Entenda melhor sobre o dilema de deixar ou não que o shih tzu durma no mesmo quarto que você. Confira alguns riscos e benefícios que fazem parte do assunto.


Uma dúvida muito comum que pode surgir em tutores de shih tzu é sobre a possibilidade de os pets dormirem no mesmo quarto ou até na mesma cama. 


Será que faz mal deixar o shih tzu se deitar e descansar no mesmo ambiente que os humanos? Afinal, em algum momento, vai ser inevitável que seu shih tzu invada a casa e tire um bom cochilo no quarto.


No primeiro deslize, ele escapa e aproveita todo o conforto da cama. Às vezes, inclusive, é por vontade própria dos donos que o shih tzu compartilha do leito. Entenda quais são os riscos e se está tudo bem o cão dormir junto com os tutores.


Existem benefícios em dormir com o shih tzu?



Contrariando algumas crenças populares, informações de 2017 do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo em Phoenix  mostraram que dormir com o pet pode ser bom. 


Metade dos donos tinham esse hábito e relataram que a presença do animal causava pouca perturbação ou que até ajudava no sono. De todos, 20% disseram que a qualidade do descanso fica comprometida.

Também em 2017, outro estudo monitorou a relação de “custo-benefício” de uma noite dormindo ao lado dos cães. 


Os resultados revelaram que tanto os animais quanto os tutores passaram a dormir melhor. Porém, dormir com o cachorro na mesma cama parece ter diminuído o descanso. Dividir o quarto parece bom, mas não é indicado dividir a cama.


Entenda os riscos de dormir com o shih tzu na mesma cama

A verdade é que não existe uma resposta consensual para saber se existem muitos riscos ou não. O motivo é bastante simples: cada situação demanda um tipo de cuidado. Não dá para simplesmente dizer que sim, tudo bem o cachorro dormir na mesma cama que você. Também não tem como afirmar que o certo é proibir.


O que importa são os cuidados que se toma para manter esse hábito. O vínculo entre tutor e o shih tzu se fortalece bastante diante da proximidade entre ambos. 


Dormir na mesma cama pode ser muito gostoso e uma excelente experiência. Para garantir que seja saudável, atente-se para as seguintes circunstâncias:


  • Mantenha a vacinação de seu cachorro em dia;
  • Certifique-se de que o animal está vermifugado e livre de parasitas;
  • O cachorro deve estar tosado higienicamente para evitar proliferação de germes e bactérias;
  • Dê banhos regulares em seu shih tzu para que ele se mantenha limpo e saudável.


Caso você tenha alergias ao pelo do animal ou o hábito de dividir a cama lhe incomoda, compre uma para o shih tzu. Deite-se ao lado dele para que se acostume com o novo ambiente de sono. Quando acordarem, brinquem e divirtam-se a valer.


Redação edital concursos brasil