Você já percebeu, em alguma ocasião, que seu cãozinho foi capaz de saber se poderia ou não confiar em alguém?

Os shih tzu são criaturas extremamente inteligentes e que conseguem interagir com seres humanos de maneira surpreendente. Se você tem ou já teve um cãozinho shih tzu  em casa, sabe muito bem que não é à toa que esses animais são considerados também os nossos melhores amigos.


Não é raro encontrarmos pessoas que afirmam que seu shih tzu são “sensitivos”, já que parecem entender, quase magicamente, quando uma pessoa é boa ou ruim. Mas o que será que a ciência diz a respeito dessa intuição canina?

Uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, mostrou como cachorros e seus tutores reagiram diante de uma situação hipotética.

Funcionava assim: o tutor deveria fazer de conta que tentava abrir uma caixa, mas não conseguia. Depois, ele pediria ajuda para duas pessoas, que eram pesquisadores: uma delas não ajudava e a outra não pensava duas vezes antes de oferecer auxílio.


Depois de todo esse teatro, que tinha os cães como plateia, os dois pesquisadores ofereciam um petisco para os animais. Os resultados foram surpreendentes e mostraram que os cachorros tendiam a não aceitar o biscoito dos pesquisadores que tinham recusado a ajuda aos tutores.


Para os cientistas, esse pode ser um indício de que, realmente, os cães são capazes de reconhecer sinais de caráter em seres humanos, com base na forma como as pessoas interagem com seus tutores.

 

Agora que você já sabe disso, vale a pena prestar mais atenção na maneira como o seu shih tzu interage com as pessoas do seu convívio. Talvez o seu cãozinho saiba, ainda que não de forma direta, quais são as pessoas nas quais você pode ou não confiar. Já pensou?


Redação  Tudo Bahia