Tosar shih tzu no verão diminui o calor? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tosar shih tzu no verão diminui o calor?

Um petshop bem avaliado é a melhor opção na hora de tosar o shih tzu e a busca por um bons profissionais é ainda maior quando chega o verão, já que as altas temperaturas também podem ser sentidas pelos shih tzu. Inclusive, muita gente pensa que tosar shih tzu nessa época alivia o calor. Mas será que isso é verdade? 

Bom, nós humanos regulamos a nossa temperatura através da própria pele, liberando o suor que ajuda a refrescar. O caso dos shih tzu é um pouquinho diferente: eles não transpiram e nem sentem calor na pele! 

Afinal, pode tosar shih tzu no calor?

Quando chega o calor, os tutores vão logo pesquisar um “petshop perto de mim para shih tzu” para eliminar a pelagem do pet, pois acreditam que isso vai trazer mais alívio para o shih tzu com calor. No entanto, enquanto nós fazemos a termorregulação através do suor da pele, nos cães e gatos esse processo é feito exclusivamente na boca, barriga e almofadas das patas. Ou seja, o calor deles é só nessas áreas! Por isso é tão comum encontrar os cães com a língua para fora e os gatos com as patinhas esticadas.

Acontece que a pelagem serve para proteger a pele do shih tzu, que é mais sensível que a nossa (por isso ela carrega esse tom de rosa e é mais suscetível a feridas e alergias do que a gente). Portanto, não pense que o famoso “banho e tosa verão” será a solução ideal para refrescar os bichinhos - muito pelo contrário.

Banho e tosa shih tzu: aparar pelos no verão alivia essa e outras raças?

Durante o verão, tosa Shih Tzu é a mais buscada nos pet shops e sim: essa é uma raça que pode ser tosada no calor! Mas essa deve ser uma tosa higiênica e cuidadosa, evitando cortar o subpelo da raça, que age como um isolante térmico e protetor da pele desses pets no verão. Além do Shih Tzu, são outras raças que podem ser tosadas no calor:

  • Yorkshire;
  • Golden Retriever;
  • Border Collie;
  • Lulu da Pomerânia;
  • Bichon Frisé
  • Cocker Spaniel;
  • Poodle;
  • São Bernardo.

No caso dessas, você pode sim se perguntar “qual o pet shop mais perto de mim”. Mas não se esqueça de ver a avaliação do lugar se certificando sobre a tosa higiênica, pois ela é muito importante para fazer a manutenção da pelagem da barriga e almofadas das patas do shih tzu (locais que tendem a regular o calor). Ou seja, removendo o acúmulo dessas áreas, fica mais fácil deles se refrescarem. Além disso, ela evita o acúmulo de pelos e até de sujeiras que impregnam na pelagem do animal. 

O shih tzu peludo sente mais calor? 

Algumas raças como Husky Siberiano, Chow Chow, Maltês e Schnauzer não podem ser tosadas. A pele desses cães é tão delicada que qualquer contato externo já pode desencadear uma alergia em cachorro, dermatite e até alopécia, condição que causa falhas na pelagem. Por isso, essas raças não podem ser tosadas. 

Sem o pelo, que funciona como uma proteção, eles ficam expostos a qualquer agente externo, incluindo o sol, gerando até queimaduras. Se você tem um desses em casa, evite o pet shop mais próximo para uma tosa (banhos estão liberados!).

Além do shih tzu tosado, oferecer bastante água refresca os pets

Não é só a tosa: existem várias formas de aliviar o shih tzu com calor! Para mantê-los refrescados, por exemplo, invista em petiscos e picolés naturais feitos com banana, maçã, melão, pêra e outras frutas liberadas. Além disso, deixe bastante água fresca disponível e, se possível, com cubos de gelo (o que também vai mantê-los hidratados). 

Afinal, o calor dos shih tzu não é na pele, mas sim na língua e almofadinhas das patas. Falando nisso, é interessante umedecer as patinhas com água fria para refrescar ainda mais. Ração úmida e geladinha também é outra opção de como cuidar de cachorro no verão. Quanto ao ambiente, deixe as janelas abertas e o ventilador ligado.

Referencia:

patas da casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato