12 maneiras de prevenir e tratar pulgas e carrapatos em shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

12 maneiras de prevenir e tratar pulgas e carrapatos em shih tzu

Pulgas e carrapatos podem ser irritantes e perigosos para nossos shih tzu. Esses parasitas irritantes podem causar muitos desconfortos e até levar a problemas de saúde em shih tzu. 

Existem muitas maneiras de evitá-los!

Considere o uso de produtos de prevenção contra pulgas e carrapatos para repelir e matar pulgas e carrapatos.

Esses produtos vêm em diferentes formas, como Remédio de Pulga e Carrapato para Cachorro, coleiras e medicamentos orais, e funcionam  matando e repelindo pulgas e carrapatos .

Os Remédio de Pulga e Carrapato para Cachorro são realmente fáceis de usar. Basta  aplicá-los diretamente na pele do seu shih tzu, o que pode ser eficaz por até um mês. Esses produtos contêm produtos químicos potentes como  imidaclopride e  fipronil que matam pulgas e carrapatos em contato. 

As coleiras são outra opção que pode funcionar por até oito meses. Eles  liberam substâncias químicas que repelem e matam pulgas e carrapatos , para que seu shih tzu esteja sempre protegido.

Os medicamentos orais também são eficazes e geralmente são  administrados na forma de comprimidos ou comprimidos para mastigar. Eles contêm produtos químicos como lufenuron e spinosad que perturbam o sistema nervoso de pulgas e carrapatos, matando-os efetivamente. 

Observe que alguns produtos podem não ser seguros para: 

  • cachorros
  • cães grávidas ou amamentando
  • cães com certas condições médicas .

Regularmente banhar e escovar o seu shih tzu.

Dar banho em seu shih tzu com  xampu repelente de pulgas e carrapatos pode ser uma ótima maneira de  matar qualquer praga que já esteja em sua pele e pelo. Não  exagere no banho. Demasiado pode secar a pele do seu shih tzu e remover os óleos naturais que ajudam a proteger contra pragas.

Use um  pente para pulgas para  cuidar eficazmente  do seu shih tzu e eliminar pulgas e carrapatos. Esses pentes têm  dentes bem espaçados que podem capturar pragas escondidas no pelo do seu shih tzu. 

Concentre-se no pescoço, nas orelhas e na cauda do seu cão ao banhá-lo, porque é onde as pulgas e os carrapatos se concentram mais. 

Aspire sua casa regularmente.

Esses parasitas irritantes adoram  colocar seus ovos e larvas em áreas como:

  • tapetes
  • tapetes
  • roupa de cama
  • e outros móveis macios em sua casa

Mas ao aspirar regularmente, você pode  remover esses ovos e larvas antes que eclodam e causem uma infestação total.

Usar um aspirador com sucção forte e  uma barra batedora é essencial para agitar as fibras do carpete e puxar o máximo de detritos possível. Aspire todas as áreas onde seu shih tzu passa o tempo , incluindo o seguinte: 

  • tapetes
  • caixote
  • tapetes
  • estofamento
  • e roupa de cama.

E não se esqueça das áreas ao redor dos rodapés - pulgas e carrapatos também podem se esconder nessas áreas!

Lave e troque a roupa de cama do seu shih tzu com frequência.

O número 4 é importante - lavar a cama do seu sih tzu regularmente! 

Você vê, pulgas e carrapatos adoram  botar ovos e se esconder em lugares aconchegantes como a cama do seu shih tzu.

Lave-o regularmente com água quente pelo menos uma vez por semana, para que não  cause uma infestação total . Eles não aguentam o calor, então a água quente ajuda  a matar pulgas, carrapatos ou ovos que possam estar presentes.

Mas isso não é tudo! 

Não se esqueça de  lavar cobertores, toalhas e outros itens que seu shih tzu usa. 

Trate seu quintal com um spray de quintal para matar quaisquer pragas que possam estar presentes e reduzir o risco de infestação.

Pulgas e carrapatos também adoram se esconder e se reproduzir em espaços ao ar livre como seu quintal, especialmente em áreas com grama alta ou áreas arborizadas. Portanto, é essencial  tratar seu quintal com um spray de jardim projetado especificamente para matar pulgas e carrapatos.

Ao escolher um spray para jardim,  escolha um seguro para animais de estimação e siga cuidadosamente as instruções do fabricante. Também é essencial fazer  a manutenção do gramado cortando-o regularmente ,  removendo quaisquer detritos ou folhas mortas e  aparando arbustos ou plantas crescidas demais que possam servir de abrigo para pulgas e carrapatos.

Verifique regularmente o pelo e a pele do seu shih tzu.

Preste atenção nas áreas ao redor do pescoço, orelhas e cauda para detectar a infestação precocemente e evitar que ela se torne um problema maior.

Você também deve ficar  atento à sujeira da pulga , basicamente cocô de pulga que se parece com pequenas manchas pretas no pelo do seu shih tzu.

Remova todas as pulgas ou carrapatos imediatamente da pele do seu shih tzu. Não se esqueça de  descartá-los adequadamente para evitar a reinfestação.

Fique atento aos  sintomas comuns , como: 

  • coceira
  • vermelhidão
  • ou queda de pelo.

Use uma ferramenta de remoção de carrapatos para remover pulgas e carrapatos de seu shih tzu.

Remover os carrapatos o mais rápido possível é vital para minimizar o risco de seu shih tzu adoecer devido a qualquer doença que o carrapato possa transmitir.

Usar uma ferramenta de remoção de carrapatos é a melhor maneira de  garantir que você remova o carrapato e  não deixe nenhuma de suas peças bucais para trás na pele do seu shih tzu. 

Para usar a ferramenta,  pegue o carrapato o mais próximo possível da pele do seu shih tzu e puxe-o para fora. Evite torcer ou apertar o carrapato , pois isso pode fazer com que suas peças bucais se quebrem e fiquem incrustadas na pele do shih tzu, levando à infecção.

Limpe a área com álcool ou sabão e água depois de remover as pulgas e carrapatos. Você também pode guardar o carrapato em uma jarra ou saco plástico se o veterinário precisar identificar ou testar a espécie em busca de alguma doença.

Use luvas ao remover carrapatos de seu shih tzu para protegê-lo de possíveis doenças transmitidas por carrapatos. 

Trate toda a sua casa para se livrar de pulgas e carrapatos em caso de infestação.

Pulgas e carrapatos adoram botar seus ovos em quase qualquer lugar da casa, o que pode levar a um  ciclo interminável de infestação , mesmo que você trate seu shih tzu.

Para quebrar esse ciclo, é essencial cuidar de toda a casa . Isso significa usar  sprays ou nebulizadores para remover pulgas e carrapatos, lavar roupas de cama e aspirar tapetes e móveis para remover ovos e larvas. 

Chame um serviço de extermínio profissional para garantir que todas as pragas desapareçam para sempre em caso de infestação severa. 

Use remédios naturais.

Se você deseja um remédio popular para prevenir pulgas e carrapatos em cães, tente adicionar vinagre de maçã à água do seu shih tzu. O vinagre pode alterar o equilíbrio do pH da pele do seu shih tzu,  tornando-o menos atraente para as pragas .

O vinagre de maçã pode ser útil, mas  não deve ser a única medida preventiva que você usa. Os produtos de prevenção contra pulgas e carrapatos ainda são a maneira mais eficaz de proteger seu shih tzu contra infestações.

Alguns shih tzu podem ser sensíveis ao vinagre de maçã. Eles  podem sentir dores de estômago se muito for adicionado à água. 

Use a prevenção de pulgas e carrapatos em outros animais de estimação.

Se um animal de estimação em sua casa tiver pulgas ou carrapatos, outros animais de estimação provavelmente serão infectados. Você pode usar os mesmos produtos de prevenção de pulgas e carrapatos em seus animais de estimação. 

Ainda assim, é fundamental  seguir as instruções do rótulo do produto quanto à dosagem e forma de aplicação adequadas para cada animal. Diferentes animais de estimação podem exigir diferentes doses ou métodos de aplicação, por isso é essencial ler atentamente o rótulo.

Compreenda os riscos e tome as medidas adequadas para proteger o seu shih tzu.

Esses parasitas irritantes podem transmitir doenças como: 

  • doença de Lyme
  • febre maculosa
  • Erliquiose

Essas doenças podem causar problemas graves, como:

  • dor nas articulações
  • febre
  • dano de órgão
  • ou morte.

Portanto, é muito importante ficar atento aos sinais dessas doenças e tomar medidas para proteger seu shih tzu. 

Consulte seu veterinário imediatamente.

Seu veterinário pode  dar recomendações personalizadas sobre os melhores produtos de prevenção de pulgas e carrapatos para seu shih tzu. Eles podem ser baseados em suas necessidades específicas, especialmente aqueles cães com problemas de saúde pré-existentes. 

O veterinário pode te ajudar: 

  • identificar os sinais de uma infestação
  • faça exames de sangue para verificar se há doenças transmitidas por carrapatos
  • e prevenir um alto risco de doenças transmitidas por carrapatos.

Resumo

Pulgas e carrapatos são parasitas irritantes que podem causar muitos desconfortos e problemas de saúde para os shih tzu. É importante tomar medidas proativas para proteger seu amigo peludo dessas criaturas. Você pode começar usando produtos de prevenção contra pulgas e carrapatos, mantendo seu shih tzu limpo e verificando regularmente se há sinais de infestação. Mantenha seu cão seguro e saudável por muitos anos!

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato