O seu shih tzu costuma ter fezes moles? É dos sintomas mais comuns de ida ao veterinário e não deve ser ignorado, sempre que é persistente.
Assim como nos humanos, cocô do shih tzu mole pode ser uma sinal de diarreia e pode ter diversas causas diferentes, pode ser por conta de alguma porcaria que o shih tzu comeu, mudança repentina da dieta, alergias alimentares e pode ser sintomas de outras doenças, como estresse, doenças virais ou bacterianas e até doenças crônicas.
A diarreia é um problema de saúde que costuma se resolver por si só, porém causa bastante incômodo e pode deixar o shih tzu desidratado, mole e fraco.
Um dos motivos de consulta no veterinário mais comum é sem dúvida a alteração das fezes. A qualidade das fezes demonstram-nos como está a ser feita a digestão e são um sinal importante de que algo pode não estar bem.
O que pode provocar fezes mole do shih tzu?

- Alteração na alimentação
- Ingestão de algum alimento não apropriado para cães (comida cozinhada condimentada, doces, salgados, …)
- Sensibilidade/ alergia a um elemento da alimentação
- Gastroenterite
- Parasitas ou Bactérias
- Alteração da flora gastrointestinal
- Ingestão de um corpo estranho
- Doenças específicas do trato gastrointestinal como IBD
- Doença sistémica
As fezes mole do shih tzu também podem acontecer em momentos de stress, onde não existe nenhuma causa clínica aparente.
O que devo fazer se o meu shih tzu tiver com cocô mole?
Se o seu shih tzu tiver alterações na fezes de forma continuada é essencial contactar o seu médico veterinário habitual. Dependendo do historial clínico e da anamnese realizada, o profissional decidirá qual será o próximo passo.
Quais os exames mais comuns em alterações gastrointestinais?
- Coprologia – colheita de fezes para despiste de parasitas
- Coprocultura – cultura das fezes para despiste de bactérias
- Análises gerais – alterações nas fezes pode ser um sinal clínico de uma patologia sistémica
- Análises específicas – pâncreas (despiste de pancreatite ou insuficiência pancreática)
- Ecografia abdominal – muitas vezes o exame de eleição para ser observado todo o trato gastrointestinal
- Radiografia abdominal – observação do trato gastrointestinal, muito utilizado no despiste de corpos estranhos
Laparoscopia exploratória – exploração cirúrgica do abdómen do shih tzu quando com os outros exames não é possível chegar a um diagnóstico definitivo
Tratamento para shih tzu com cocô mole
O tratamento vai sempre depender da causa que está a provocar a alteração nas fezes. Existe também casos em que este tipo de fezes são transitórias e não é necessário fazer nenhum tratamento.
Para umas fezes normais uma boa alimentação com produtos de qualidade é essencial. Tenha atenção a biscoitos ou outros snacks novos que podem também alterar as fazes!
Nos casos mais graves ou quando a diarreia dura por muito tempo, o ideal é procurar um médico veterinário para que ele veja qual a causa e o melhor tratamento para o problema.
Em casos mais leves de diarreia, alguns tratamentos caseiros podem ajudar o seu shih tzu a melhorar de forma mais rápida.
1 – Jejum
Às vezes, tudo o que um cão precisa é de um tempo para que o seu trato gastrointestinal se cure sozinho e volte a funcionar normalmente. O jejum por 12 a 24 horas permite que o sistema elimine qualquer “sujeira”, coisa ruim ou estragada que tenha causado o problema e volte a funcionar de forma normal e saudável.
2 – Dieta suave
Quando o shih tzu estiver voltando a comer, o ideal é oferecer para ele alimentos mais leves e suaves, sem temperos e de fácil digestão. Peito de frango sem pele cozido somente na água e sem tempero é uma boa dica. Ofereça para o shih tzu bem desfiado ou triturado, para não correr o risco de que ele engula pedaços muito grandes. O frango pode ser acompanhado de arroz branco (também sem tempero) ou de uma banana madura bem amassadinha.
3 – Alimentação holística
Por ajudar a facilitar a digestão e a desintoxicação, a alimentação holística é bastante indicada nesses casos. Sementes de chia e banana-da-terra ou banana-nanica também são indicadas, pois acredita-se que esses alimentos podem oferecer benefícios naturais de cicatrização do sistema gastrointestinal.
IMPORTANTE – Independente da causa da diarreia no seu cão, sempre procure um médico veterinário e fique de olho nos sintomas que o animal pode vir a apresentar.
Fonte: I Portal do Dog - brazilianpetfoods