Como fazer o shitzu fazer xixi no tapete - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como fazer o shitzu fazer xixi no tapete

Dicas pro ensinar seu shitzu a fazer o xixi no lugar certo- Se você mora com seu shih tzu em uma casa sem quintal ou apartamento, o tapete higiênico pra cachorro é fundamental, viu? Com ele, dá pra controlar o espaço onde o shitzu pode fazer as necessidades. 


Além disso, dá pra levar o tapetinho quando for viajar ou visitar os amigos, por exemplo. Legal, né?


Vantagens de usar o tapete higiênico para shitzu

E tem dois tipos desse tapete higiênico, o descartável e o lavável. Depois de usar o descartável, é só dobrar e colocar no lixo. Já o lavável pode ser usado várias vezes. E pra fazer a limpeza, é só seguir as instruções na embalagem.


Gente, eles são tão absorventes que impedem que o xixi do shih tzu vaze ou escorra, além de não deixar o mau cheiro escapar. E não se preocupe, qualquer um desses modelos não molham as patas do seu shitzu. 


Ah, e ainda vem com uma fita adesiva pra colar no chão e garantir que o tapete não saia do lugar durante o uso.



Ensinando o shitzu a fazer xixi no tapete


O adestramento pra  o shitzu usar o tapete higiênico pode ser um pouquinho difícil, mas vou te dar algumas dicas que vão ajudar bastante. Logo, logo seu shitzu pega o jeito e nunca mais vai fazer as necessidades no lugar errado, viu?


O ideal é começar a ensinar o shitzu a fazer xixi no tapete quando ele ainda é filhote. Nessa fase, o xixi é só uma necessidade. Quando os shitzu crescem, os xixis servem pra marcar território e daí já viu, vários móveis manchados, principalmente se for shitzu macho.


Muita calma, tá? Não adianta bater no shitzu, nem dar bronca. Isso pode até piorar a situação. A dica é no início espalhar alguns tapetes higiênicos pela casa e mostrar pro seu shitzu depois das refeições.


E se você ver ele se abaixando em qualquer outro lugar, leve-o até o tapete higiênico! E cada vez que o shitzu fazer xixi no tapete, comemore e deixe o seu cãozinho ver como o dono ficou feliz! Ah, também dê pra ele um petisquinho e faça um agrado.


Aos poucos seu shitzu vai começar a entender onde deve fazer as necessidades e assim dá pra ir tirando os tapetes higiênicos, e deixar em um só lugar.


E se isso não funcionar?

Alguns cachorrinhos da raça shitzu podem ser um pouco mais teimosos, né? Se o que te expliquei antes não funcionou, tenha outra dica para o shitzu aprender a fazer xixi no tapete higiênico:


Deixe ele num cercadinho, no lugar onde você quer que o shitzu faça as necessidades. Forre todo esse espaço com jornal e coloque o tapete higiênico certinho no lugar onde ele precisa fazer as necessidades. Daí, cada vez que o shitzu fizer xixi e cocô no tapete, vale a mesma regrinha, elogie, dê petiscos e faça um agrado. Quando ele fizer fora do tapete, aponte e diga não ou outra palavra pra repreender. A sua voz de comando vai ajudá-lo a entender o certo e o errado, viu?


Mas atenção, isso só funciona no momento em que o shitzu tá fazendo as necessidades. Se esse acompanhamento não for feito na hora, ele não vai ligar uma coisa a outra. Ah, e o adestramento do shitzu pode levar alguns dias, tá? E quando ele começar a entender o que você quer, dá pra tirar o jornal do chão.

Boa Sorte!!!

Redação magazineluiza

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato