Fotos de doenças nos olhos de cachorros - Infecção ocular canina e sinais de infecção nas estruturas circundantes são comuns. Uma aparência vermelha ou irritada geralmente indica um caso de conjuntivite (mais comumente conhecida como "olho rosa"), uveíte anterior (problema na parte interna do olho) ou glaucoma (vermelhidão na parte branca do olho, chamada esclera).
Visão geral
O veterinário deve ser consultado para diagnóstico e muitas vezes pode dizer a diferença com base na localização do olho onde ocorre a vermelhidão.
Outras partes do olho que são comumente infectadas incluem a córnea (infecção da córnea, úlceras e ceratite). A córnea também pode ser danificada por uma condição chamada olho seco canino ou ceratoconjuntivite seca.
Fotos de doenças nos olhos de cachorro
Causas comuns de infecções oculares em cães
- várias formas de bactérias
- -- úlcera/ceratite ou infecção da córnea
- -- conjuntivite
- vírus como o vírus Herpes
- glaucoma
- material estrangeiro
- irritantes nos olhos
- doença de Lyme
Se os olhos do seu cão parecerem vermelhos ou inflamados, se ele tiver uma drenagem anormal dos olhos (um pouco de umidade nos olhos é normal e saudável; você saberá o que é normal para o seu animal de estimação) ou se ele parecer ter problemas para enxergar ou para ser especialmente sensível à luz, consulte o seu veterinário para um diagnóstico.
O tratamento para uma infecção ocular canina é tópico por meio de gotas ou pomadas, prescrição ou homeopático. (veja abaixo os tipos específicos de infecção ocular e as opções de tratamento relacionadas).
As infecções oculares podem se tornar crônicas se não forem tratadas e podem causar danos permanentes se negligenciadas.
Se você acha que alergias ou algo no ambiente é a causa, você pode tentar uma solução salina de venda livre como um colírio. Se você não notar nenhuma melhora após 2 dias, consulte seu veterinário. Se você suspeitar de um tumor ocular, consulte nosso guia sobre tumores oculares caninos .
Infecção ocular canina
O revestimento externo do olho é chamado de córnea. Sua função é cobrir a íris e a pupila, protegendo o interior do olho. Se a córnea for arranhada ou se algum tipo de outro defeito se formar devido a doenças como olho seco ou pannus, ela pode ser infectada por bactérias, causando uma condição chamada ceratite canina (também chamada de infecção da córnea). Se a bactéria não for tratada precocemente, a infecção se torna mais profunda, causando uma úlcera na córnea canina que pode romper o globo ocular, resultando na remoção do olho canino.
Tratamento de ceratite canina (úlcera de córnea)
O tratamento para uma úlcera de córnea canina envolve o uso de um antibiótico tópico, como ofloxicina ou ciprofloxacina. Se o seu cão está com dor, também pode ser prescrito um medicamento específico para deixá-lo confortável. Uma abordagem para combater as bactérias é usar um soro tópico feito com o sangue do próprio cão. O tratamento requer avaliação frequente pelo seu veterinário e tratamento que pode durar semanas a meses.
Conjuntivite canina (olho rosa canino)
A conjuntivite canina ou olho-de-rosa canino é a infecção ocular canina mais comum. É uma inflamação da membrana que cobre o interior das pálpebras e a parte frontal do olho, também chamada de membranas mucosas do olho. Muitas vezes afeta apenas um olho, embora possa afetar ambos. O olho fica vermelho e inflamado. Pode haver secreção clara ou mucosa do olho. Geralmente é causada por vírus ou bactérias. Com menos frequência, pode ser causada por parasitas ou por alergias.
Cachorro Olho Rosa
Uma causa primária comum de conjuntivite canina é a irritação crônica e/ou exposição resultante de problemas anatômicos das pálpebras (entrópio, ectrópio) ou cílios (por exemplo, distíquia, triquíase). Irritação também pode resultar de dobras nasais e exposição em raças braquicefálicas, bem como exposição a produtos químicos, vento e poeira.
A conjuntivite canina não causa alteração na visão. A dor não está associada à doença e a vermelhidão é moderada a leve. Uma causa primária comum da conjuntivite canina é a irritação ou exposição crônica resultante do funcionamento incorreto das pálpebras (distíquia, triquíase) ou dos cílios. A vermelhidão também pode ser causada por problemas nasais e exposição a toxinas ambientais, como produtos químicos, vento ou poeira.
Tratamento para conjuntivite em cães
A conjuntivite geralmente é tratada com colírios medicamentosos (antibióticos). Estes são administrados várias vezes ao dia e levarão à cura da conjuntivite canina. Além disso, a causa da conjuntivite deve ser tratada. Isso pode significar a prescrição de antibióticos orais ou a administração de medicamentos para alergia.
Uma abordagem que você pode tentar em casa é limpar a secreção das pálpebras do seu cão. Molhe um pano macio e limpo ou uma bola de algodão com água morna, esprema-o e limpe suavemente a secreção ao redor de cada olho afetado. Repita duas vezes ao dia ou sempre que necessário. Você também pode tentar um esfoliante como um esfoliante para os olhos sem receita, como o Eye Clear . Os esfoliantes para os olhos têm pH balanceado e podem causar menos ardência do que a água.
Outra abordagem é ajudar seu cão a derramar algumas lágrimas. Esfoliantes para os olhos ajudam a manter as pálpebras limpas, você também vai querer lavar a superfície do olho. Uma boa maneira de fazer isso é com lágrimas artificiais , que podem ajudar a remover as partículas que podem estar causando o problema.
Para maior alívio, tente aplicar uma compressa. Cobrir os olhos do seu cão com uma compressa quente e úmida pode ser reconfortante. Aplique por 5 minutos. Enxágue o pano primeiro se estiver aplicando em mais de um olho.
A higiene pode ajudar a prevenir irritações oculares, mantendo o cabelo fora do olho. Pelos nos cantos dos olhos podem causar conjuntivite canina. Escovar o cabelo longe dos olhos também pode ajudar.
Ceratoconjuntivite seca (olho seco)
A ceratoconjuntivite seca é uma condição na qual há produção inadequada de lágrimas no olho. Os olhos ficam muito secos e as córneas podem ser danificadas. Existe também o risco de úlceras (feridas) no olho. Em alguns casos, trata-se de uma infecção crônica, que requer tratamento prolongado.
Tratamento para ceratoconjuntivite seca
A ceratoconjuntivite seca é tratada com lágrimas artificiais (colírios formulados para se assemelhar à composição das lágrimas naturais), estimulantes lacrimais e colírios antiinflamatórios. Medicamentos anti-inflamatórios orais também podem ser prescritos.
Uveíte Canina
Uveíte é uma inflamação do interior ou dentro do olho. Os sintomas incluem vermelhidão do olho, aparência turva ou pode parecer que o olho pode parecer sangrento por dentro. Os olhos do cão também podem ser sensíveis à luz (fotofobia), ter visão turva e sentir alguma dor nos olhos. A cegueira pode ocorrer se não for tratada.
As causas incluem doenças infecciosas, como blastomicose ou leptospirose, ou outras causas virais, bacterianas, fúngicas, protozoárias e rickettsiais.
O diagnóstico da uveíte canina é realizado no consultório com oftalmoscópio. Se o veterinário suspeitar de uma infecção ocular canina, ele pode optar por exames de sangue ou urina para descartar organismos infecciosos como possíveis causas.
Tratamento de uveíte para infecção ocular canina
A uveíte é tratada com colírios de esteroides glicocorticoides, como betametasona, dexametasona ou prednisolona. Esteroides orais, como a prednisona, também podem ser prescritos.
Uso de pomada para os olhos
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tirar mais proveito de sua pomada para os olhos:
- A pomada oftálmica vem em pequenos frascos porque os tratamentos geralmente não requerem tantos remédios. Ter restos de pomada também não é uma boa ideia, pois esses produtos podem ser facilmente contaminados.
- Siga as instruções! Se as instruções disserem para usar uma gota, use uma gota. Uma gota é igual a um pequeno grão de arroz.
- Se estiver usando várias pomadas ou medicamentos para os olhos, aguarde pelo menos cinco minutos entre a aplicação de cada dose. Se for administrado próximo ao tempo, a segunda pomada pode eliminar a primeira, reduzindo a eficácia.
- Para evitar que seu cão recue durante o tratamento, considere dar a medicação quando o cão estiver posicionado em um canto da sala. As guloseimas também são úteis por ter uma guloseima em uma mão e estar pronto para dar o medicamento com a outra. A pomada é preferível às gotas, pois é mais fácil aplicar uma pomada no tecido rosado do olho.
Suporte oftalmológico homeopático para cães
Depois de verificar com seu veterinário, as abordagens naturais para o cuidado dos olhos do cão contêm tintura de ervas que pode fornecer suporte adicional para o olho durante a recuperação da doença e prevenir infecções oculares em cães, além de melhorar a saúde geral dos olhos e da visão. NÃO é um substituto para cuidados oftalmológicos prescritos que tratam de infecções específicas.
Ingredientes comuns em remédios homeopáticos para olhos de cachorro incluem:
- Arctium lappa (Bardana) - erva de limpeza e eliminação e é excelente para desintoxicar os tecidos e remover substâncias indesejadas do corpo.
- Rosmarinus officinalis (Alecrim) é bem conhecido como anti-séptico/desinfetante tópico, erva analgésica com efeitos anti-inflamatórios.
- Chelidonium majus é usado para estimular o sistema imunológico, combater infecções, aguçar a visão, promover a cura e atuar como analgésico (analgésico).
- Filipendula ulmaria (Meadowsweet) Tem propriedades adstringentes, anti-sépticas e anti-inflamatórias e é excelente para acalmar e curar infecções dos olhos e da conjuntiva.
Referencia dog-health