Nos tempos de nossos pais e avós, as técnicas de diagnóstico à disposição dos veterinários eram escassas. Não havia ressonância magnética, endoscopia e boa parte dos exames laboratoriais que hoje investigam minimamente os tecidos dos nossos shih tzu à procura de irregularidades no problema de saúde. Pouco se podia fazer para prevenir doenças infecto-contagiosas. Cirurgia e anestesia eram procedimentos arriscados demais para serem realizados rotineiramente.
Curiosamente, apesar de tanta limitação e desconhecimento, nossos pais e avós vivem comentando que a saúde dos cachorrinhos da época deles dava de dez a zero na saúde delicada de muitos dos cães e gatos da atualidade, que parecem adoecer com qualquer coisinha.
Pessoalmente, acredito que o grande inimigo do bem estar, da saúde e da longevidade é o estilo de vida que os shih tzu passaram a ter de duas décadas para cá. De casas, onde tomavam sol e se exercitavam livremente, passaram a viver em apartamentos cada vez menores. Hoje sabemos que o contato dos pés descalços com a grama e terra proporcionam amplos benefícios à saúde através da troca constante de elétrons. De comida caseira preparada com alimentos frescos e sem a carga de agrotóxicos que temos hoje, passaram a comer uma dieta industrialmente processada à base de milho e soja transgênicos. Tomavam menos banhos e sempre em casa com sabonete de barra. Hoje, batem ponto semanalmente em pet shops, onde são tratados com uma infinidade de produtos químicos: condicionadores, tonalizantes, perfumes, hidratantes.
Como evitar que o shih tzu tenha problema de saúde
Confira nossas dicas e transforme o estilo de vida do seu shih tzu. Da mesma forma como aconteceu com a gente, você vai descobrir que oferecer ao seu peludo uma dieta caseira natural é apenas o primeiro passo para uma vida integralmente saudável.
Exercícios físicos regulares
Shih tzu têm instinto de caça e não dispensam um bom passeio. A atividade física regular intensifica o vínculo cão-tutor, fornece estímulo mental, tonifica os músculos, lubrifica as articulações, previne diabetes e obesidade, acalma e socializa o cão e, de quebra, esvazia a bexiga e estimula a sede, o que também ajuda a prevenir doenças, como cistite e formação de cálculos urinários.
A importância da saúde oral
Estudos mostram que a partir dos 3 anos de idade, 80% dos cães e dos gatos terá algum grau de doença periodontal (o “tártaro”), que causa mau hálito, gengivite e em casos mais extremos, dor e perda dos dentes. Some-se a isso o fato de que a bactérias do tártaro são super patogênicas (perigosas) e geram inflamação sistêmica, danificando precocemente os rins e o coração.
Os riscos da radiação
Com os modernos aparelhos de radiografia da atualidade, a quantidade de radiação liberada em uma radiografia é possivelmente insignificante para o shih tzu submetido a esse exame. Mesmo assim, atente para o fato de que a radiação se acumula no corpo. Não dá para calcular quanto de radiação é suficiente para desencadear processos degenerativos e até câncer nos animais e nas pessoas.
Vitamina D e exposição ao sol
Hoje sabemos a vitamina D, aquela obtida através do contato direto da nossa pele com o sol, é de uma importância fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial, do sistema imunológico.
Água de qualidade
De longe, a água é o nutriente mais importante para o organismo. Ao perder míseros 10% de água, o corpo de um homem, o shih tzu entra em desidratação severa e fica à beira da morte.
Oportunidades de urinar
Não basta ingerir bastante água de qualidade. É preciso urinar sempre que se tem vontade, o máximo de vezes ao dia. É isso que nossos médicos nos dizem, não é mesmo? Com os shih tzu deve valer a mesma regra se desejamos prevenir a ocorrência de dolorosos cálculos urinários e infecções de bexiga.
Maneire nos anti-pulgas e carrapaticidas
Como diz a veterinária norte-americana Dra. Karen Becker, “Só porque um composto é aplicado ou usado na pelagem do seu pet não significa que seja seguro. Lembre-se: o que é aplicado na pele do animal, também entra no organismo por absorção através da pele ou por ingestão quando o bicho se lambe”.
Os Shih Tzus são brincalhões, amigáveis e leais a seus donos. Sua pequena estatura e expressão calorosa fazem desta raça a favorita entre os donos de animais. Seu Shih Tzu é um cão de companhia que foi criado para ser sociável e alerta. Esta raça fofa e feliz é rápida em cumprimentar outros cães. É uma companhia constante, mas você provavelmente já percebeu que é teimosa e gosta de seguir seu próprio caminho.
Problemas de saúde que o shih tzu pode ter
Shih Tzu são mais vulneráveis a certas doenças do que outros cães. Todos os cães estão predispostos a desenvolver certos problemas devido à sua criação. Shih Tzus não são excepção. Se você é o orgulhoso proprietário de um Shih Tzu, estas são as preocupações de saúde mais comuns com as quais você deve estar familiarizado:
- Doença de pele.
- Doença nos olhos.
- Doenças genéticas.
- Lacrimejamento constante.
- Síndrome da braquicefalia.
- Úlcera na córnea.
- Doenças renais.
- Dermatofitose.
Alergias e condições de pele
Os proprietários de Shih Tzu precisam estar cientes de que a raça é sensível a alérgenos e tende a desenvolver alergias que se apresentam com coceira, irritações na pele e dermatites. É recomendável ficar de olho na saúde da pele do seu cão em todos os momentos.
Algumas alergias podem ser bem controladas com preventivos regulares, uma dieta específica e/ou xampus ou espumas medicinais. Como há uma variedade de coisas que podem causar problemas de pele em um cão, é necessário evitá-los antes que ocorram, pois cada cão reagirá de maneira diferente a tudo em seu ambiente.
problemas de ouvido
Como muitos cães com orelhas caídas, o Shih Tzu é muito suscetível a infecções de ouvido. Estes podem ser desencadeados por alergias, doenças subjacentes ou simplesmente por muita umidade no canal auditivo, de modo que algumas infecções de ouvido são evitáveis, enquanto outras, uma causa subjacente, podem não ser facilmente identificadas.
Limpar as orelhas do seu shih tzu regularmente pode ajudar a prevenir algumas das coisas que levariam a uma infecção, mas também permite que você verifique o interior da orelha em busca de sinais de problemas.
Problemas respiratórios
Síndrome Braquicefálica Obstrutiva das Vias Aéreas (BOAS)
Como outras raças de cabeça curta (braquicefálicas), os Shih Tzu costumam ter problemas respiratórios devido ao formato de sua cabeça, rosto e vias aéreas. Suas vias aéreas superiores são muito estreitas, o que dificulta a respiração.
Raças de cães com Síndrome de Obstrução das Vias Aéreas Braquicefálicas (BOAS) podem ter problemas para regular a temperatura corporal, por isso é aconselhável evitar passear com eles em altas temperaturas - em vez disso, tente passear com seu Shih Tzu no início da manhã ou no final da noite, quando o ar está mais frio .
Além disso, o BOAS pode levar a problemas secundários resultantes do aumento das demandas do coração e dos pulmões, portanto, o excesso de exercícios deve ser evitado sempre que possível.
Casos moderados a graves têm um impacto imenso no bem-estar do animal, pois os deixam com falta de oxigênio e isso se torna uma questão relevante de bem-estar animal se não for tratado. Existem cirurgias disponíveis para tornar as vias aéreas mais amplas, no entanto, esforços devem ser feitos para não criar cães cujas vias aéreas sejam muito estreitas para viver confortavelmente.
Colapso da traqueia
Outro problema das vias aéreas que pode ocorrer no Shih Tzu é o colapso da traqueia (traqueia). A cartilagem que dá forma à traqueia pode enfraquecer e achatar a estrutura. A respiração do cão ficará difícil e pode se tornar um risco relevante para a saúde. Para casos graves, existe uma cirurgia corretiva disponível.
Problemas oculares
catarata
Os olhos grandes e sensíveis de um Shih Tzu podem fazer com que a raça tenha problemas de visão e sua genética também pode tornar essas condições mais comuns do que em outras raças. Uma condição observada com mais frequência em Shih Tzu é a catarata, um distúrbio hereditário que faz com que o olho fique nublado, o que pode afetar significativamente a visão do seu cão.
Essa condição também pode se desenvolver à medida que o cão envelhece ou como resultado de outra condição de saúde, mas os sintomas permanecem os mesmos. Sinais comuns incluem:
- Nublado do(s) olho(s)
- Descarga excessiva do olho
- Sensibilidade a luzes brilhantes
- Dor causada pela causa subjacente
- Perda de visão
Você deve sempre entrar em contato com seu veterinário se seu animal de estimação apresentar algum desses sintomas, para que ele possa receber o tratamento adequado.
Atrofia Retiniana Progressiva
A Atrofia Progressiva da Retina é uma doença degenerativa que afeta as células da retina que eventualmente leva à cegueira. É uma condição genética que não possui gatilhos externos, medidas preventivas eficazes ou tratamento, portanto, ajudar seu cão a se adaptar a uma vida sem visão é a melhor coisa a fazer depois de diagnosticado.
Olho Seco
Outros distúrbios oculares a serem observados em um Shih Tzu são “olho seco” (ceratoconjuntivite sicca, KCS) e entrópio, que é quando as pálpebras se voltam para o olho. Ambas as condições trazem danos à córnea e podem levar a ulcerações no olho.
Lesões oculares
Outra coisa a respeitar é a posição e o tamanho dos olhos do Shih Tzu e como eles se encaixam nas órbitas. Por um lado, seus olhos esbugalhados são mais propensos a lesões e, às vezes, o fechamento adequado das pálpebras não é possível devido à anatomia dos olhos do Shi Tzu.
Novamente, isso deixa seus olhos mais vulneráveis, portanto, lembre-se disso durante as caminhadas, pois você poderá ajudar a evitar alguns ferimentos nos olhos, certificando-se de que eles se mantenham no caminho.
Proptose
Outra condição infelizmente comum no Shih Tzu é algo chamado proptose. Este é o deslocamento do globo ocular para fora de sua cavidade e as pálpebras se fechando atrás dele. Quando isso acontece, é uma emergência absoluta e precisa ser visto por um veterinário imediatamente.
problemas articulares
Displasia do quadril
A displasia da anca é um problema de saúde genético comum e doloroso visto em Shih Tzu. Esta condição ocorre quando as articulações do quadril de um cão se desenvolvem de forma anormal, o que pode ter diferentes indicações dependendo da gravidade.
A única maneira de prevenir essa condição é garantir que cães com displasia de quadril não sejam criados, com vários testes capazes de determinar a saúde do quadril de um cão antes que o proprietário tome a decisão de procriar.
Luxação da Patela
A luxação da patela ocorre quando a rótula sai de sua posição normal no sulco do osso da coxa. É considerada uma condição hereditária em cães pequenos e pequenos e, portanto, é evitada com uma criação responsável. Também pode ser causado como resultado de uma lesão, portanto, se o seu cão desenvolver uma luxação da patela, muitas vezes não é evitável.
problemas hormonais
hipotireoidismo
Uma das doenças hormonais frequentemente encontradas em Shih Tzu é chamada de hipotireoidismo. Afeta a glândula tireoide do cão e resulta na falta de tiroxina, hormônio que controla o metabolismo do cão. Os sinais desta doença são perda de cabelo, pelagem opaca e fina, áreas enegrecidas da pele, letargia, menos vontade de se exercitar e ganho de peso.
Esta doença não deve ser deixada sem tratamento, pois afeta a qualidade de vida do cão. Cães diagnosticados com esta condição precisarão tomar medicação oral para o resto de suas vidas.
Doença de Cushing
A doença de Cushing é uma condição causada por um tumor em uma das duas glândulas importantes encontradas na base do cérebro, que resulta na produção excessiva do hormônio do estresse cortisol. Às vezes pode ser difícil diagnosticar a condição, pois seus sintomas podem ser leves, mas uma vez diagnosticados, o veterinário trabalhará em um tratamento dependendo da gravidade da condição.
problemas de fígado
O Shih Tzu é mais provável do que outras raças de ter um distúrbio hepático chamado shunt portossistêmico (PSS). Esta condição também pode ser referida como um shunt hepático e significa que o sangue que normalmente entra no fígado (para filtrar quaisquer toxinas) contorna o fígado através de uma conexão ou veia anormal. Isso pode causar sérios problemas, como crescimento atrofiado devido à falta de energia necessária para o desenvolvimento adequado.
Muitas vezes, a cirurgia é necessária para fechar a derivação, mas seu cão precisará ser estabilizado antes de receber este tratamento. Às vezes, medicamentos e dieta podem ajudar a aliviar os sintomas.
Referencia: