Como tratar dermatite em shih tzu: soluções simples e eficazes para resolver esse problema. As doenças de pele em cães podem parecer problemas de saúde relativamente simples, mas você sabia que são o terceiro motivo que mais levam os shih tzu ao veterinário? O incômodo com a coceira, sintoma mais visível causado pela dermatite canina, faz o shih tzu sofrer bastante e também colabora para a formação de feridas que podem levar a quadros mais graves de infecções.
Por isso, além de contar com a competência de um(a) médico(a) veterinário(a) de confiança, também é fundamental tratar os problemas com produtos de qualidade comprovada que vão trazer tranquilidade para os donos e eficiência também para o atendimento. Afinal, saúde é coisa séria e não dá para colocar o bem-estar dos animais em risco, concorda? Confira a seguir as causas da dermatite em shih tzu, quais são as mais comuns e conheça as soluções que vão resolver de vez esses problemas!
As principais causas de dermatite em shih tzu
São muitos os fatores que provocam distúrbios de pele e pelos nos shih tzu, mas podemos elencar os mais frequentes:
- Parasitas externos;
- Situações de estresse;
- Desequilíbrios hormonais;
- Alimentação;
- Mudanças de clima;
- Herança genética.
Especialmente no inverno, o ressecamento da pele também pode significar problemas na pele dos cachorros. Então, são necessários cuidados redobrados nessa época do ano!
As doenças de pele mais comuns em shih tzu
Com tantas fontes das quais podem surgir problemas de pele em shih tzu, existem também muitos diagnósticos possíveis. Portanto, em caso de coceira constante e presença de machucados ou crostas na pele, é indispensável levar o animal imediatamente a um veterinário para que um profissional qualificado possa analisar o que está gerando tais reações e recomendar o tratamento mais seguro. De modo geral, as dermatite em shih tzu mais recorrentes são:
- Alergias às picadas de pulga;
- Atopia (tendência genética);
- Hipersensibilidade alimentar;
- Hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- Infecções bacterianas;
- Seborréia seca e oleosa.
O que causa Dermatite em shih tzu
As causas de dermatites em shih tzu podem ser diversas e vão desde insetos e parasitas à alimentação pouco nutritiva. As mais comuns são:
Predisposição genética: algumas raças, como labradores e pitbulls, por exemplo, possuem maior propensão em desenvolver a dermatite atópica, que é uma reação alérgica a coisas comuns como ácaros, pólen e poeira.
Infecção bacteriana e por fungos: são comuns e podem evoluir para condições sérias se não tratadas rapidamente. Aparecem com mais frequência em animais que possuem mais “dobrinhas” na pele, onde pode haver proliferação dessas bactérias e fungos. É preciso ficar atento a feridas avermelhadas e com pus.
Alergia alimentar: pode se desenvolver durante anos e, por isso, é difícil de ser detectada. Então, o importante é dar alimentos de qualidade e com muitos nutrientes e ingredientes naturais. Fique muito atento às dermatites e desconfie de tudo.
Estresse e excesso de lambidas: assim como pode caracterizar um sintoma de dermatite, as lambidas também podem causá-las. Por exemplo, se o shih tzu está muito estressado e começa a se lamber para tentar aliviar esse sintoma, ele pode acabar desencadeando uma dermatite. Além disso, o estresse por si só é um fator de risco, pois causa baixa na imunidade do shih tzu.
Parasitas: pulgas, carrapatos e sarna são ectoparasitas que podem causar dermatites feias. A sarna, por exemplo, é muito contagiosa e deve ser tratada de forma rápida. Já as pulgas e carrapatos, além de serem incômodos, podem causar reações alérgicas por conta da picada e das toxinas que trazem na saliva.
Produtos químicos: shampoos, sabonetes, perfumes e outros produtos utilizados na higienização dos shih tzu, se não forem próprios para pets e hipoalergênicos, podem trazer graves consequências. Por isso, utilize sempre produtos adequados e conheça bem os métodos de higienização do petshop.
Como prevenir dermatite em shih tzu
A prevenção é a melhor forma de evitar qualquer um desses problemas. Por isso, siga esses passos e previna as dermatites no seu shih tzu.
Manter o ambiente limpo: principalmente para evitar as dermatites atópicas, faça limpezas frequente do seu espaço. Isso evita, além de poeira e pólen, também os parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros. O local que o pet faz as necessidades também é muito importante que seja limpo regularmente.
Medicação em dia: as medicações e vacinas em dia previnem diversas doenças comuns em shih tzu, incluindo as dermatites ou mesmo parasitas intestinais. A visita frequente ao veterinário também é muito indicada.
Manter o shih tzu em locais controlados: essa dica é principalmente para os gatinhos, que são mais “saidinhos” e encontram outros animais. Um dos principais vetores de contaminação são animais infectados. Portanto, ao manter seu gato dentro de casa, esse risco diminui. A castração também auxilia nesse quesito.
Hidratação: também em especial para os felinos, a hidratação frequente deles é muito importante. Deixe à disposição do gatinho algumas fontes de água pela casa e deixe sempre com água fresca. As rações úmidas e molhos especiais também ajudam a manter a hidratação dos gatos.
Alimentação balanceada: cada shih tzu possui um tipo de organismo e as rações precisam ser adequadas para cada um deles. Por exemplo, gatos são estritamente carnívoros. Logo, precisam de muita proteína e isso deve ser contemplado pela ração oferecida. Alimentos que possuem grandes quantidades de corantes e outros componentes artificiais devem ser evitados.
Cuidados na hora do banho: produtos inadequados podem ser responsáveis por irritações da pele do animal. Assim, além de produtos hipoalergênicos e específicos, procure levar seu shih tzu em locais especializados em pets. Os profissionais sabem exatamente o que fazer para manter seu pet limpo, com pelagem saudável, com menos risco de proliferação de fungos, bactérias e parasitas.
Shampoo para dermatite em shih tzu
Para manter o shih tzu com a pele saudável e pelos cheios de vitalidade, escolha tratá-los com produtos que vão resolver qualquer tipo de dermatite que apareça. As soluções dermatológicas da König vão direto ao ponto e são simplesmente eficazes, restaurando a integridade da pele e dos pelos! Conheça abaixo a linha completa
Shampoo antisséptico
Esse poderoso antisséptico conta com a ação da clorexidina, substância com eficácia comprovada e recomendada por especialistas como a Professora Doutora Ana Claudia Balda:
Shampoo antibacteriano, antisseborréico e queratolítico
Este shampoo antibacteriano de amplo espectro é indicado para tratar casos de seborréia oleosa e infecções por fungos e bactérias que se estendem por uma área mais extensa.
Shampoo hipoalergênico
Quando o assunto é dermatite canina causada por alergia, a solução Hipoalersyn é ideal. O shampoo foi desenvolvido especialmente para cães e gatos que possuem pele sensível e tomam banho com frequência.
Referencia: /Gazeta do povo - konigbrasil