Com quanto tempo pode dar banho em filhote de shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com quanto tempo pode dar banho em filhote de shih tzu

A chegada de um filhote de shih tzu em casa pode gerar muita animação e mudanças na rotina da família. Comida, remédios e brinquedos são alguns dos cuidados que os tutores mais prezam, porém o primeiro banho do filhote também é muito importante para a saúde do animal na nova casa.

Segundo a veterinária Juliana Pajosse, o primeiro banho do shih tzu na casa nova deve ser rápido e sem estresse. “O momento ideal pra dar banho no filhote de shih tzu é quando ele já estiver adaptado em seu lar e estiver sujinho.” A profissional também recomenda que seja um dia em que o cachorrinho shih tzu não sairá de casa, e alerta: “Os banhos em pet shops são recomendados somente após a completa imunização do filhote, após a liberação do médico veterinário”.

QUANDO PODE DAR BANHO EM FILHOTE DE SHIH TZU? 

Os filhotes de shih tzu possuem um organismo frágil e delicado, deixando a imunidade mais baixa nas primeiras semanas de vida. Se o banho for dado em casa, pode ser dado mesmo sem vacina, desde que o local esteja higienizado e muito limpo. Caso contrário, se o banho for dado em um petshop, é recomendado que o filhote de shih tzu só tome banho após dois meses de vida, onde já se encontram com as duas doses das vacinas necessárias para deixá-lo protegido contra doenças e bactérias.

Porém, em questões de idade o primeiro banho da vida do shih tzu deve ser feito após o desmame, aconselha a veterinária. "Caso não precise de banho com urgência, o ideal é esperar 30 dias de vida, coincidindo a não necessidade da amamentação do pet." Se o filhote for muito novinho e precisar mesmo de banho, Juliana aconselha utilizar produtos para banho a seco.

Depois disso, a escolha do dia também faz diferença. Juliana explica que deve ser um dia quente, e os produtos específicos para cães . “Shampoos neutros e específicos para shih tzu ou filhotes”, explica. Além disso, alguns outros cuidados devem ser tomados no momento do banho. “Muita cautela com olhos e ouvidos! Não jogar água diretamente no rosto para evitar que os ouvidos molhem”, e para isso, o tutor pode optar por utilizar algodão próprio para banho.

Para a secagem, hora que mais deixa os pets desconfortáveis pelo barulho e temperatura do secador, a veterinária indica que o secador seja usado na temperatura morna, e que antes o animal seja bem seco com uma toalha macia. Para Juliana, o banho ideal deve ser um momento agradável e que cause relaxamento ao animal de estimação. Para prevenir desconfortos, escovar o filhote de shih tzu sempre que possível no caso de um cão com bastante pelo é essencial para evitar a formação de nós e dor ao lavar e secar.

A chegada de um peludinho novo em casa deixa a família muito animada e todos estão prontos para dar amor, atenção e muitos cuidados para o novo integrante da família. 

Contudo, logo aparecem as preocupações com a higienização do cachorro e surge a dúvida: pode dar banho em cachorro filhote? Reunimos algumas informações para te ajudar nessa dúvida, veja a seguir:

QUANDO PODE DAR BANHO EM FILHOTE DE SHIH TZU? 

Os filhotes possuem um organismo frágil e delicado, deixando a imunidade mais baixa nas primeiras semanas de vida. Se o banho for dado em casa, pode ser dado mesmo sem vacina, desde que o local esteja higienizado e muito limpo. Caso contrário, se o banho for dado em um petshop em uma loja da s2 Pets, é recomendado que o filhote de cachorro só tome banho após dois meses de vida, onde já se encontram com as duas doses das vacinas necessárias para deixá-lo protegido contra doenças e bactérias.

CUIDADOS COM O BANHO EM FILHOTE DE SHIH TZU

Se você optou por dar banho em filhote de SHIH TZU em casa mesmo, é recomendado alguns cuidados, básicos mas que são importantes para a proteção e saúde do seu amigo.

Faça o uso da água morna, mesmo que esteja no verão;

Proteja a orelha do SHIH TZU, com algodão, mas lembre-se de tirar no final do banho;

Use shampoo e condicionador recomendado para cachorros filhotes, conte com a ajuda de um veterinário para essa recomendação;

Quando terminar o banho e começar a secagem, cuidado para não queimar a pele do seu amigo;

Deixe o filhote de shih tzubem seco sem indícios de umidade pois pode causar problemas de pele.

Referencia:

  1. https://www.s2pets.net/post/pode-dar-banho-em-cachorro-filhote
  2. https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/dicas/2019-11-15/quando-dar-primeiro-banho-no-filhote-de-cachorro.html

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato