Shih tzu com problema de pele - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu com problema de pele

Existem muitos tipos diferentes de problemas de pele do shih tzu que podem ocorrer.

E o problema disso é que, uma vez que um problema se desenvolve, ele pode piorar rapidamente. 

Os elementos que entram em jogo em relação à saúde e problemas da pele incluem:

Elementos ambientais - nível de umidade, temperatura do ar, alérgenos transportados pelo ar, gatilhos de alergia de contato, alergias alimentares e quaisquer produtos que toquem a pele ou pelagem.

Infecção - Isso inclui ácaros, sarna, levedura e infecções bacterianas da pele; em alguns casos você pode tratar isso em casa e em alguns casos isso precisará ser tratado pelo veterinário.

Aqui, abordaremos os vários problemas de pele do shih tzu que podem ser vistos, por que eles podem ocorrer e as etapas que você pode seguir para ajudar seu cachorro ou cachorro.

Já conhece os 'porquês' e só quer ajuda agora? Pule para Tratamento de problemas de pele. 


Problemas de pele comuns, mas problemáticos, observados com Shih Tzu

Pele seca - Pode haver descamação ou pele claramente sem umidade. Em alguns casos, pode haver descamação. 

Erupção cutânea - Pode haver pequenas protuberâncias ou manchas de pele vermelha. 

Pontos quentes - Áreas de pele muito irritadas. Pode ser muito sensível ao toque. 

Condição ruim do pelo - Quando a saúde da pele é muito ruim, isso inevitavelmente leva a uma saúde ruim da pelagem. O cabelo pode ficar quebradiço, ralo ou mesmo careca em alguns pontos. 

Coceira - Está sempre ligada aos elementos anteriores. Qualquer um dos problemas de pele anteriores pode desencadear coceira leve a intensa. Pode estar localizado em uma área ou pode ser um problema de corpo inteiro.

Um Shih Tzu pode se lamber ou mastigar compulsivamente na tentativa de coçar a coceira.


Todos os 5 problemas de pele do shih tzu acima podem ser agrupados, normalmente tendo as mesmas causas, que abordaremos a seguir. 


Além disso, pode haver:

Maus odores - Em alguns casos, pode haver um odor corporal estranho. Isso pode ser acompanhado por pele oleosa. Isso é indicativo de uma infecção de pele e também será abordado adiante. 


As 4 principais causas de problemas de pele comuns no shih tzu

Aqui estaremos discutindo as principais causas de pele seca, erupções cutâneas, pontos quentes, má saúde da pelagem e coceira. Se o seu shih-tzu apresentar outros sintomas, isso pode ser devido a uma infecção de pele que será abordada adiante. 

Observe que, no caso de um cachorro Shih Tzu sofrendo de problemas de pele, pode haver mais de um gatilho. 


Por esse motivo, você deve avaliar todas as causas possíveis. Desta forma, você terá uma chance muito maior de esclarecer as coisas e restaurar a saúde perfeita da pele do seu shih tzu. 


No que diz respeito ao tratamento, existem vários elementos que funcionarão todos juntos; muitas vezes é uma abordagem multifacetada para resolver problemas de pele. 


Vamos mergulhar nos detalhes e, em seguida, oferecer um resumo para esclarecimentos. 

Além disso, observe que, para cada um desses gatilhos, você verá'o que fazer, parte 1', que são dicas e conselhos para cada elemento específico. A parte 2 é coberta no final, já que envolve técnicas de banho e certos produtos para pele e pelagem que tratam e curam a pele, independentemente da causa raiz. 


#1 Ar Seco

O elemento do ar seco não deve ser esquecido; A exposição ao ar árido ao longo de um mês ou mais pode causar problemas por conta própria e certamente exacerbará os problemas devido a outras causas. 


Isso geralmente é um problema que se desenvolve durante o inverno. No entanto, se surgirem problemas no inverno e não forem resolvidos, os efeitos persistentes podem durar até a primavera e além. 

O que fazer, parte 1: Combata o ar seco da casa usando umidificadores. Se você tem uma casa grande e não tem o suficiente para cobrir todos os cômodos, pelo menos coloque uma perto de onde seu shih tzu passa a maior parte do dia.


Você pode achar que um como o umidificador Ultrasonic é uma ótima escolha; ele retém água suficiente para funcionar por 16 horas, é muito silencioso e ainda possui um recurso de luz noturna. 


Se você usar umidificadores, lembre-se de limpar os filtros regularmente.  

Outras formas alternativas de adicionar umidade ao ar (embora muito menos eficazes por conta própria) incluem deixar a porta do banheiro aberta durante o banho, ter plantas domésticas e deixar recipientes com água pela casa (melhor quando colocados sobre elementos de aquecimento). 

# 2 produtos de revestimento inferior

Tudo o que toca a pelagem toca a pele. Se xampu, condicionador ou outros produtos de revestimento inferiores forem usados, isso pode ser muito prejudicial para a pele.


Uma combinação de níveis de pH errados e agentes de sabão pode fazer com que a pele fique seca e/ou irritada. 


O que fazer, parte 1: Normalmente, se esta for a causa e você mudar para produtos de qualidade, poderá reverter o dano após 3 banhos. 


#3 Alergia ou intolerância alimentar

Esta é uma fonte muito comum de problemas de pele. Este tipo de alergia ou intolerância pode realmente afetar um cachorro Shih Tzu. Na maioria dos casos, haverá coceira moderada a intensa, problemas de saúde da pele e possivelmente erupções cutâneas e/ou pontos quentes. 


Às vezes, mas nem sempre, também pode haver problemas gastrointestinais. 


Ao olhar para o que pode estar na raiz do problema, existem 2 categorias principais:

1. Reação alérgica a aditivos alimentares. Este é o mais comum dos dois. E é realmente uma pena que os proprietários não possam confiar que a comida de cachorro é segura para seus familiares caninos.


No entanto, um grande número de marcas comerciais adiciona todo tipo de coisas desagradáveis ​​​​às suas fórmulas. 


Os culpados mais comuns são aditivos artificiais, incluindo corantes e aromatizantes. Conservantes químicos também são um grande gatilho para problemas de pele. 


2. Reação a um determinado produto alimentar. Alimentos com alto teor de grãos ou soja podem ser os culpados por muitos problemas de pele. 


E, embora seja muito mais raro, as reações a certas proteínas podem ser o problema. 


Um shih tzu pode até ser alérgico a frango (que normalmente é considerado um alimento 'seguro'). 

O que fazer, parte 1: Você precisará fazer isso de duas maneiras. Uma será fazer uma mudança na dieta do seu shih tzu e a outra será proporcionar alívio tópico à pele (mais adiante). 


Você vai querer mudar imediatamente para um alimento 100% natural e saudável que tenha aditivos ZERO. Não terá corantes, aromatizantes ou conservantes químicos artificiais (será usada uma mistura de vitaminas, comumente rotulada como tocoferol ou ascorbato). 


Pode ajudar se a comida também contiver óleos de peixe ômega 3, pois isso é muito benéfico para a pele e pelagem.


Para cobrir todas as bases, escolha uma marca que também não tenha soja, milho ou grãos. E sem subprodutos (a carne considerada imprópria para consumo humano é uma grande vantagem). 


Nº 4 Alergias ambientais ou de contato

Esses tipos de alergias no shih tzu podem ser muito complicados por serem difíceis de identificar. Problemas de pele, como pele seca ou com coceira, são certamente um dos principais sintomas. No entanto, outros sinais, como coriza, olhos lacrimejantes, tosse e/ou respiração ofegante, podem aparecer e desaparecer. 


E muito depois de um cão ser exposto a um gatilho, os problemas de pele podem persistir, por isso pode ser difícil voltar atrás para perceber o que causou a reação. 

Os culpados podem estar dentro de sua casa (ácaros, alergias de contato a carpetes ou produtos de limpeza, etc.) ou fora (mas geralmente rastreados dentro), como pólen, gramíneas ou ervas daninhas. 

O que fazer, parte 1: Recomenda-se trabalhar com o veterinário do seu Shih Tzu para tentar identificar os gatilhos. 


Isso pode ser feito por meio de teste (exame de sangue) ou teste cutâneo intradérmico (normalmente o mais confiável dos dois). 


Além disso, certos medicamentos prescritos podem ajudar muito. Isso inclui esteróides tópicos para pele inchada e com muita coceira e anti-histamínicos para problemas nos olhos, nariz e respiração.


Dito isso, também existem algumas etapas que você pode seguir em casa que podem fazer uma grande diferença. 


  1. Molhe o pó da casa e continue a fazê-lo pelo menos uma vez por semana.
  2. Aspire a casa usando um aspirador forte. Faça isso se você tiver pisos de madeira ou carpete. 
  3. Lave todas as roupas laváveis ​​na máquina de lavar, usando detergente hipoalergênico. Isso inclui todas as roupas de cama, a capa da cama do seu Shih Tzu , tapetes, fronhas, bichos de pelúcia laváveis, etc. 
  4. Estabeleça uma regra estrita de que qualquer pessoa que entrar em casa deve tirar os sapatos imediatamente. 
  5. Sempre que seu Shih Tzu voltar para casa, limpe o corpo dele com um lenço de limpeza canino;
  6. Em dias de alta concentração de pólen, mantenha as caminhadas até o final da tarde ou início da noite; no entanto, verifique com o serviço meteorológico para obter mais detalhes sobre quando o pólen estará mais alto em sua área. 


A seguir: Agora que cobrimos as 4 principais causas de problemas de pele do shih tzu (infecções e infestações virão mais adiante), vamos mergulhar na parte 2: tratamentos para alívio imediato. 


Tratamento de problemas de pele do shih tzu

Esperançosamente, você não pulou para esta parte, porque cada causa de pele seca, coceira e/ou irritada tem um 'o que fazer parte 1' que ajuda a diminuir ou eliminar a causa e, em seguida, esta seção cobrirá a 'parte 2', que é para alívio imediato através de produtos tópicos de cura. 


Visão geral do tratamento de pele do shih tzu

O objetivo é a ) oferecer sessões de restauração de corpo inteiro por meio de banhos calmantes com produtos curativos. 


Normalmente, um banho uma vez a cada 3 semanas é recomendado. Banhos mais frequentes podem deixar a pele ressecada, mesmo usando ótimos produtos. Isso ocorre porque os óleos naturais do corpo serão lavados com muita frequência. 


No entanto, se o seu Shih Tzu está sofrendo de pele seca, pontos quentes, coceira ou outros problemas de pele como este, recomenda-se um banho uma vez por semana, desde que você esteja usando xampus de qualidade que ajudem a resolver os problemas. 


Depois que as coisas estiverem resolvidas, volte aos banhos a cada 3 semanas. 


E b) use um spray tópico realmente bom que possa oferecer alívio imediato em áreas específicas. Um bom spray funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, quando aplicado 3 vezes ao dia. Isso permitirá que você direcione o tratamento para as áreas exatas que estão incomodando seu Shih Tzu. 


A parte final da resolução de problemas de pele é c) usar os xampus, condicionadores e sprays  corretos para oferecer proteção e evitar que os problemas voltem a ocorrer.  

Como corrigir problemas de pele do shih tzu- remédios caseiros, produtos OTC

Felizmente, existem alguns ótimos produtos que funcionam bem: 

Observe que esta será uma ajuda temporária se você não resolver os problemas subjacentes conforme detalhado anteriormente. 


Shampoo para problemas de pele do shih tzu leves a moderados:

Earthbath tem 3 ótimos shampoos; todos têm pH devidamente balanceado e ingredientes naturais de primeira linha. 


Se o seu Shih Tzu tem pele sensível, recomendamos usá-lo também como seu xampu 'normal', assim que as coisas forem esclarecidas.

Há também o shampoo de eucalipto e hortelã-pimenta , que é realmente ótimo se você sentir que seu Shih Tzu precisa de algum alívio refrescante. 


Um spray para problemas menores a moderados:

Um spray totalmente natural que funciona para coceira do shih tzu, pontos quentes e pele irritada por meio de aveia, bicarbonato de sódio, capim-limão, hortelã-pimenta e cravo; isso é muito eficaz e é bom para usar mesmo em áreas que um cão pode alcançar, já que não é tóxico. 


Manutenção e Prevenção Contínua

Se você trabalhou para diminuir ou eliminar todos os possíveis gatilhos para problemas de pele do shih tzu e depois se esforçou para tratá-los, certifique-se de permanecer no caminho certo para fazer tudo o que puder para evitar que os problemas voltem. 


Existem 4 elementos principais: 


  • Seja proativo em manter bons níveis de umidade na casa durante o inverno e implemente todas as táticas de bloqueio de alérgenos durante todo o ano.
  • Use um shampoo e condicionador nutritivo de alta qualidade para o banho a cada 3 semanas que você dá ao seu Shih Tzu. 
  • Use um spray de revestimento leave-in. Um condicionador leave-in é excelente para a pelagem, mas também ajuda a proteger a pele. Isso é especialmente verdadeiro para raças como o Shih Tzu, que têm pelos opostos aos pelos. 
  • Adicione um suplemento diário de óleo de peixe ômega-3. O ômega-3 EPA e DHA de qualidade é fantástico para manter a boa saúde da pele e da pelagem, e tem a vantagem adicional de ser ótimo para o sistema imunológico e para a saúde das articulações (o que é particularmente relevante para esta raça). 


Infecções de pele Shih Tzu

Existem algumas infecções de pele diferentes que podem ocorrer. Alguns casos podem ser tratados em casa, mas outros precisarão ser tratados pelo veterinário. 


Estes são os mais comuns vistos com a raça Shih Tzu:

Eczema 

Existem muitos tipos diferentes de eczema; no entanto, em geral, isso se refere à pele inflamada e irritada crônica, geralmente se manifestando em manchas. Pode causar queda de cabelo nas áreas afetadas. Em alguns casos, haverá  um odor desagradável.


Casos menores podem ser controlados usando os métodos mencionados acima para problemas de pele mais comuns. 


No entanto, para casos moderados a graves, isso é melhor tratado pelo veterinário. Medicamentos anti-inflamatórios são frequentemente administrados e, às vezes, esteróides de baixa dose serão necessários para mantê-lo sob controle e, com sorte, curá-lo . Pode levar vários meses para ver a melhora. 


Embora o exercício seja muito importante, se o eczema for grave, você precisará limitar a exposição a temperaturas frias externas. Além disso, as altas temperaturas também são prejudiciais; portanto, se o sol estiver forte e quente, limite a exposição ao ar livre enquanto seu filhote ou cachorro estiver sendo tratado. 


Pidoerma

Esta é uma infecção bacteriana da pele que geralmente afeta filhotes. Muitas vezes aparece pela primeira vez na barriga. Haverá vergões e protuberâncias, muitas vezes com pequenas bolsas de pus. 


Acredita-se que ocorra se o sistema imunológico de um filhote ainda não estiver totalmente desenvolvido ou se estiver comprometido de alguma forma.


Os antibióticos geralmente resolvem esse problema. Durante o tratamento, pode ser útil oferecer o suplemento de óleo de peixe ômega 3 mencionado acima e banhar seu Shih Tzu com os shampoos curativos mencionados anteriormente. 


Infecções fúngicas da pele

As infecções fúngicas da pele podem ser desencadeadas por um sistema imunológico baixo; isso pode ser um problema com filhotes ou qualquer cachorro após um evento estressante. Em alguns casos, não há uma causa clara. 


Infecções fúngicas em um Shih Tzu podem ser difíceis de diagnosticar em casa, porque muitos dos sintomas imitam outros problemas de pele. Haverá coceira, que geralmente está presente em todas as condições da pele. E pode ir e vir, semelhante às alergias sazonais.


Dito isto, muitas vezes há outras pistas que podem estar presentes. Um deles é um odor estranho de mofo ou cheiro azedo que pode ser detectado mesmo logo após o banho. 


Além disso, pode haver manchas pretas na pele. 


Pode haver pelos descoloridos em certas áreas, como entre os dedos. E pode ou não haver queda de cabelo. 

Se você não tem certeza se o seu Shih Tzu tem uma infecção por fungos na pele, é melhor que seja diagnosticado pelo veterinário. O tratamento envolve um xampu antifúngico medicamentoso que contém clorexidina e cetoconazol.

Redação allshih tzu

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato