O Chow-Chow é uma das raças caninas mais antigas do mundo. A raça se originou na China por volta de 206 aC e foi criada especificamente para caçar, transportar mercadorias e montar guarda. Chow-Chow são frequentemente caracterizados por seu comportamento independente, de baixa energia e calmo, quase como o de um gato.
Ainda assim, eles são amplamente conhecidos como cães de guarda ferozes e leais aos seus donos, algumas pessoas tem medo do chow chow ser traiçoeiro, historicamente os Chow-Chows guardavam os templos budistas, e muitos acreditam que as estátuas de mármore vistas fora da maioria dos templos chineses hoje são representações dos Chow Chow. Isso significa o quão importante eles foram na defesa e proteção dos templos e nobres chineses.
Embora os Chow Chow sejam conhecidos por serem cães calmos e dóceis, eles também são freqüentemente listados como uma raça agressiva e traiçoeira propensa a morder pessoas, especialmente crianças pequenas. Os donos de Chow-Chow devem estar bem informados e cuidar adequadamente de seus Chow-Chow para evitar acidentes com mordidas de cães.
Chow-Chow requerem atividade física diária e socialização precoce com humanos porque esses cães são naturalmente inclinados a serem extremamente territoriais e desconfiados de estranhos em sua propriedade. Chow Chow podem ser companheiros muito leais e ótimos animais de estimação. Ainda assim, há um risco maior de um acidente relacionado à mordida de cachorro se o proprietário não tomar as devidas precauções.
Será que o Chow Chow é traiçoeiro?
Se você já se fez essa pergunta ou se você tem curiosidade sobre a raça, é hora de esclarecer todos os pontos que circundam esse doguinho tão lindo – e que coloca medo em muita gente.
Afinal de contas, entender os comportamentos de um animal ajuda demais na hora de ajudá-lo a viver bem. Você pode oferecer um ambiente mais adequado e, acima de tudo, pode oferecer qualidade de vida ao cão.
Se você está pensando em adotar um Chow Chow, não se preocupe. A partir de agora, vamos entender alguns pontos importantes que você precisa saber se o chow chow é traiçoeiro, será?
Chow Chow é traiçoeiro
Não, o Chow Chow não é traiçoeiro e nem bravo. Isso é o que você precisa ter em mente quando o tema vem a mesa. O Chow Chow é um cão tranquilo, calmo e com instintos, assim como qualquer outro cão, de qualquer outra raça.
Porém, o Chow Chow tem um “ar” de ser um cão traiçoeiro e que está sempre calculando o melhor momento para atacar. Mas não é bem assim.
Muito pelo contrário, na verdade. O Chow Chow é um cachorro que, quando adestrado e com uma boa socialização, pode ser extremamente dócil e carinhoso. Embora ele tenha um temperamento forte do ponto de vista de personalidade, ainda assim, sua potencial agressividade pode ser controlada.
Como é o comportamento do Chow Chow
O Chow Chow é traiçoeiro em situações de conflito e de encurralamento. Ou seja, assim como qualquer outro cão, ele tem instintos e vai se defender em situações de perigo.
O Chow Chow é traiçoeiro somente em situações propícias para a sobrevivência dele. Mas do ponto de vista de comportamento e dia a dia, o Chow Chow é um cão que pode ser muito dócil e carinhoso.
Mas para que isso aconteça, o tutor precisa aprender mais sobre a raça. Ou seja, não basta dar a melhor ração na tigela e oferecer uma caminha quentinha.
Abaixo, veja uma lista de comportamentos que o Chow Chow pode apresentar ao ser adotado:
- Um cão reservado e tranquilo;
- O Chow Chow não gosta muito de apegos;
- Um bom guardião de ambientes;
- O Chow Chow não gosta muito de pessoas estranhas;
- Brincar e correr não é com o Chow Chow;
Por que o Chow Chow é considerado traiçoeiro?
Algumas raças de cachorro tendem a ser consideradas agressivas, devido ao seu estilo, olhar e tamanho. Ou seja, as pessoas julgam a raça por aquilo que ouvem falar, e não por aquilo que a raça realmente é.
Um Pitbull, por exemplo, é um cão comum, como qualquer outro. Porém, as pessoas consideram ele um cão extremamente agressivo, devido aos maus tratos que alguns tutores cometem para deixá-los agressivos.
E com o Chow Chow, não é diferente. Algumas coisas deixam o cão realmente em evidência quando o assunto é “agressividade canina”. Entenda três pontos que fazem o Chow Chow ter a fama de bravo:
- Ele é um cão grande e forte;
- Prefere ambientes reservados;
- Não gosta muito de outras pessoas;
O que fazer para o Chow Chow não ser um cão bravo?
Ok! Até aqui, entendemos os principais comportamentos do Chow Chow e porque algumas pessoas consideram ele um cão bravo. Vimos que o Chow Chow é traiçoeiro somente em situações específicas e, principalmente, quando há um desrespeito com os instintos da raça.
Por isso, veja agora algumas dicas para melhorar a convivência e fazer o seu Chow Chow não ser traiçoeiro!
- Ensine comandos básicos a ele;
- Socialização desde filhote é importante;
- Respeite a raça e saiba o que ele gosta e não gosta;
- Gaste a energia do Chow Chow na medida certa;
- Não crie situações de estresse e ansiedade;
O que fazer se o Chow Chow for traiçoeiro?
Cães de qualquer raça têm propensão a morder com base em seus gatilhos comportamentais, como personalidade individual e socialização com humanos e outros cães. Chow Chow são mais suscetíveis a outros fatores que podem desencadear tendências agressivas. Chow Chow são altamente independentes e geralmente são leais ou estritamente apegados a uma pessoa. Colocar os visitantes da casa do proprietário ou outros estranhos em risco significativo de serem mordidos por um Chow-Chow, pois seus instintos de proteger sua propriedade e proprietários podem substituir sua personalidade dócil. Ao visitar a propriedade de um dono de Chow-Chow ou se você encontrar um Chow-Chow desconhecido, as dicas a seguir podem ajudá-lo a evitar um acidente relacionado à mordida de cachorro:
- Evite se aproximar do cachorro por trás porque os Chow Chow têm olhos fundos que limitam sua visão periférica;
- Evite contato visual direto, pois isso pode ser percebido como um desafio;
- Não jogue duro. Chow Chow não gostam de contato físico rude ou indevido; e
- Se o Chow-Chow estiver acorrentado do lado de fora, evite se aproximar porque é mais provável que os Chow-Chows se sintam ameaçados se seus movimentos forem restritos.
Também é importante observar que, ao treinar ou cuidar de Chow-Chows, eles devem receber correções verbais sobre seu comportamento. Isso ocorre porque os Chow-Chows são cães extraordinariamente independentes e orgulhosos, que provavelmente morderão ou atacarão se forem atingidos ou se mostrarem um comportamento abertamente agressivo de seu dono ou de um estranho.
As crianças são frequentemente vítimas de mordidas de Chow-Chow
Embora a tendência de crianças serem mordidas por cães tenha diminuído na última década, as crianças ainda são as mordidas mais frequentes e as mais vulneráveis a sofrer ferimentos graves devido a um ataque de cão. Como os Chow Chow têm personalidades introvertidas, eles são mais propensos a morder crianças pelos seguintes motivos :
- Crianças correndo e gritando podem desencadear os instintos de caça de um Chow-Chow;
- As crianças podem jogar muito duro;
- As crianças podem não entender a linguagem corporal agressiva do cão;
- Os adultos podem não dar atenção suficiente ao cachorro quando há crianças por perto; e
- Os movimentos bruscos e rápidos das crianças podem assustá-lo.
Conclusão
Por fim, evite situações de estresse e ansiedade. Não crie ambientes com estímulos negativos de acordo com a personalidade da raça. Isso tudo vai te ajudar a ter um Chow Chow tranquilo, saudável e amigável. Afinal, o Chow Chow é traiçoiro somente em situações específicas em que alguém tira ele do sério. Não seja este “alguém”.
Cuidar bem de um Chow Chow não é uma tarefa difícil. Porém, é fundamental entender muito bem a raça e todas as suas nuances. Caso contrário, você poderá se equivocar na construção de ambientes e até no relacionamento.
Fonte:|calljed - Portal do Dog