Posso misturar ração com comida natural para o shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Posso misturar ração com comida natural para o shih tzu?

Não dá para negar: todo tutor quer o bem do seu shih tzu! E a comida tem tudo a ver com isso: seja na hora de dar um agrado saboroso, ou na preocupação com a saúde do shih tzu, os alimentos têm um papel muito importante na relação de amor entre humano e animal.


Alimentos naturais como diz o nome, são comidas com ingredientes não-artificiais; uma opção saudável, minimamente processada e rica em nutrientes – coisas que ajudam o seu shih tzu a viver (e comer) melhor!


No entanto fique tranquilo: isso não significa que alimentos naturais não vão poder fazer parte dos almoços e jantas do seu shih tzu, porque você pode misturá-los com as rações “normais” (industrializadas)! 


Misturar ração com alimentação natural do shih tzu faz bem?





Tecnicamente, grande parte das rações têm pelo menos o mínimo de tudo que um alimento precisa para o seu shih tzu ficar bem nutrido, em contrapartida a alimentação natural preserva o máximo de nutrientes devido ser minimamente processada. 


Adicionar comida natural na ração oferece ainda mais benefícios para a saúde do seu shih tzu! Esses são os elementos que eles podem não receber (na quantidade ideal) na comida industrializada sem a mistura com AN:

  • Umidade: alimentos naturais oferecem mais água;
  • Variedade e quantidade de nutrientes e antioxidantes em seu estado natural;
  • Ácidos graxos não adulterados (eles ajudam a controlar infecções, inflamações e lesões!);
  • Maior consumo de proteína animal;
  • Probióticos – as bactérias “do bem”, fazendo bem para o intestino!

 

A ciência tem percebido que esses benefícios “extras” que a alimentação natural balanceada e completa (como a Pet Delícia!) pode trazer na mistura com a ração podem ter resultados muito positivos para os animais: 


Em 2009, um artigo científico sueco indicou que alimentos como ovos, carnes e lácteos podem reduzir o risco de atopia (um tipo comum de alergia entre cães) nos filhotes que são amamentados por uma mãe que possui o diagnóstico – se esses ingredientes estiverem presentes na dieta dela! Muito bacana, não é?


Isso não quer dizer que refeições mistas serão tão ricas em benefícios quanto oferecer integralmente alimentação natural para o seu amigo, mas essa inclusão já oferece novos nutrientes para o seu shih tzu.


Vai aderir à mistura? Fique atento aos ingredientes e quantidades!

Atualmente uma parte das rações contém bastante carboidrato, portanto é recomendado que você não ofereça alimentos naturais ricos em fontes consideradas baratas de calorias, como feijão, batatas e banana. 


Nesse caso especialistas indicam incluir, no lugar, alimentos ricos em proteína, gordura saudáveis e fontes naturais de vitaminas, minerais e antioxidantes.


Alguns desses alimentos são:

  1. Carnes magras bovinas, de frango, suínas; 
  2. Um pouquinho de vísceras (fígado, rim, baço etc) sem excesso (elas podem soltar o intestino do animal!);
  3. Peixes ricos em ômega-3 (sardinha, manjubinhas, cavalinhas);
  4. Ovo;
  5. Iogurte integral ou coalhada magra (sem adoçar);
  6. Alguns cogumelos;
  7. Brócolis, pimentão amarelo ou vermelho, repolho roxo ou verde em quantidades moderadas;
  8. Frutas como amoras, kiwi, couve-manteiga ou rúcula, um pouquinho de cenoura, etc.


Essas opções podem ser positivas para o seu shih tzu, o que não significa que você deva misturar tudo, ou ir variando ao longo da semana. A alimentação do seu shih tzu precisa ter alguma consistência, ok? Lembre que é fundamental manter um equilíbrio entre a quantidade de alimento adicionado, para que seu pet não coma mais do que precisa no dia.


Lembre também da regra de ouro: nunca acrescente alimentos novos na alimentação do seu shih tzu sem checar antes com um veterinário. 


Ele poderá te informar sobre as melhores opções de ingredientes, como servi-los e em que quantidade; se necessário, também poderá te ajudar com suplementação, e alertá-lo sobre possíveis alergias que seu amigo pode ter à alguns alimentos. 


Redação pet delicia

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato