Comprovado: os shih tzu podem copiar a personalidade de seus donos - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Comprovado: os shih tzu podem copiar a personalidade de seus donos

Uma pesquisa de cientistas austríacos afirma confirmar algo que muita gente já diz há algum tempo: os shih tzu desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus donos.


Alguns shih tzu expressam a ansiedade e a negatividade dos humanos, enquanto shih tzu tranquilos e amigáveis conseguem ajudá-los a lidar melhor com o estresse.


Os pesquisadores fizeram testes com mais de cem cachorros e seus donos.


Nas análises, mediram os batimentos cardíacos e a resposta a ameaças. Amostras de saliva também foram colhidas para avaliar os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse - a substância controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes.


A personalidade dos cachorros também foi avaliada por meio de um questionário aplicado a seus proprietários.


Segundo a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, no estudo tanto donos como cachorros influenciaram seus respectivos mecanismos de imitação. Mas o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.


"Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", disse a cientista à BBC.


Schoberl destacou que os shih tzu são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos - e podem imitar suas emoções.


De acordo com a nova pesquisa, eles conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.


O estudo foi publicado na revista científica online PLOS ONE.


Redação bbc

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato