A carne crua, que continua sendo usada como base da alimentação do shih tzu, aumenta o risco de contaminação por bactérias, tanto dos próprios animais quanto das pessoas que convivem com eles no ambiente doméstico
Pesquisa inédita, realizada no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), identificou, além da Salmonella spp, a presença das bactérias Escherichia coli patogênicas e Clostridium difficile nas fezes de cães que se alimentam de carne crua.
Segundo o professor Rodrigo Otávio Silveira Silva, coordenador da pesquisa, esses patógenos apresentam potencial para causar infecções em humanos, e os efeitos vão desde diarreia até distúrbios sistêmicos graves, que podem levar à morte.
O estudo também revelou, pela primeira vez no Brasil, o perfil de 400 tutores de cães e o que eles pensam sobre a alimentação de seus animais. Os entrevistados, moradores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, em Minas Gerais, foram divididos em dois grupos: o dos que oferecem ração para os cães e o dos que servem carne crua como base da dieta de seus animais.
Os dados, surpreendentes na avaliação do professor, revelaram que 70% das pessoas que oferecem carne crua aos seus cachorros o fazem por acreditar que é um alimento mais natural. Destes, 80% não veem risco de contaminação para o cão, e 95% acreditam não haver risco para humanos.
Porque o shih tzu não pode carne crua para shih tzu
Não há evidências convincentes de nenhum dos benefícios específicos à saúde reivindicados para dietas cruas, afirmam especialista.
“Percebemos que essa opção é baseada em uma questão filosófica, mas não tem fundamentação científica. As pessoas confundem, acham que os shih tzu são carnívoros, mas não são. Desde que foram domesticados, há mais de 10 mil anos, suas enzimas do trato gastrointestinal sofreram alterações. Eles ainda precisam ingerir mais proteínas, mas só a carne crua traz riscos. A própria Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais e o Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, já alertaram para os riscos dessa dieta”, afirma o professor Rodrigo Silveira.
O médico veterinário, Brennen McKenzie, da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, também acredita que a alimentação crua não passa de algo anedótico e afirma que “natural” não é sinônimo de “saudável.
“Não há evidências convincentes de nenhum dos benefícios específicos à saúde reivindicados para dietas cruas. Os poucos estudos publicados sobre alimentação crua encontraram poucos sinais ou efeitos significativos à saúde, portanto, a maioria das alegações de saúde é puramente anedótica neste momento”, afirma Mckenzie.
O veterinário americano ainda faz um alerta. “O risco mais significativo de dietas cruas é de doenças infecciosas transmitidas por alimentos. Pesquisas apontam que que doenças e a morte de gatos e cães são causadas por patógenos encontrados em dietas cruas para animais domésticos. Embora esses patógenos também possam contaminar dietas cozidas, o risco é significativamente maior para alimentos crus”.
Carne para shih tzu: carne crua ou cozida?
Embora a carne crua seja um alimento natural para um shih tzu, a resposta a esta pergunta é ambígua.
Tanto as carnes cruas quanto as cozidos têm vantagens e desvantagens. Ao tomar uma decisão, o proprietário deve entender claramente os benefícios e possíveis malefícios do método de alimentação escolhido.
Carne crua para shih tzu
- Alto valor nutricional;
- Rico em aminoácidos essenciais;
- Formação adequada do esqueleto e tecido muscular do animal;
- Prevenção da anemia – aumentando o nível de hemoglobina no sangue;
- Melhorar o estado do sistema imunológico e a resistência geral do corpo;
Perigo de infecção por helmintos e doenças infecciosas.
Para proteger a carne crua de qualidade duvidosa, você pode colocá-la no freezer por vários dias. Ovos de parasitas morrem de uma queda acentuada de temperatura.
Carne para shih tzu: carne cozida
Seguro contra parasitas e algumas doenças infecciosas;
Após o tratamento térmico, a carne perde algumas de suas propriedades úteis, diminui de volume. A carne cozida reduz a saciedade e o valor nutricional.
Importante! Ao preparar um prato de carne para um cachorro, não adicione sal e outras especiarias picantes. Os aditivos alimentares na composição dessa carne afetam negativamente a condição do fígado do cão.
Benefícios e malefícios de diferentes tipos de carne
A alimentação com carne de boa qualidade garante o normal funcionamento do organismo do shih tzu:
- Apoia o trabalho dos órgãos internos;
- Melhora a condição da pelagem e da pele;
- Contribui para a formação adequada do tecido ósseo e muscular;
- Serve como fonte de energia.
Entre as variedades de carne, destacam-se aquelas que são preferíveis para serem introduzidas na dieta de um animal de estimação.
Alimentar um shih tzu com carne natural de alta qualidade é muito caro. Ao comparar as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de carne, o proprietário pode escolher a opção mais preferível, tendo em conta os benefícios para o seu animal de estimação.
Importante! Qualquer que seja o tipo de carne que você escolher para o seu shih tzu, é melhor que este pedaço de carne não contenha uma camada de gordura.
A gordura não é totalmente absorvida pelo corpo dos shih tzu, seu consumo excessivo provoca o desenvolvimento de doenças do trato digestivo.
O shih tzu pode comer carne bovina
Carne bovina
Essa é a fonte mais inofensiva de proteínas animais para o shih tzu. A principal vantagem deste tipo de carne é o seu baixo teor de gordura.
Como consequência, quando um shih tzu come carne, o fígado do shih tzu não fica sobrecarregado. Conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de carne:
- Ótimo para filhotes começarem a se alimentar
- A carne bovina é um dos tipos de carne mais adequados para um shih tzu.
O shih tzu pode carne de porco crua
Menos recomendado para shih tzu. Carne excessivamente gordurosa tem um efeito ruim sobre a condição do fígado do cão, carrega o sistema digestivo.
Importante! A carne de porco é infectada com helmintos e vírus com mais frequência do que outros tipos de carne.
Conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de carne:
- Uma alternativa aos tipos de carne mais caros;
- Para a prevenção de doenças de pele e más condições da pelagem, cortes de carne de porco de alta qualidade com uma pequena camada de gordura podem ser úteis para os shih tzu.
- Carne gordurosa, mal absorvida pelo organismo do cão, pode causar doenças do trato digestivo;
- Perigo de infecção por vermes ou vírus que são encontrados exclusivamente no corpo dos porcos.
Conclusão: Não recomendado ou exclusivamente fervido.
Carne para shih tzu: recomendações gerais
Alimentar o seu shih tzu exclusivamente com carne não é a melhor solução.
A quantidade diária de comida é melhor dividida em várias refeições durante o dia. Shih tzu adultos são alimentados 2 vezes ao dia, filhotes com mais frequência – até 6 vezes ao dia.
Um novo tipo de carne deve sempre introduzido gradualmente. É necessário monitorar a condição do animal de estimação para observar a manifestação de reações alérgicas: indigestão, deterioração da pele e da pelagem
- Ao oferecer carne a um shih tzu, é melhor dar em pedaços grandes que precisam ser mastigados.
- Se o shih tzu deixar comida na tigela, isso é motivo para reduzir a porção individual.
- Você precisa desparasitar regularmente seu animal de estimação
O principal processo de digestão começa no estômago do shih tzu, que contém um alto nível de acidez.
Graças a esse recurso, a comida de carne é melhor absorvida pelo shih tzu. E é a carne que deve compor a maior parte da dieta diária do pet.
Para satisfazer de forma segura e completa as necessidades do seu shih tzu, o dono deve estudar a fundo o assunto.
Assim, conhecer os benefícios e possíveis malefícios dos vários tipos de carne, decidir se deve alimentar o cão com carne cozida ou exclusivamente crua, e também levar em consideração levar em conta as recomendações de especialistas em padrões de alimentação.
Referencia: