do que pelo sabor dos pratos oferecidos. Isto é devido a algumas características anatômicas. Enquanto nós temos, em média, nove mil papilas gustativas na língua, os peludos apresentam apenas cerca de 1.700. 


Isto significa que, apesar de os shih tzu perceberem os mesmos gostos que os humanos – salgado, doce, amargo, azedo e umâmi (o sabor do ácido glutâmico) –, a intensidade dos sabores é menos intensa na boca dos pets. 


O que misturar na ração do shih tzu?

Os filhotes de shih tzu, a partir dos dois meses, já podem comer ração, mesmo que ainda estejam sendo amamentados. Os grãos da ração seca podem ser amaciados com um pouco de água morna (uma colher de sopa é suficiente para um comedouro médio). 


Alguns shih tzu podem simplesmente recusar a ração, ou não ingeri-la nas quantidades indicadas pelo fabricante. Nestes casos, é preciso suplementá-la ou, pelo menos, torná-la mais palatável. 


Uma boa opção é trocar a água morna (indicada para amolecimento) por caldo de carne, legumes ou frango.


Estes caldos devem ser sempre naturais. Os tabletes e pós industrializados apresentam teor elevado de sódio e muitos conservantes químicos. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é desnecessário para os cachorros e prejudicial à saúde.


Não se deve cozinhar a carne escolhida com sal, óleo vegetal, nem outros condimentos: basta ferver a peça durante alguns minutos, coar e misturar à ração. O prato fica mais apetitoso e muitos pets “enjoados” se rendem a este truque fácil. 


Outra opção simples é adicionar um pouco de ração úmida ao alimento seco. Apesar de o paladar não ser o sentido mais apurado dos shih tzu, a refeição fica mais atraente e, apenas com esta mistura, fica fácil despertar o apetite dos peludos.


Se o seu shih tzu não está acostumado com ração úmida, inclua apenas uma colher de sopa na primeira vez em que oferecer a mistura. 


Nos dias seguintes, você pode aumentar a proporção, até que os dois produtos apareçam no prato em partes iguais.


O que misturar na ração para o shih tzu comer


  1. arroz integral;
  2. aveia;
  3. banana;
  4. batata doce;
  5. brócolis;
  6. carnes magras cozidas;
  7. cenoura;
  8. couve;


Fique Atento!

Qualquer alimento misturado na ração deve ser picado, fatiado ou cozido como purê antes de ser oferecido aos shih tzu. Pedaços grandes podem ficar presos à laringe, irritarem a boca e a garganta ou simplesmente serem deixados de lado.


Redação Cães online

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato