Pare já! 5 atitudes que você tem e o seu shih tzu provavelmente odeia - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Pare já! 5 atitudes que você tem e o seu shih tzu provavelmente odeia

Você adora abraçar e beijar seu shih tzu? Afinal, para o que mais eles existem, né? Bem, não é para isso. E a maioria deles não gosta de ser abraçada de forma que restrinja seus movimentos e encarado diretamente nos olhos para receber um “beijo”. 


Se você chegou até aqui querendo saber se está fazendo algo errado com seu shih tzu, vamos lá:


1. Abraços longos


@miss.nancy.imperial.shih_tzu_

O abraço é uma manifestação mais comum entre os shih tzu ou os primatas? Entre os shih tzu, esse tipo de interação só acontece de forma bem rápida, em momentos de brincadeira intensa ou brigas. 


É CLARO que existem exceções. Mas prefira fazer carinho no seu shih tzu do que abraçá-lo. Depois a gente escuta a clássica frase “ele avançou do nada”…

2. Interações forçadas

A cabeça é uma parte do corpo extremamente sensível para o shih tzu. A maioria dos shih tzu não gosta de ver uma grande boca se aproximando para beijá-lo, principalmente porque ele não sabe exatamente o que vai acontecer. 


O mesmo vale para a interação com pessoas estranhas, crianças e outros cachorros: deixe o shih tzu se aproximar no tempo dele, sem forçar. Ele precisa observar e ter certeza de que é segura a aproximação.


3. Usar guias inadequadas

Você leva seu shih tzu para experimentar a coleira antes de comprar? Pois deveria. Coleiras apertadas ou folgadas afetam a experiência do shih tzu durante o passeio e podem causar acidentes. Isso sem falar nos enforcadores. Bem, nós já falamos dos enforcadores.


4. Ser humanizado

Cachorros precisam ser cachorros: cheirar a rua, rolar na grama, fazer um pouco de bagunça. Compreender a linguagem corporal do animal — você sabia que o shih tzu boceja, lambe os “lábios” e sacode o corpo como forma de tentar liberar o estresse, ou seja, esses são alguns dos sinais possíveis de incômodo? — e saber que eles não são enfeites é importante para evitar comportamentos indesejados e estresse. Passeios, desafios, brinquedos, coisas para destruir, socialização e novidades são super importantes para garantir a alegria e sanidade mental do shih tzu.


5. Castigos, palmadas e reprimendas

Os shih tzu não compreendem essa lógica do castigo e da bronca. Se fizeram algo “errado”, é porque não havia uma opção melhor de atividade para passar o tempo. Os shih tzu não fazem birra, eles buscam coisas para satisfazer suas necessidades. 


Para contornar um comportamento indesejado, é o seguinte: busque ajuda de um profissional de educação canina que adote o método de adestramento positivo.


Redação pets da lets

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato