Como ensinar o shih tzu a ficar sozinho sem latir - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o shih tzu a ficar sozinho sem latir

Algumas estratégias auxiliam para que o shih tzu fique em segurança e não sinta solidão- Muitos tutores que adquiriram um cachorro da raça shih tzu durante o isolamento social, com a retomada as atividades presenciais, estão enfrentando um novo desafio: acostumar o shih tzu a ficar sozinho em casa.


Primeiro de tudo, é importante esclarecer que é normal que o shih tzu sinta solidão. Os cães, na natureza, vivem em matilha e, na vida doméstica, são os humanos que devem ensiná-los a ficar sozinhos.


Para isso, enriquecimentos ambientais que os deixem ocupados por, no mínimo, 20 minutos, são bons aliados, como brinquedos que entretenham o shih tzu, ou algum petisco que ele goste e o faça se sentir seguro. 


Os especialistas indicam que esses exercícios sejam constantes, a ponto do shih tzu desejar a saída do tutor para ganhar o presente que ele deixará.

“O treinamento deve começar assim que o shih tzu chega em casa. O tutor pode realizar separações de poucos minutos entre os cômodos, já iniciando o exercício preventivamente, aumentando gradativamente o tempo que o shih tzu fica sozinho”, explica Tiago Mesquita, adestrador e consultor comportamental.


Não há problema caso o tutor adote em um dia e passe o seguinte fora de casa, mas algumas precauções são necessárias antes de deixar o shih tzu sozinho.


“Indico nesse e em outros casos que os tutores deixem o shih tzu em um lugar seguro, para que não se machuque; buscar auxílio profissional; e, principalmente, realizar o monitoramento por câmera, para ver a como o animal está se sentindo”, sugere a adestradora e consultora comportamental Rita Vasconselos.


Destruição, xixi e cocô fora do lugar e depressão são os principais sinais que o cão está se sentindo sozinho. Mas a estratégia certa, muitas vezes com ajuda profissional, pode proporcionar bons resultados em pouco tempo.


Todo cão tem ansiedade de separação, a diferença é que nem todos sofrem por isso. E a maneira de saber se o cachorro está com dificuldades em ficar sozinho é se está se alimentando e fazendo as necessidades no lugar correto ou não quando o tutor está fora de casa. 


Precisamos trocar a ansiedade de separação por felicidade de separação 


Dicas para treinar o shih tzu ficar sozinho sem latir

1. Caso o tutor identifique o shih tzu tem a tendência de segui-lo por todos os cantos da casa, será necessário fazer pequenas separações na própria residência. O responsável deve ensinar o shih tzu a ficar sozinho por curtos períodos, que vão se alongando progressivamente. 


2. Os shih tzu detectam expressões físicas e comportamento muito melhor do que os humanos, então, ao notar que o tutor já está de saída, o animal pode se sentir ansioso. A dica dos profissionais é trocar a ansiedade de separação pela felicidade de separação - quando o shih tzu percebe que não é ruim ficar sozinho.


Brinquedos interativos, que promovem enriquecimento ambiental, e petiscos de longa duração ajudam nessa missão. 


2.1. Em um primeiro momento, a felicidade de separação é criada por meio do prazer, com o petisco de longa duração preferido do shih tzu. O ideal é que ele garanta, pelo menos, 20 minutos de entretenimento para o shih tzu. Lembrando que esse agrado deve ser pré-aprovado pelo médico-veterinário do bicho, para não causar desbalanços na dieta. 


2.2. Esses brinquedos de enriquecimento ambiental só devem ficar com o shih tzu  quando ele estiver sozinho. Assim que o tutor chegar em casa, é necessário retirá-los para que o shih tzu entenda que a hora dessa brincadeira é só quando não tem ninguém em casa. 


ATENÇÃO! É preciso lembrar que, em alguns casos, é necessário conciliar o treino de um adestrador com o acompanhamento com o médico-veterinário, principalmente se o shih tzu está se mutilando ou se machucando devido à ansiedade de separação.

Redação revistacasaejardim

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato