Se você tem um cachorro em casa, com certeza já se perguntou: “pode dar buscopan para cachorro ou Qual remédio posso dar para cachorro com dor?”. E é disso que vamos falar, detalhando os melhores medicamentos possíveis para aliviar o sofrimento do seu cachorro!
Isso porque a dor canina não deve ser tratada da mesma forma que a dor em humanos.
Dessa forma, para medicar seu cachorro, é preciso ter um conhecimento prévio sobre qual remédio para dor pode dar para cachorro. Além disso, é imprescindível a consulta com um veterinário.
Origem do Buscopan

O Buscopan é um medicamento que tem como princípio ativo a escopolamina, também chamada de hioscina. Ela é naturalmente extraída das plantas da família Solanaceae, como a Atropa belladona e a Brugmansia suaveolens, que é a mais encontrada no Brasil.
Pode dar Buscopan comprimido para cachorro?
“O Buscopan entra como analgésico de alívio rápido para o animal. Ele é extremamente seguro porque ele não mascara nenhum outro sintoma.
Como dar Buscopan comprimido para cachorro?
Cães: injeção intravenosa ou intra- muscular na dose de 0,4 mg de butil- brometo de hioscina e 50 mg de dipirona por Kg de peso corporal, correspondendo a 1 mL / 10 Kg de peso corporal. Doses máximas para cães: 1 a 2,5 mL. Buscopan® Composto pode ser novamente utilizado após 3-4 horas da primeira aplicação.
Meu cachorro pode ter comido acidentalmente um comprimido de buscopan o que pode acontecer?
Este medicamento não é comumente usado em animais de estimação, mas não tem nenhum problema de toxicidade rotulado que eu possa encontrar. Eu monitoraria até no dia seguinte.
Geralmente, com qualquer novo medicamento, pode-se esperar desconforto GI leve (vômito/diarréia)
Afinal, qual remédio pode dar para cachorro com dor?
Geralmente, os analgésicos são os medicamentos indicados para dor canina. No entanto, há muitas opções para escolher em diferentes situações.
Um exemplo é o seguinte: qual remédio dar para cachorro com dor de barriga? Nesse caso, os analgésicos podem ter reações adversas, como úlcera gastrointestinal, em caso de precisar administrar o remédio por um longo período.
No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:
- Cetoprofeno;
- Meloxicam;
- Firocoxib;
- Carprofeno;
- Enrofloxacino;
- Doxiciclina;
- Dexametasona.
Como dar remédio na boca do cachorro?
– Segure o comprimido na ponta dos dedos de uma das mãos e use esta mesma mão para segurar a mandíbula. Com a outra mão, segure o maxilar e levante a cabeça do cachorro apontando o focinho pro teto. – Abra a boca do cachorro e coloque a mão com o comprimido lá dentro o mais próximo possível da garganta..
Cachorro com dor: Qual a importância do veterinário?
Para saber qual remédio pra dor posso dar pro meu cachorro, eu preciso identificar qual tipo de dor ele sente, certo? Por isso, é preciso levá-lo ao veterinário, para através do diagnóstico desse profissional eu descobrir qual o remédio ideal para o quanto de dor o pet sente no momento.
Outro fator importante é que o veterinário irá indicar o modo de tratamento adequado para o bichinho. Confira alguns métodos!
- Manter o repouso: para dores causadas na articulação ou no músculo, é preciso ter uma restrição do exercício. Ou seja, o cachorro deve ser mantido em uma área isolada, sem locais onde ele possa subir ou pular. Além disso, você deve acompanhar o seu pet e contar com o auxílio de coleiras, impedindo que ele brinque ou corra.
- Conforto para descanso: o conforto do cachorro promove o seu bem-estar. Sendo assim, o tutor deve deixá-lo bem aconchegado em caminhas e casinhas adequadas. É preciso também manter higienização do local, para que ele não fique agitado.
- Dieta leve: uma dieta leve e de boa qualidade contribui para uma boa função na digestão do pet, reduzindo o desconforto. Em caso de dor bucal, um produto com textura mais umedecida, como os sachês umedecidos, aliviam bastante a dor.
- Aplicar calor: em alguns casos, será preciso aplicar calor, como uma compressa quente ao redor da área dolorida ou com lesão. Isso melhora o funcionamento da circulação, diminuindo a dor do bichinho.
Referencia: