Os shih tzu têm cócegas? Aqui está o que a ciência diz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os shih tzu têm cócegas? Aqui está o que a ciência diz

 Se você se pergunta por que seu shih tzu às vezes se contorce ou foge quando você toca uma determinada parte de seu corpo, a resposta é o que você suspeita. É que, Como humanos e outros mamíferos, os shih tzutambém sentem cócegas.


Alguns fatos sobre cócegas

Cócegas, aquela excitação nervosa acompanhada de riso involuntário, conforme definido no dicionário, são gerados por mecanismos semelhantes em diferentes espécies. Eles são ativados na parte do cérebro conhecida como hipotálamo e, especificamente, são produzidos por receptores de dor.


A reação cerebral é causada, então, pela ativação de um mecanismo de defesa. Quando o toque não é forte o suficiente para machucar - e gera uma tentativa de fugir da situação - o cérebro relata que não há necessidade de provocar uma reação de ação, luta, medo ou fuga.


Por tal motivo, exceto no caso de esquizofrênicos com delírios passivos, é impossível para nós fazer cócegas.


Como saber se os shih tzu têm cócegas

Para verificar se seu amigo de quatro patas tem cócegas, observe a reação dele quando você o escova ou acaricia na barriga ou nas laterais. Provavelmente, uma de suas pernas começará a tremer de forma intermitente.


Essa reação, conhecida como "tocar violão", é um ato reflexo - ou seja, involuntário - que ocorre quando você toca certas áreas do corpo peludo. Esses locais podem variar de cachorro para cachorro.


Sob a pele dos peludos, há um grande número de terminações nervosas que se conectam com sua medula espinhal. Quando estimulados pela epiderme, esses atos reflexos são gerados pelas cócegas sentidas pelo shih tzu.


Como os shih tzu reagem a cócegas


Tem em conta que, Como os humanos, os shih tzu podem gostar ou odiar as cócegas.


Se o shih tzu ficar com você para você continuar com a seção de coçar, obviamente ele gostou. Por outro lado, se a sensação lhe causar rejeição, ele tentará se afastar.


Por exemplo, no caso das orelhas e patas, fazer cócegas geralmente equivale a sentir que um inseto está subindo pelo seu corpo. E como você já sabe, uma pulga chata e indesejável não é uma boa opção para seu cachorro shih tzu.


Onde os cães shih tzu geralmente sentem cócegas?


A seguir, detalhamos quais são as partes do corpo onde os shih tzu  tendem a fazer mais cócegas:


  • As patas
  • As orelhas
  • A barriga, especialmente a parte inferior
  • O pescoço
  • As costas, na altura das patas traseiras


Descubra se o seu cachorro shih tzu gosta de fazer cócegas


Portanto, como ninguém melhor do que você deve saber do que seu shih tzu gosta e não gosta em diferentes assuntos, você também saberá como determinar o quanto ele gosta ou sofre por receber cócegas.


Por tal motivo, por mais engraçado que seja, por exemplo, que o peludo "toca violão", não insista em provocar essa reação se o animal se irrita e quer fugir da situação.


Se você acabou de adotar ou adquirir um cachorro, uma boa maneira de conhecê-lo é saber como ele reage a ser cócegas. Provavelmente haverá áreas de seu corpo onde a sensação será agradável para você e outras em que você certamente se sentirá desconfortável.


Seu shih tzu  encontrará uma maneira de informá-lo se ele se sente confortável ou prefere evitar essas seções de "arranhões".. Assim, você pode construir um bom vínculo com seu shih tzu.


Leia - As 8 misturas de cães Shih-Tzu mais fofas

Redação pets-guru

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato