Gestação de cachorro shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Gestação de cachorro shih tzu

A gestação de cachorro shih tzu fêmea é um período delicado que requer a atenção e cuidado do tutor  A gestação de cachorro é um período delicado que requer a atenção e cuidado do tutor

A gravidez canina é um momento bastante delicado da vida do shih tzu e requer bastante atenção do seu tutor. Apesar de ser muito especial saber que a sua shih tzu dará à luz a filhotinhos muito em breve, existe um conjunto de cuidados que o dono precisa estar atento. Além do tempo de gestação de cachorro shih tzu, é preciso buscar pessoas interessadas em adotar os filhotes, lembrar que eles terão que ficar um tempo com mãe e também todos os cuidados que uma cachorra shih tzu precisa ter durante a gravidez.

Se você está passando por isso neste momento e já está um pouco apavorado, pode ficar tranquilo que o parto de cachorro pode ser mais simples do que se imagina. Além disso, também trouxemos respostas de dúvidas frequentes.

Como saber se a shih tzu está grávida?

Gestação de cachorro shih tzu

A castração de cachorra shih tzu é um método muito utilizado para evitar a gestação canina, mas há tutores que desejam ter um filhote e vão atrás de um par para sua cadela. Após o cruzamento, os primeiros sintomas de gravidez de cachorro shih tzu são falta de apetite, aumento das mamas, ganho de peso, sonolência e também náuseas. Mas, como há inúmeros casos de gravidez psicológica canina, para ter 100% de certeza é importante ir a um veterinário para o diagnóstico oficial.

Existem vários exames que identificam a gestação canina. Um dos mais populares é a palpação, possível de ser realizado a partir do 28º dia de gravidez do shih tzu. Nesse período os filhotes ainda são muito pequenos, do tamanho de uma bolinha de gude. Além disso, também é possível fazer uma ultrassonografia canina. O exame também é válido para saber quantos filhotes de shih tzu estão sendo gerados entre 3 e 6filhotes.

Como a barriguinha da cadela shih tzu prenha demora um pouco para aparecer - cerca de 1 mês, mais ou menos -, fica difícil detectar a gravidez canina no estágio inicial. No entanto, os mais atentos conseguem perceber mudanças no comportamento do cachorro shih tzu por volta da terceira semana de gestação. Os principais sintomas de uma cadela grávida são:

  • Redução de apetite
  • Náuseas
  • Inchaço das mamas
  • Cansaço
  • Sonolência
  • Ganho de peso

QUANTOS FILHOTES OS SHIH TZUS TÊM?

Com base em nossa experiência, costumamos ver ninhadas de 3 no caso desta pequena raça de cães. Esta não é uma figura rígida e rápida. Também há casos em que o tamanho da ninhada foi de 4 ou 5 em algumas ocasiões. Se o seu cachorro shih tzu já deu à luz antes, é mais provável que o número ultrapasse três. Também descobrimos que uma pequena porcentagem de partos de Shih Tzu também requer técnicas de cesariana. Obviamente, esses devem ser realizados por um veterinário certificado.

Descobrimos que comparar os tamanhos de ninhada de diferentes raças de cães fornece resultados interessantes - de uma raça de cachorro gigante, como o pastor alemão, cujo tamanho de ninhada chega a 8, ao do cachorro Shih Tzu pode ter 3 filhotes. 

Esse fator também afeta o preço de venda. Como os níveis de crescimento populacional desta raça são menores, eles são mais caros para comprar em lojas de animais do que cães com tamanhos de ninhada maiores.

Existe teste de gravidez para shih tzu?

Sim, a verdade é que existe um teste de gravidez canina. Aliás, ele é muito parecido com o realizado por mulheres e o resultado também: uma linha é negativo e duas linhas significam que o resultado é positivo. Porém, não invente de tentar fazer sua cadela shih tzu urinar em um copinho para realizar o teste. Assim como os outros exames citados anteriormente, só um veterinário pode fazer esse tipo procedimento. Diferente dos humanos, a amostra para detectar a gestação precisa ser de sangue e não da urina. Mas, um exame de sangue comum também é capaz de identificar.

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro shih tzu?

Diferente dos humanos, a gestação de cachorro shih tzu dura cerca de dois meses. Podendo variar entre 58 e 70 dias, é geralmente no 60º dia de gravidez que a cadela entra em trabalho de parto. O desenvolvimento do filhote de shih tzu é rápido. Até o 30º dia os órgãos já estão quase todos formados. O esqueleto demora um pouco mais para ser formado, podendo ser identificado a partir do 45º dia. Se o pet não entrar em trabalho de parto após o 70º dia, é importante consultar um veterinário.

Cuidados durante a gestação de cachorro shih tzu

Apesar do conhecimento geral de que mulheres grávidas sentem mais apetite, não é recomendável aumentar a quantidade de ração oferecida à cadela shih tzu durante o primeiro mês de gestação. A partir do segundo é indicado dividir o número de refeições em pequenas porções ao longo do dia. Há rações especiais com maior valor nutritivo e que também dão mais energia para a cachorra shih tzu durante esse período.

Assim que a gravidez canina é descoberta, é importante ficar atento às datas para ter certeza que tudo está ocorrendo bem durante a gestação e que os filhotes nascerão no tempo certo. É importante fazer visitas regulares ao veterinário para obter um diagnóstico mais preciso, da mesma maneira que funciona um pré-natal.

Como funciona o parto de cachorro shih tzu?

É indicado que um veterinário acompanhe este momento, mas nem sempre é possível porque muitas vezes o próprio tutor é pego de surpresa. É importante não entrar em pânico. Caso não haja nenhum tipo de complicação, o próprio instinto da cadela shih tzu dará conta de toda a situação. Mesmo assim, é importante observar todo o processo.

Se a cachorra shih tzu já possui um canto da casa preferido, é bem provável que ela use esse espaço de "ninho" para dar à luz. Mesmo assim, o tutor pode preparar um lugar mais confortável e acostumá-la com a área até o dia do parto. Como já foi dito, muitos donos são pegos de surpresa, mas próximo ao 70º dia de gestação, é possível medir a temperatura do shih tzu para descobrir se o nascimento está próximo. Se estiver entre 36°e 37°C ou menos, o momento está chegando.

Outro sinal do trabalho de parto é o shih tzu ofegante. Se isso acontecer, não se assuste. Continue observando o comportamento do pet e chame um veterinário se achar necessário. Evite estresse durante esse momento, pois pode gerar complicações durante o parto. Caso o tutor também seja dono do shih tzu macho, é indicado mantê-lo afastado durante o nascimento para que não haja nenhum estranhamento. As fêmeas podem ficar muito ariscas durante esse período.

Na maioria das vezes a cadela shih tzu grávida consegue fazer o próprio parto sozinha  Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha

Parto de cachorro shih tzu: como ajudar?

E caso você esteja se perguntando como fazer o parto de cachorro shih tzu, nesse caso é importante ter em mente que, às vezes, não atrapalhar é a melhor forma que o tutor tem de ajudar. Em nenhuma hipótese tente empurrar ou apertar a barriga do seu shih tzu. Também não puxe o filhote caso sinta que ele esteja preso - só um veterinário pode fazer esse tipo de procedimento. Além disso, as próprias cadelas cortam os cordões umbilicais com os seus dentes e também comem a placenta. Evite colocar os cachorrinhos shih tzu para mamar assim que nascem. Na maioria dos casos, a fêmea espera que todas as crias nasçam para deitar e amamentar.

Mesmo assim, é importante ficar atento a alguns detalhes. Caso sinta que sua cachorra shih tzu esteja sentindo muita dor, entre em contato com um veterinário. O intervalo entre o nascimento dos filhotes não costuma passar de duas horas. O número de placentas também é um detalhe importante para ficar de olho. Confira se todos os filhotes nasceram com placenta, porque se alguma ficar dentro da mãe, pode haver complicações.

Os filhotes de shih tzu nascem cegos e surdos, mas pode ter certeza que eles acharão o caminho certo para se alimentarem. Além do olfato apurado, as lambidas da mãe estimulam os movimentos musculares e também a respiração de suas crias.

Como é feita cesárea em cachorro shih tzu

Apesar de não ser muito comum, em alguns casos é necessário fazer cesariana em cadelas. No entanto, essa não é uma decisão que o tutor pode tomar no dia do parto. A cachorra já precisa ter feito todo um acompanhamento veterinário durante a gestação para identificar possíveis complicações. A cesariana em cachorro ocorre quando há deformidades na pelve da mãe, estresse ou algum problema de saúde específico.

Quanto custa parto de cachorro shih tzu

A cirurgia é feita com a cachorra shih tzu anestesiada. O veterinário fará um corte que começa na púbis e vai até a região do umbigo. O corte pode variar de acordo com o tamanho da mãe e dos filhotes. O procedimento não é tão agressivo quanto parece e a cadela pode voltar para casa no mesmo dia. Já em casa, a cesárea canina precisa de cuidados básicos, como a manutenção e higiene da cicatriz. E quanto custa o parto de cachorro? O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.

6 cuidados importantes com cachorro shih tzu grávida

1) Fazer um pré-natal. Sim, a cadela grávida também precisa ter um pré-natal com direito a ultrassonografia, radiografia e acompanhamento veterinário constante durante todo o período de gestação. Essa é a melhor forma de garantir a saúde da mãe e dos filhotes.

2) Oferecer alimentação de qualidade. Por mais óbvio que pareça, a gestação de cachorro precisa de um cuidado especial com a sua alimentação, afinal, essa também é a fonte de nutriente dos bebês que vão nascer. Converse com o médico veterinário para saber quais as melhores opções de ração para a cadela grávida.

3) Aumentar a quantidade de ração do cachorro shih tzu. É importante ter em mente que durante a gestação canina, a cadela come por ela e por toda a ninhada. Se você não sabe quantos filhotes um cachorro shih tzu pode ter, aqui vai um spoiler: o número varia de 1 a 10. Ou seja, a quantidade de comida precisa aumentar!

4) Criar um ambiente tranquilo. A melhor forma de garantir que a cadela grávida terá um parto tranquilo e confortável é oferecendo o máximo de conforto possível para ela. Estresse, brigas e conflitos devem ser evitados.

5) Atividades físicas devem ser reduzidas. Como a gestação de cachorro exige bastante do organismo canino, o ideal é respeitar as limitações da sua cadelinha nesse período. Nada de exercícios físicos intensos ou passeios muito demorados na rua.

6) Procurar saber tudo sobre filhotes de cachorro shih tzu. Afinal, logo mais eles estão chegando para aumentar a família, né? Então é importante pesquisar muito bem sobre todos os cuidados que os filhotes de cachorro exigem para que não falte nada para eles.

Referencia: Patas da casastayyy

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato