Descolamento de retina em shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Descolamento de retina em shih tzu

Proprietários de um animal de estimação braquicefálico como o shih tzu (ou seja, de face achatada) precisam estar cientes de certas condições oculares e distúrbios oculares que comumente se desenvolvem nessas raças. Shih tzu, em particular, são propensos a problemas oculares, por causa de suas cavidades oculares rasas e menos protetoras. 

Com esses olhos protuberantes, surge o potencial para uma condição chamada descolamento de retina. Se você é um orgulhoso proprietário de shih tzu, continue lendo para saber mais sobre essa condição.

O que é descolamento de retina em shih tzu?

Primeiro, vamos aprender sobre as partes dos olhos. A retina é uma camada de tecido fino e sensível à luz que reveste a parte de trás do globo ocular do seu cão. Quando seu animal de estimação olha para um objeto, os raios de luz entram no olho e são focados na retina através da córnea, pupila e cristalino. A retina então converte os raios de luz em impulsos que viajam através do nervo óptico até o cérebro, que os interpreta como imagens.

Quando a retina se desprende da parte de trás do globo ocular, o problema deve ser tratado imediatamente, ou pode resultar em cegueira permanente. Normalmente, o descolamento da retina está associado a uma condição médica subjacente, portanto, a condição médica também deve ser tratada. 

Quais são os sinais de descolamento de retina em shih tzu?

Os sinais de descolamento de retina podem variar, com base na causa do descolamento. Um shih tzu que sofre de descolamento de retina pode apresentar:

  • Visão prejudicada ou cegueira total
  • Pupilas dilatadas
  • Vasos retinianos visíveis
  • Esfera inchada

Você pode ver outros sinais, dependendo da condição médica subjacente do seu animal de estimação. Se tiverem uma infecção viral ou bacteriana primária, febre, letargia e anorexia podem estar presentes. Se o trauma causou o descolamento da retina do seu shih tzu, você pode ver lacerações faciais e outras lesões. 

Lembre-se de que detectar o descolamento de retina em seu shih tzu pode ser difícil. Os cães tendem a esconder bem a deficiência visual e podem compensar rapidamente a perda de visão, especialmente se perderem a visão em apenas um olho. E, como os shih tzus já têm olhos esbugalhados, pode ser difícil distinguir se o orbe está inchado ou não.

O que causa descolamento de retina em shih tzu?

Condições oculares hereditárias podem causar descolamento de retina em shih tzus de qualquer idade. Por exemplo, em uma condição chamada displasia vitreorretiniana - o gel vítreo é encontrado na parte posterior do olho, intimamente aderido à retina - ocorre um desenvolvimento anormal e a retina se solta, levando à cegueira. 

Outras causas de descolamento da retina podem incluir:

  • Lesões faciais ou oculares
  • Diabetes, levando à formação de catarata
  • Tumores
  • Infecções virais ou bacterianas
  • Doença renal 
  • Hipertensão
  • hiperadrenocorticismo
  • Pobre coagulação do sangue
  • Exposição a toxinas
  • Catarata ou cirurgia de catarata 
  • Genética 

Como o descolamento de retina é diagnosticado em shih tzu?

Diagnosticar um descolamento de retina raramente é fácil, e seu veterinário pode encaminhá-lo a um oftalmologista veterinário para uma avaliação especializada. Quando o descolamento de retina é diagnosticado, a causa subjacente deve ser identificada e os seguintes testes diagnósticos podem ser recomendados:

Exame de sangue – Os painéis de química do sangue avaliam a função renal, hepática e pancreática e medem os níveis de açúcar e eletrólitos no sangue.

Um hemograma completo irá rastrear seu animal de estimação para infecção, inflamação e anemia.

Um teste de tireoide determinará se a glândula tireoide do seu shih tzu está produzindo muito pouco hormônio tireoidiano.

Exames de sangue adicionais podem detectar outros distúrbios endócrinos ou possível exposição a toxinas e apontar para possíveis causas.

Teste de doenças infecciosas – Certos patógenos bacterianos e virais podem causar problemas oculares que podem levar ao descolamento da retina. O teste irá variar, com base na causa suspeita.

Pressão arterial — A pressão sanguínea do seu animal de estimação será verificada para garantir que ele esteja na faixa normal e que a hipertensão não esteja contribuindo para o descolamento da retina.

Como o descolamento de retina é tratado em shih tzu?

A maioria dos descolamentos de retina em shih tzu pode ser tratada com sucesso, dependendo da causa, mas descolamentos congênitos e descolamentos associados à degeneração da retina não podem. Descolamentos parciais que surgem após cirurgia intra-ocular ou lágrimas retinianas podem ser tratados cirurgicamente. 

Muitos métodos, incluindo retinopexia a laser, aderência de titânio, gases expansíveis, vitrectomia, óleo de silicone, flambagem escleral e crioretinopexia, podem ser usados ​​para reparar buracos e descolamentos retinianos.  

Além de - ou em vez de - cirurgia, a medicação pode resolver a condição médica subjacente. Para uma infecção ocular, antibióticos sistêmicos são necessários para que a medicação possa atingir estruturas profundas dentro do olho. Se o problema principal for a inflamação, os medicamentos anti-inflamatórios orais podem ajudar. A remoção de fluido atrás da retina pode exigir um diurético. Se a parte frontal do olho estiver infectada ou inflamada, medicamentos tópicos podem ser indicados. 

Geralmente, seu shih tzu que sofre de descolamento de retina pode manter a visão no olho afetado. No entanto, o diagnóstico e o tratamento imediatos são essenciais para um bom prognóstico, portanto, monitore seu cão de perto para garantir que seus olhos permaneçam saudáveis. Ao primeiro sinal de anormalidade ou problema ocular, entre em contato com seu Veterinário .

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato