Rinite em shih tzu: sintomas e tratamento - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Rinite em shih tzu: sintomas e tratamento

Os shih tzu geralmente sofrem de rinite, uma doença do trato respiratório superior que envolve inflamação das membranas mucosas nasais ou outros danos às membranas mucosas nasais. A infecção viral é a causa mais comum de rinite ou sinusite súbita em cães.

O que é rinite em shih tzu? A rinite é uma doença que afeta tanto humanos quanto shih tzu, causando congestão nasal, coriza, espirros e coceira. A maioria dos tipos de rinite é causada por inflamação e está associada a sintomas nos olhos, ouvidos ou garganta. 

Cães com narizes e crânios mais longos (como o Border Collie ou o Greyhound) são mais propensos à rinite. Além disso, raças braquiocefálicas (como bulldog ou pug) são suscetíveis a tumores induzidos pela poluição que podem causar rinite.

Existem vários tipos de rinite, entre eles:

Rinite aguda: normalmente é causada por um corpo estranho alojado na cavidade nasal do shih tzu.

  1. Rinite alérgica ou sazonal: este tipo de rinite é causado por um acúmulo de histamina no corpo como resultado de alérgenos no ar. Pólen, poeira doméstica, fibras vegetais e mofo são as substâncias alergênicas mais comuns em cães.
  2. Rinite crônica: desenvolve-se quando os desencadeadores de alérgenos não podem ser eliminados do ambiente do shih tzu ou quando o cão é regularmente exposto a eles. Em alguns casos, os cães também podem desenvolver tecido anormal na área nasal que produz inflamação e causa rinite crônica. A rinite crônica também pode ocorrer se o seu shih tzu tiver uma infecção viral aguda ou se um dente ruim estiver agravando a condição.

Ter um shih tzu com o nariz escorrendo pode ser devido a algo tão simples quanto a emoção de vê-lo. No entanto, também pode ser um problema de saúde grave. Continue lendo este artigo para saber mais sobre as possíveis causas do nariz escorrendo em cães e seu tratamento.

Diferença rinite e sinusite

Rinite e sinusite são doenças intimamente relacionadas. Ambos se referem ao inchaço; a sinusite refere-se especificamente ao inchaço das passagens nasais, enquanto a rinite refere-se ao inchaço do nariz. 

Cães com narizes e crânios longos são mais comumente afetados, como o Collie, Border Collie, Australian Shepherd, Shetland Sheepdog e Greyhound. Por outro lado, raças braquicefálicas (como o Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Pug e Boxer) são propensas a tumores induzidos pela poluição que podem causar rinite.

Sintomas de rinite em shih tzu

A rinite, como mencionado acima, é uma inflamação da cavidade nasal caracterizada por sintomas como:

  • Espirros excessivos.
  • A secreção nasal é espessa e fétida, a menos que seja causada por rinite alérgica, caso em que é clara.
  • Náusea ou vômito devido a substâncias que entram na garganta pelo nariz.
  • Esfregar ou coçar o rosto.
  • Falta de capacidade de cheirar.
  • Falta de apetite e, portanto, perda de peso.
  • Inquietação.
  • Respiração de boca aberta ou dificuldade para respirar.
  • Mal hálito.
  • Esfregar ou tocar o rosto.
  • Hemorragias nasais.

Você deve entrar em contato com seu veterinário se notar algum desses sintomas, especialmente se eles persistirem por mais de um dia. Como os cães sentem o mundo através do olfato, o nariz é uma das partes mais expostas do corpo. Se você notar que seu shih tzu está constantemente esfregando o nariz, isso pode ser motivo de preocupação. Continue lendo para saber mais sobre a rinite canina.

Causas

A rinite pode ocorrer por vários motivos. 

A causa mais comum é uma infecção viral. Os vírus parainfluenza, herpesvírus e adenovírus são os mais difundidos. Embora as infecções bacterianas sejam frequentemente um fator, uma infecção bacteriana sozinha geralmente não causa rinite. A cinomose canina é uma causa um tanto comum. Bordetella é uma causa menos comum. Se o seu shih tzu frequenta a creche, mesmo que tenha sido vacinado contra bordetella, como exige a maioria dos canis, isso ainda pode ser uma causa. A vacina bordetella não é 100% eficaz. Em geral, os cães vacinados contra a bordetella apresentam sintomas menos graves e um tempo de recuperação mais curto. Outras causas incluem:

  • Corpo estranho no nariz
  • Tumor no nariz
  • Lesão traumática
  • Vírus
  • Infecção por fungos
  • parasitas
  • Alergias
  • Complicações dentárias
  • Infecção bacteriana
  • Mudança de pigmentação ao redor do nariz

Tratamento da rinite em shih tzu

A rinite é tratada de maneiras diferentes, dependendo de sua causa. 

Se bactérias estiverem presentes, agentes antibacterianos devem ser prescritos, pelo menos por algumas semanas.

Se houver fungos, os antifúngicos são o tratamento mais adequado, também por algumas semanas. Se a infecção for grave e houver febre, muitos cães precisam de fluidos intravenosos.

Em shih tzu mais velhos, muitas vezes há crescimento e presença de tecido anormal (neoplasia) ou doença dentária, que também pode causar inflamação. No caso de neoplasia, a cirurgia é necessária para remover permanentemente o tecido anormal na cavidade nasal. No caso de doença dentária, por outro lado, o dente afetado pode precisar ser extraído.

No caso de rinite alérgica, o shih tzu deve ser mantido longe das substâncias que desencadeiam a reação em primeiro lugar. No entanto, às vezes é difícil evitar o contato com substâncias que causam alergia, que também estão se tornando cada vez mais comuns. O tratamento consiste, portanto, no controle dos sintomas, identificação do alérgeno por meio de testes cutâneos e, em alguns casos, imunoterapia, ou seja, administração de vacinas específicas.

Segundo o blog uauuauquemia devemos nos preocupar se observarmos problemas respiratórios em nossos shih tzu. Embora certas raças sejam mais suscetíveis a problemas respiratórios do que outras, as infecções respiratórias podem afetar qualquer cão.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato